was successfully added to your cart.

Carrinho

Esta, que é primeira distinção na caminhada rumo à certificação, contou com a coordenação do IPDT – Turismo e Consultoria. 

Melgaço recebeu o selo de bronze da Earthcheck – órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC) para certificar destinos turísticos. O processo, que foi coordenado pelo IPDT – Turismo e Consultoria, teve início em 2017 com a definição da estratégia para o turismo do destino. Desde então tem vindo a envolver parceiros e agentes locais em várias iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável do território. 

A criação da DMO, em 2021, foi o primeiro passo oficial rumo à certificação. Esta é a entidade responsável pela gestão da sustentabilidade do destino. 

A DMO definiu, em colaboração com os parceiros locais, a Política de Gestão da Sustentabilidade de Melgaço, que veio materializar as diretrizes estratégicas para a sustentabilidade do destino e definir os compromissos que se pretendem atingir. 

Posteriormente foi realizado o “Benchmark”, processo em que foi recolhido (e comparado com outros destinos internacionais) um conjunto de indicadores de Melgaço nos domínios da energia, água, resíduos, biodiversidade, emissões de gases com efeito de estufa, economia, sociedade e cultura. Esta análise evidenciou um excelente posicionamento do destino quanto à sustentabilidade, em termos comparativos: 

  • Melgaço é território com saldo carbónico negativo 
  • Produz 15 vezes mais eletricidade renovável nas eólicas face ao que consome 
  • Absorve cerca de 7 vezes mais CO2 do que aquele que produz 
  • Excelentes resultados (best practice) ao nível das emissões de gases com efeito de estufa, do consumo de água potável e dos resíduos sólidos enviados para aterro, entre muitos outros. 

Desde a sua criação a DMO tem realizado encontros com todos os parceiros envolvidos, e em parceria com estes desenvolveu a Avaliação de Riscos e o Plano de Ação. O próximo passo é a auditoria ao destino, realizada por atores externos e independentes, que decorre nos dias 14 e 15 de dezembro de 2021, podendo Melgaço atingir a certificação “Silver”. 

No prazo de 5 anos, Melgaço poderá receber um nível superior de certificação: o “Gold”. Para tal necessita de continuar o trabalho de proteção dos seus recursos, através das dinâmicas turísticas, envolvendo toda a comunidade local. 

>