fbpx Skip to main content

O município de Melgaço alcançou, em 2024, o nível III do selo Prata da EarthCheck como Destino Turístico Sustentável, processo de certificação que conta com a assessoria do IPDT.

Em 2021, Melgaço iniciou o seu caminho no rumo à sustentabilidade, enquanto destino turístico sustentável certificado, desenvolvendo e implementando as medidas que se impõem para responder às exigências de certificação da Earthcheck e da União Europeia.

Melgaço voltou a ser destacado, pela EarthCheck, pelo seu excelente desempenho em diversos indicadores, tais como a emissão de gases com efeito estufa que, em 2022, reduziu 10% face ao resultado do ano anterior, e oconsumo de água potável, que se encontra abaixo da média mundial.

O processo de certificação, é um trabalho contínuo, que conta com a participação ativa dos residentes – agentes económicos e comunidade local. Melgaço continua a trabalhar na proteção e preservação dos recursos e a dar as respetivas respostas que se exigem.

O objetivo, é alcançar, em 2026, o nível ouro da certificação EarthCheck, marco que assinala 5 anos de processo e de resultados positivos nos indicadores estabelecidos pela norma de certificação. 

>