O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma joia natural de beleza intocada no extremo Noroeste de Portugal. A sua área geográfica inclui 70 mil hectares, distribuídos por montanhas, serras, rios, cascatas, poços e miradouros, que fazem da Peneda-Gerês um dos parques mais requisitados durante as 4 estações anuais.
Fique connosco e descubra o que fazer, conhecer e explorar durante a sua visita pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Sabia que: o Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO?
Explore o miradouro da Pedra Bela
O miradouro da Pedra Bela localiza-se a 829 metros de altura e proporciona uma das vistas mais espetaculares do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Ao chegar ao miradouro da Pedra Bela será brindado por uma paisagem sensacional, para o rio Cávado, que serpenteia entre as montanhas e a serras do Parque Nacional. Se olhar para o norte poderá observar um cenário florestal, onde a beleza dos pinheiros e as rochas graníticas moldam a paisagem. A sul poderá observar um pano de fundo de tons azuis, oriundos da albufeira da Caniçada, sustentada pelas águas do rio Cávado.
Sugestão: A caminho do miradouro da Pedra Bela existe uma área equipada para fazer piqueniques. Pode ser um programa interessante para fazer em família.
Relaxe na Cascata da Portela do Homem
A Cascata da Portela do Homem situa-se a 50 metros da estrada nacional 308-1. É um local fantástico para relaxar, meditar e saborear de momentos em comunhão com a natureza, enquanto se deixa repousar nas águas verde-esmeralda que dão vida ao local.
Dica: O trajeto até à cascata da Portela do Homem pode ser um bocado desafiante pela falta de acessibilidades. Desta forma, aconselhamos que utilize calçado apropriado e confortável, para prevenir lesões ou acidentes.
Além disso, devido à inexistência de áreas de restauração nas proximidades, recomendamos que leve consigo alguns mantimentos para passar o dia.
Informação: para ter acesso à cascata irá ser cobrado o valor de 1,5€.
Conheça o Santuário de São Bento da Porta Aberta
O Santuário de São Bento da Porta Aberta encontra-se na freguesia de Rio Caldo, logo à face da estrada.
Decorado com esculturas e retratos alusivos a passagens bíblicas, o local é de grande comunhão espiritual, com a presença de muitos peregrinos que acorrem ao santuário para cumprir as suas promessas.
Sabia que: o Santuário de São Bento da Porta Aberta é o segundo maior do país? É um santuário que anualmente recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas.
Percorra o Passadiço de Sistelo
Harmonioso, cénico e pitoresco. É assim o trilho do passadiço de Sistelo visto pelos amantes da natureza que se integra no território da aldeia Sistelo, também conhecida como o “Tibete de Portugal”.
O passadiço de Sistelo possui uma distância de 2km, na companhia das águas azuis do rio Vez e das cores exuberantes da vegetação, dando palco aos cenários mais puros e belos da natureza.
Dica: prolongue o trajeto através da ecovia do Vez, onde poderá conhecer os bosques, as pontes medievais, os espigueiros e as paisagens mais belas
Conheça a aldeia de Lindoso
A aldeia de Lindoso entra na lista das aldeias mais bonitas do Parque Nacional da Penada-Gerês.
Ao chegar à aldeia irá ficar impressionado pela beleza da arquitetura das casas construídas em granito e xisto , que lhe conferem um charme rústico. Já para não falar da pluralidade de paisagens bucólicas oferecidas por este destino, tornando-o num verdadeiro paraíso paisagístico e patrimonial.
Quando chegar ao Lindoso, aproveite para conhecer:
- A Porta de Lindoso;
- Castelo de Lindoso;
- Os Espigueiros de Lindoso;
- Fonte da Tornada;
- Poço da Gola;
- Serra Amarela
Sabia que: segundo reza a lenda, o nome da aldeia de Lindoso foi dada pelo rei D. Dinis?
Além disso, a aldeia de Lindoso agrega o maior número de espigueiros de toda a península Ibérica. São cerca de 60 espigueiros, com 4 séculos de história.
Explore Castro Laboreiro
Castro Laboreiro é um destino que não pode deixar de incluir na sua visita pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A freguesia de Castro Laboreiro é um lugar encantador, composto por um património histórico e cultural que a faz sobressair no município de Melgaço “O Destino mais Radical e Sustentável de Portugal”.
São tantos os motivos para querer conhecer este belo local que enumeramos os que não pode perder:
- Raça canina Castro Laboreiro;
- O núcleo museológico;
- O castelo de Castro Laboreiro;
- A lenda “viúvas dos vivos” – uma lenda associada ao traje castrejo vestido pelas mulheres, quando os maridos emigravam;
- As diversas paisagens em cada estação do ano
Faça o trilho das 7 Lagoas
O Trilho das 7 Lagoas constitui um dos percursos mais belos do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O trilho inicia-se na igreja da aldeia de Xertelo, em Montalegre, e possui uma distância de 12 quilómetros, ao longo dos quais irá encontrar poços, cascatas, campos florestais e demais elementos naturais que merecem ser explorados por si!
Dica: estacione o carro no parque junto ao Bar das 7 Lagoas e dirija-se até à igreja da aldeia de Xertelo.
Durante o percurso leve consigo:
- Uma mochila confortável
- Comida e bebida, pois durante o trilho não existem restaurantes ou cafés
- Calçado apropriado para caminhadas de montanha
- Protetor solar, óculos, chapéu e uma toalha
- A máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos
Vila do Gerês
Localizado no concelho de Terras de Bouro, a Vila do Gerês é um lugar que reúne grande parte das atrações turísticas e as melhores comodidades para passar uma ou algumas noites, durante a sua visita pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Conheça:
Relaxe nos Baños – Torneiros (Termas de Lobios)
Situado em Espanha, dentro da vila de Torneiros, as termas de Lobios são gratuitas e convidam-no a relaxar, a saborear e a curar alguns dos males numa piscina a céu de água quente em céu aberto. É uma piscina fabulosa para ser visitada independentemente das condições meteorológicas.
As águas termais bicarbonatadas, sódicas e cloretadas possuem propriedades benéficas para a cura de doenças como o reumatismo e doenças da pele, como é o caso das assaduras nos bebés.
Dica: caso prefira refrescar-se com alguns mergulhos e repousar nas águas límpidas, aproveite para conhecer o rio que fica mesmo ao lado das piscinas de água quente.
Gostou deste artigo? Já se sente motivado para explorar os encantos do Parque Nacional da Peneda-Gerês? Se sim, aproveite para conhecer, dentro da área territorial do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o município de Melgaço – “o destino de natureza mais radical de Portugal”.
Descubra os 5 motivos para fazer uma escapadinha a Melgaço.