Seminário de Abertura conta com a presença de especialistas internacionais, da Secretária de Estado do Turismo e do Presidente do Turismo de Portugal
Depois do sucesso do ano passado, o Turismo de Portugal e o IPDT lançam agora a 2.ª edição do programa ALA+T – Qualificar para o Turismo, um reconhecimento da aposta do Governo na contínua promoção da capacitação dos profissionais do setor. O Seminário de Abertura decorre no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 19 de setembro, a partir das 9:30, com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho e de Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.
Qualificar profissionais e criar uma rede de trabalho em turismo são os principais objetivos do ALA+T. O programa decorre entre setembro 2019 e fevereiro 2020, num total de mais de 65 horas de contacto entre executivos, técnicos superiores dos municípios e entidades intermunicipais e quadros dirigentes do Turismo de Portugal.
Os painéis que compõem o Seminário de Abertura são ser orientados por especialistas nacionais e internacionais de renome, como John Bowen (Universidade de Houston), Nico Mulder (IAmsterdam) e Caroline Couret (Creative Tourism Network).
Entre outubro e novembro vão decorrer as Master Classes temáticas, orientadas pelos quadros dirigentes do Turismo de Portugal.
Recorde-se que o turismo é um dos principais ativos do país, enquanto dinamizador do desenvolvimento económico, social e cultural dos territórios. Atento a este potencial, o Governo tem promovido iniciativas que possibilitem a construção de destinos mais atrativos para quem visita e reside.
O programa ALA+T permitirá criar uma rede de técnicos especializados em turismo para promover o desenvolvimento turístico das zonas com menos tradição em termos de atividade turística, alargando cada vez mais o turismo a todo o território, um dos objetivos da Estratégia Turismo 2027.
A primeira edição do ALA+T decorreu entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019, com 160 participantes que se organizaram em grupos de trabalho para apresentar projetos de desenvolvimento para os respetivos territórios. Destes, três foram escolhidos para ser apoiados pelo Turismo de Portugal, com um total de 700 mil euros.
Mais informações em:
URL: www.alaturismo.pt | E-mail: geral@alaturismo.pt