fbpx Skip to main content

O IPDT – Turismo e Consultoria apresentou ontem – 9 de dezembro- a nova Estratégia para o Turismo de Coruche, intitulada “Diferenciar Coruche 2021-2026”. A Estratégia foi apresentada numa sessão pública que decorreu no Observatório do Sobreiro e da Cortiça e que contou com a presença de Pedro Pires Dias, vice-presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche, Susana Cruz, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Coruche e Mónica Montenegro e Daniel Costa, do IPDT. 

A Estratégia Diferenciar Coruche teve como ponto de partida a preparação do destino para os novos desafios pós-pandemia, de forma a potenciar os recursos existentes no território e assegurar que o destino se desenvolve de forma sustentável; estrutura e cria produto turístico; atrai investimento; comunica de forma consequente e envolve sempre a comunidade nos processos de decisão. 

O documento estratégico propõe que o turismo contribua ativamente para o desenvolvimento territorial, com impactos efetivos a nível económico, social, cultural e ambiental, como aumentar o volume de negócios das empresas locais; aumentar a oferta de emprego; fixar e atrair novos residentes; aumentar a notoriedade das tradições coruchenses; preservar os ambientes naturais do território, entre outros elementos identificados. 

O Município pretende ainda que o sucesso do turismo seja medido pelo impacto positivo percebido pela comunidade local e pelos agentes turísticos, definindo, para o efeito, metas que focam o nível de satisfação e a opinião de residentes e empresários.  

Diferenciar Coruche é um objetivo assumido pelo Município, que irá apostar em 12 ativos estratégicos pelos quais o destino apresenta características diferenciadoras e competitivas no mercado, de forma a criar uma experiência exclusiva para todos os que visitam Coruche, nomeadamente: 

  • A maior área de Montado de Sobro em Portugal; 
  • Uma paisagem marcada pela agricultura e pela presença da vida animal;  
  • Um rio com História e contemporaneidade; 
  • Pistas de pesca de referência internacional; 
  • Uma das mais extensas redes de percursos de Gravel em Portugal; 
  • Atividade privada de animação turística de alto valor acrescentado; 
  • Percursos pedestres que combinam paisagem e cultura; 
  • Uma herança tauromáquica de elevada riqueza; 
  • Localidades vivas com História, património e tradições preservadas;  
  • Gastronomia tradicional e vinhos com toque pessoal; 
  • Eventos que marcam a agenda regional/nacional; 
  • Infraestruturas de receção para autocaravanistas.   

De acordo com Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal, “a Estratégia para o Turismo é uma aposta na dinamização do território, tendo o turismo como uma peça importante para a economia do concelho”.  

Mónica Montenegro salientou “um território recheado de potencialidades turísticas, integrado num país e numa região, em que todas as atividades são diferenciadoras e que não se encontram em outro local de Portugal. “Diferenciar Coruche” é um processo que requer o envolvimento de todos – público e privado – para que, em conjunto, seja possível estruturar produto e comunica-lo, de forma segmentada, junto de públicos-alvo que possam acrescentar valor ao destino”.  

Estratégia para o Turismo 2021-2026 – Diferenciar Coruche está disponível para consulta em: www.visitcoruche.com/diferenciar-coruche. 

>