fbpx Skip to main content

A Região Autónoma da Madeira alcançou o segundo nível Prata da EarthCheck enquanto Destino Turístico Sustentável, num processo que contou com a assessoria do IPDT.

Após ter recebido o primeiro nível Prata, em 2023, o destino cumpriu, mais uma vez, com os critérios da EarthCheck, líder mundial em processos de certificação, cientificamente fundamentados e auditados de forma independente, no setor do turismo.

Este reconhecimento corrobora o elevado compromisso da Região em prol da sustentabilidade, e valida todo o trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas, na defesa e preservação do seu património natural e cultural.

O processo de certificação, desenvolvido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Madeira e assessorado pelo IPDT, conta com a participação ativa de vários intervenientes locais que integram a Estrutura de Gestão de Sustentabilidade do Destino e um conjunto alargado de entidades, nomeadamente direções regionais, autarquias, entidades públicas, associações e organizações não-governamentais que são fundamentais para a obtenção desta certificação.

A Região continua a trabalhar na proteção dos seus recursos, através das dinâmicas ambientais, culturais, económicas e sociais, envolvendo a comunidade local em todo o processo. O objetivo da Madeira é alcançar, em 2027, o nível Ouro da EarthCheck.

 

O IPDT assessora, ainda, os processos de Certificação como Destino Turístico Sustentável pela EarthCheck, da Região Autónoma dos Açores que alcançou, em 2023, o nível IV, Melgaço que, possui o nível III, e Guimarães, que se encontra na fase inicial do processo.

>