Património Cultural Imaterial
O património cultural representa uma das mais importantes dimensões identitárias de um território e das suas gentes, devendo a sua preservação e valorização ser uma ação prioritária para todos os destinos e comunidades.
O IPDT assessora a candidatura enquadrada em dois mecanismos de salvaguarda.
Pessoas
Valoriza e prestigia o saber-fazer das comunidades
Autenticidade
Expressa as artes e o saber-fazer de base tradicional, local, regional ou nacional.
Identidade
É uma manifestação identitária da comunidade e do território
Equilibrio
Assegura o equilíbrio entre o turismo e a cultura, garantindo que a manifestação não se descaracteriza.
História
Tem uma influência no passado e no presente das comunidades
Futuro
É uma manifestação identitária da comunidade e do território
Mecanismos de salvaguarda
1. Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial
A única forma de proteção legal do PCI, juridicamente válida, a nível nacional, consiste na inscrição de uma expressão imaterial no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, processo que deve resultar de um envolvimento ativo das comunidades, dos grupos e dos indivíduos que se constituem como detentores da respetiva manifestação do património cultural imaterial.
Domínios de inscrição:
- Tradições e expressões orais, incluindo a língua como vetor do património cultural imaterial;
- Expressões artísticas e manifestações de carácter performativo;
- Práticas sociais, rituais e eventos festivos;
- Conhecimentos e práticas relacionados com a natureza e o universo;
- Competências no âmbito de processos e técnicas tradicionais.
Como podemos ajudar?
Acessoramos todo o processo de identificação, estudo e documentação com vista à instrução dos pedidos de inventariação.
Quem podemos ajudar?
Associações, municípios, comunidades intermunicipais, ou outros, de acordo com os critérios previstos na legislação nacional, em linha com a Direção Geral de Património Cultural e as Direções Regionais de Cultura.
2. Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade
A nível internacional, e após a manifestação cultural se encontrar no inscrita no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, poder-se-á candidatar à escala internacional – UNESCO – através da Lista Representativa do Património Cultural Imaterial ou da Lista do Património Cultural Imaterial que necessita de Salvaguarda Urgente.
Domínios de inscrição:
- Tradições e expressões orais, incluindo a língua como vetor do património cultural imaterial;
- Artes do espetáculo;
- Práticas sociais, rituais e atos festivos;
- Conhecimentos e usos relacionados com a natureza e o universo;
- Técnicas artesanais tradicionais.
Como podemos ajudar?
Após a inscrição da manifestação cultural no Inventário Nacional, o IPDT assessora o processo de planeamento, investigação e submissão dos pedidos de candidatura, em articulação com a Comissão Nacional da UNESCO, e em cumprimento com os critérios e as diretrizes previstas pela UNESCO.
Como podemos ajudar
Serviços IPDT
Dossiers de Candidatura e Medidas de Salvaguarda
Instrução dos dossiers de candidatura ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial e à Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade. Planeamento e implementação de medidas de salvaguarda que promovam a preservação e a valorização de manifestações culturais, garantindo a sua continuidade para as gerações futuras.
Serviços IPDT
Estruturação de Experiências turísticas
Planeamento e Estruturação de experiências turísticas com base nas manifestações culturais identitárias das comunidades, permitindo ao visitante compreender de forma mais aprofundada a história, as pessoas e a tradição associada, garantindo a manutenção da autenticidade do bem cultural.
Serviços IPDT
Marketing e Comunicação
Comunicar corretamente a manifestação cultural imaterial representa uma das mais eficazes formas de a salvaguardar, devendo a comunicação assegurar a transmissão de uma mensagem que promova a sua história, a sua autenticidade e a singularidade do seu saber-fazer, junto de um público-alvo segmentado que permitirá, também a este, contribuir ativamente para a preservação e valorização do bem cultural.
Serviços IPDT
Gestão dos visitantes e da comunidade
Compreender as necessidades e as expectativas dos visitantes e da comunidade local é crucial para desenhar medidas mais eficazes, em prol da proteção dos bens culturais. Neste âmbito, o IPDT planeia e implementa soluções que permitem dinamizar positivamente a relação entre as comunidades e os visitantes.