A Região Autónoma da Madeira recebeu o nível Prata da Earthcheck, e foi reconhecida como destino turístico sustentável, num processo que contou com a assessoria do IPDT.
O processo de certificação foi desenvolvido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira e assessorado pelo IPDT. A Earthcheck, entidade acreditada pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC) para certificar destinos turísticos, foi responsável pela atribuição da certificação.
O contributo de vários intervenientes locais, que integram a Estrutura de Gestão de Sustentabilidade do Destino, e um conjunto alargado de entidades, nomeadamente direções regionais, institutos, representantes das autarquias, entidades públicas, associativas ou privadas, e ainda, organizações não-governamentais foram muito importantes para a obtenção deste galardão.
O processo incluiu a recolha de dados e evidências para responder aos requisitos da EarthCheck. Em dezembro de 2022, concretizou-se a auditoria ao destino, que culminou com a atribuição do selo prata.
Qual a importância do processo de certificação para o destino?
A Madeira é um território de beleza natural e cultural ímpar, premiado e reconhecido internacionalmente. Os projetos e iniciativas desenvolvidas, nos últimos anos, revelam um grande enfoque nos princípios de desenvolvimento sustentável, comprovando uma preocupação acrescida em proteger e preservar o território e o seu legado, a par de uma aposta bem-sucedida ao nível da promoção e inovação.
A certificação do destino vem reconhecer e validar todo o trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas, na defesa de um território mais sustentável a nível ambiental, cultural, social e económico.
Qual o próximo passo?
A Madeira poderá receber um nível superior de certificação da EarthCheck: o Ouro, dentro de cinco anos. Para isso necessita de continuar o trabalho de proteção dos seus recursos, através das dinâmicas turísticas, envolvendo toda a comunidade local.