Skip to main content

Foi no âmbito de uma ação de team building do IPDT que surgiu a oportunidade de conhecer o Museu Futebol Clube do Porto, que em conjunto com o Estádio do Dragão, foram distinguidos com um prémio além-fronteiras: o de Melhor Atração Internacional. Também participamos nos Porto Exit Games do Estádio do Dragão e ambas as experiências foram incríveis. Neste artigo contamos tudo!

O Museu Futebol Clube do Porto e o Estádio do Dragão foram os Global Winners na categoria Melhor Atração dos Tiqets Remarkable Venue Awards de 2022, uma organização da plataforma Tiqets. Nesta perspetiva, e como alguns elementos da equipa ainda não conheciam o espaço, pareceu-nos o momento e o local indicados para realizar uma sessão de team building.

O que esperar da visita?

O Museu Futebol Clube do Porto é hoje uma das grandes referências culturais do Porto e a sua abrangência vai muito além da história desportiva do Futebol Clube do Porto. Aquilo com que nos deparamos ao longo da visita foi uma narrativa de factos e memórias da cidade, do Norte e de Portugal. Sem dúvida que é um espaço acessível a todos os públicos, afetos ou não ao clube, e que estejam interessados ou não no fenómeno desportivo.

O Museu oferece uma narrativa de quase 130 anos de história, e exibe uma seleção de mais de 200 troféus e vídeos. Tivemos oportunidade de viver uma experiência sensitiva, de sons, cores, luzes, e, acima de tudo, muita emoção, presente em cada uma das 27 áreas temáticas que integram o museu. Podemos assegurar que é dos espaços museológicos mais interativos, e tecnologicamente evoluídos, que já visitámos.

Para além da visita ao museu, é possível realizar uma visita ao estádio (exceto em dias de jogo, véspera de jogo da UEFA ou em dias de grandes eventos no relvado). Esta visita revela espaços icónicos como o camarote presidencial, o balneário visitante ou o acesso ao relvado e ao banco de suplentes do FC Porto.

O Tour FC Porto Museu + Estádio é uma experiência incrível, não só para estreantes como para quem já conhece o espaço. Há sempre uma coisa nova para ver ou área a explorar. A nossa visita durou quase duas horas, mas, facilmente, poderia durar 3 ou 4, tal é a multiplicidade de interações que nos são propostas.

Escapar de uma sala totalmente às escuras? Nós conseguimos e foi muito divertido!

Porque a curiosidade faz parte do no nosso ADN, também quisemos experimentar os recentemente inaugurados Porto Exit Games do Dragão. À escolha tínhamos duas opções: O Dark Cube, onde tínhamos de conseguir escapar, superando desafios, na mais absoluta escuridão; e o Cyber Cube, um cubo cibernético com uma das inteligências artificiais mais avançadas do mundo. Escolhemos o Dark Cube, e não podia ter sido mais divertido. Como éramos muitos, dividimo-nos em duas equipas e ocupamos as duas salas, em modo batalha. O desafio arrancou muitas gargalhadas e proporcionou-nos agradáveis momentos em equipa. Voltaremos em breve para fazer o desafio do Cyber Cube, que nos deixou muito curiosos.

Para quem ainda não conhece estes espaços, recomendamos que experimentem. A visita vale muito a pena, quer seja em contexto corporativo, quer pessoal.

O que mais gostamos na visita?

Na verdade, gostamos de tudo! Trata-se de uma experiência única e muito bem conseguida, que veio implementar novas dinâmicas sociais, culturais e turísticas na área oriental do Porto, o que, por si só, já é um feito notável.

Embora toda a experiência tenha sido muito enriquecedora, parece-nos justo distinguir o que mais nos marcou ao longo da visita ao Museu: a capacidade de provocar emoções no visitante. Um pulsar que se evidencia na relação umbilical que o clube mantém com a cidade, onde as histórias se fundem, numa narrativa genuína e muito especial. Não percam!

>