Melgaço é um daqueles lugares que ficam guardados na memória. Pelas paisagens, pelas gentes de alma e coração, pelos sabores genuínos e pelas experiências inesquecíveis que proporcionam aos visitantes.
Numa viagem de duas noites ao destino, integrada na presstrip do evento Pegada Zero, ficamos a conhecer um verdadeiro tesouro escondido, com atrativos que nem podíamos imaginar.
Em dois dias pudemos conhecer boa parte da oferta do destino, começando com uma receção por parte do Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, que mostrou o melhor da cultura tradicional da região e nos brindou com uma energia fantástica, desde os mais jovens aos mais velhos.
O primeiro dia começou bem cedo e tivemos oportunidade de experimentar canyoning, aquele que é um dos principais atrativos de Melgaço, com a Montes de Laboreiro, numa aventura ao longo do rio Varziela, superando diferentes obstáculos, incluindo rappel e saltos para a água. Uma atividade que, apesar de desafiante, pode ser feita em família, com crianças a partir dos 6 anos.
O pack de aventura ficou completo com as experiências de rafting, hidrospeed, canoagem, paddle e salto pendular no Rio Minho, com a Melgaço Radical e a Melgaço WhiteWater, em parceria com o IPVC ESDL – Escola Superior de Desporto e Lazer, que tem um mestrado em Desporto de Natureza, e do Complexo Desportivo de Melgaço, que dá apoio à realização de todas estas atividades.
No entanto, nem só de adrenalina vive o destino e as Termas de Melgaço são prova disso. Jardins românticos, um balneário com um vasto leque de tratamentos à base das águas termais e uma buvete que maravilha qualquer visitante. Um local de visita obrigatória!
Saborear a Gastronomia e provar o Alvarinho
Conhecer o melhor da gastronomia local, dos usos e costumes que conferem aos produtos caraterísticas de sabor requintado, não podia ficar de fora do programa. O cabrito assado no forno foi uma das iguarias eleitas, saboreada no restaurante Miradouro do Castelo, em Castro Laboreiro, espaço que nos fez sentir no meio da natureza, num ambiente moderno e acolhedor.
O tradicional bacalhau e o naco de vitela, servidos na Tasquinha da Portela, em Paderne completaram o menu, numa atmosfera familiar, com decoração rústica e comida caseira.
Os vigorosos vinhos da casta Alvarinho, da sub-região Monção e Melgaço, acompanharam na perfeição todos momentos gastronómicos, com destaque para a prova de vinhos na Quinta de Soalheiro, que comemora este ano 40 anos. É aqui que nascem alguns dos melhores vinhos que a região produz, harmonizados com o fumeiro de porco bísaro da Quinta de Folga.
Conhecer a História e as experiências
Melgaço possui um inigualável património histórico. Terra de fronteira, é ainda muito rica em tradições, história, estórias, lendas, testemunhos de vivências passadas e experiências únicas.
Por isso, o programa contemplou uma subida ao Castelo de Castro Laboreiro, na companhia da Just Natur, com apreciação da flora local e das suas múltiplas finalidades, desde chás a bolachas, queijos e doces, numa interessante experiência cultural e sensorial.
No entanto, as experiências mais singulares estavam guardadas para o final. As abelhas Buckfast do Paulo são insetos tranquilos, e quem se atrever a segurá-los nas mãos, terá a experiência única de sentir as suas pequenas patas sobre a pele, sem ser picado. A visita também incluiu uma prova de mel, diretamente do favo, e ainda bucho doce, especialidade melgacense.
No lote das experiências ímpares não podia faltar a queijaria Prados de Melgaço, que além de produzir um queijo de referência, ainda trata as cabras de forma peculiar: os animais passam o dia a serem massajados ao som de música clássica. São cabras felizes, que produzem leite da melhor qualidade, e que gostam de receber visitas.
A esta extensa lista de atrativos, Melgaço acrescentou agora mais um: tornou-se um destino turístico sustentável certificado, ao receber o grau prata da certificação Earthcheck, numa avaliação que segue os padrões internacionais do Global Sustainable Tourism Council.
Para assinalar este marco importante, fomos convidados a inaugurar o Melgaço Sustainable Wood of Fame, com a plantação de 4 espécies autóctones e foi um dos momentos mais simbólicos desta experiência. Neste espaço os visitantes vão poder contribuir com a sua pegada positiva para o desenvolvimento sustentável. A nossa já lá está!
Melgaço é uma verdadeira caixinha de surpresas, com programas para famílias, jovens, seniores e até viajantes a solo. Em dois dias não tivemos oportunidade para conhecer todo o território, mas trouxemos para casa momentos memoráveis e a simpatia das pessoas, que deixam sempre muita vontade de regressar.
IMAGENS – Município de Melgaço