O município de Albufeira, com a colaboração do IPDT, encontra-se a desenvolver uma estratégia para o turismo. Os objetivos focam-se, essencialmente, na renovação da notoriedade do destino Albufeira, na mitigação da sazonalidade, na distribuição dos fluxos turísticos no tempo e no espaço, na sustentabilidade da comunidade e na monitorização.
O processo iniciou-se com visitas ao território e com uma sessão de apresentação ao trade e associações do setor.
Esta sessão, em formato de workshop, realizada no dia 18 de maio, no auditório da AHETA (Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), teve como objetivo apresentar as premissas, os objetivos e a metodologia do projeto e, ainda, recolher contributos sobre os desafios e oportunidades da atividade turística no município, no enquadramento da dinâmica da Região do Algarve. A sessão contou com a presença de José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Hélder Martins, Presidente da AHETA, Desidério Silva, Presidente da APAL, e dos vários agentes económicos públicos e privados do município.
A Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas para Albufeira assenta numa metodologia participativa, em que a cooperação e o envolvimento de todos – agentes económicos, associações e residentes – são essenciais para o sucesso do processo.