fbpx Skip to main content

Ponta do Sol, Manteigas, Sardoal e Mondim de Basto completam o TOP 5 do Índice de sucesso dos destinos turísticos nacionais.

O índice de sucesso dos destinos turísticos nacionais, desenvolvido pelo IPDT, foi publicamente apresentado na IPDT Tourism Conference’23, que decorreu no dia 23 de fevereiro no Hotel Solverde Spa & Wellness Center. A apresentação deste novo modelo de avaliação do sucesso dos destinos – que integra indicadores das dimensões social e ambiental, para além das habituais métricas económicas e financeiras – foi um dos momentos altos do evento.

O índice analisa 17 indicadores, que vão desde os consumos de energia e de água, emissões de gases de efeito de estufa, passando pela criminalidade, igualdade de género, intensidade e densidade turística, taxa de sazonalidade, VAB do alojamento e restauração, certificação do destino, entre outros. Baseia-se em dados de 2021, disponibilizados pelo INE, PORDATA e websites de algumas Direções Gerais, para cada um dos 308 municípios nacionais.

O índice revela que Melgaço, Ponta do Sol, Manteigas, Sardoal e Mondim de Basto são os 5 destinos turísticos de maior sucesso em Portugal.

Recursos humanos e sustentabilidade são prioridade para o turismo em 2023
A IPDT Tourism Conference’23 deu também a conhecer as prioridades da “Agenda para o Turismo 2023”. Os recursos humanos e a valorização dos empregos do setor encabeçam a agenda, com 24,5 por cento das respostas, seguindo-se temas como sustentabilidade (16,8 %), planeamento e estruturação da oferta (14,3 %), qualidade, inovação e digitalização (10,2 %) e comunicação e promoção (9,2 %).

O evento, que pode ser revisto no Canal de Youtube do IPDT, reuniu um conjunto de especialistas nacionais e internacionais do setor. Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Vincent Nijs, do Visit Flanders, Natalia Bayona, da Organização Mundial do Turismo, foram alguns dos participantes no fórum, que contou com o alto patrocínio do Grupo Solverde e conta já conta com 17 edições.

DOWNLOAD DO ÍNDICE
>