Skip to main content

Olhão é um município da região sul do Algarve que se destaca pelos seus atributos e qualidades únicas, e durante todo o ano atraí turistas vindos de todos os cantos do planeta. 

Descubra neste artigo algumas das mais maravilhosas experiências para viver e desfrutar durante a sua estadia em Olhão. 

Sabia que: foi em Olhão que se iniciou a expulsão das tropas napoleónicas do território algarvio, por parte da população? 

Ilha da Armona

Cercada por águas cristalinas, areias douradas e uma vegetação luxuriante, a Ilha da Armona é, sem dúvida, um refúgio sublime. 

O acesso à ilha Armona é feito através de barco. Ao chegar, será recebido por uma atmosfera paradisíaca, ideal para caminhadas, banhos de sol e mergulhos nas águas calmas e reconfortantes do oceano Atlântico. 

Aproveite para conhecer: 

  • A Praia da Fuseta (ou Ilha da Fuseta);
  • A Praia da Barra Nova (ou Praia da Barra da Fuseta); 
  • A Praia da Armona-Ria;  
  • A Praia da Armona-Mar. 

Consulte os horários dos barcos que dão acesso à ilha aqui 

Ilha da Armona | IPDT-Turismo

Ilha da Culatra 

Situada no Parque Natural da Ria Formosa, a Ilha da Culatra é um local ideal para apreciar momentos inesquecíveis e relaxantes. 

As praias da Ilha da Culatra são amplamente reconhecidas pelas areias brancas e pelas águas azuis cristalinas que o convidam a deliciar-se em momentos de comunhão plena com a natureza.  

O acesso até à Ilha da Culatra é realizado por uma agradável travessia de barco, adicionando mais charme à sua experiência. 

Consulte os horários dos barcos que dão acesso à ilha aqui. 

Ilha da Culatra | IPDT-Turismo

Passear pela Ria Formosa

Composto por canais, ilhas, sapais e bancos de areia, dando vida a uma paisagem única, a Ria Formosa é um ponto de imperdível para incluir na sua visita a Olhão. 

A Ria Formosa abrange áreas protegidas que são santuário de diversas aves migratórias, tornando-se um excelente local para a observação da vida selvagem. Além disso, as suas praias e dunas são dignas de destaque e têm, cada vez mais, cativado a atenção daqueles que desejam desligar-se do ruído urbano e conectar-se com a melodia da natureza. 

Sabia que: a Ria Formosa foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal? 

Ria Formosa | IPDT-Turismo

Ecovia do litoral algarvio

A Ecovia do litoral algarvio do troço de Olhão possuí uma extensão 3,3 km que se estende desde o mercado Municipal até aos limites do concelho. 

Ao longo do percurso será envolvido pelas imagens mais pitorescas e pelos sensacionais aromas provenientes das salinas da ria Formosa. 

Ecovia Litoral da Ria Formosa | IPDT-Turismo

Gastronomia local 

A gastronomia olhanense é repleta de aromas e sabores irresistíveis, destacando-se os deliciosos pratos de peixe e de marisco. O polvo é uma verdadeira especialidade, e não é à toa que Olhão é conhecido como a capital deste saboroso tesouro do mar. Preparado com coentros, alhos e azeite, realça a frescura dos produtos locais, proporcionando uma experiência gastronómica única.   

Além do polvo, não deixe de provar o Litão à moda de Olhão e o Xarém com conquilhas, este último reconhecido como um dos 21 finalistas das 7 Maravilhas gastronómicas de Portugal.  

Para além dos peixes e mariscos, os doces de Olhão são de chorar por mais, como é o caso do Folar de Olhão e todas as combinações criadas em torno deste doce.  

Sabia que: em 2019 o Folar de Olhão ganhou o concurso das 7 Maravilhas Doces de Portugal? 

Aproveite para se deliciar com uma apetitosa refeição num destes restaurantes:  

Conheça algumas das melhores confeitarias onde pode provar o Folar de Olhão: 

Folar de Olhão | IPDT-Turismo

Jardim do Pescador Olhanense

O Jardim do Pescador Olhanense está localizado na Avenida 5 de Outubro, junto ao Mercado Municipal, desde 1984.  

É um jardim com um amplo areal e uma zona relvada exuberantemente decorada por árvores de grande porte e por palmeiras majestosas, concedendo um ambiente pacifico e de escape urbano. 

A localização privilegiada do Jardim do Pescador oferece uma vista espetacular para a marina, onde poderá assistir de forma relaxada aos finais de tarde, sentado num banco de jardim, revestido por azulejos que narram acontecimentos históricos, vividos no município de Olhão.  

Sabia que:  é neste lugar que se realizam eventos de grande dimensão como: 

Jardim do Pescador | IPDT-Turismo

Salinas de Olhão 

Ir a Olhão e não ver as salinas, é como “ir a Roma e não ver o papa”.   

Ao longo do Parque natural da Ria formosa, poderá será cumprimentado por cenários únicos e maravilhosos proporcionados pelas salinas.   

Formadas por uma série de piscinas retangulares rasas, é nas salinas que as águas do mar repousam e são cuidadosamente tratadas e evaporadas pelo sol, deixando para trás cristais de sal branco cintilantes. 

Dica: Explore este magnífico cenário salgado e aprenda o processo da produção de sal, uma tradição dos tempos de outrora. 

 

Salinas de Olhão | IPDT-Turismo
>