fbpx Skip to main content

Considerada uma das mais belas cidades costeiras de Portugal, Peniche é um destino turístico imperdível onde poderá testemunhar uma relação umbilical das suas gentes com o oceano Atlântico.

Conheça, neste artigo, os encantos desta cidade pitoresca, marcada por eventos históricos e uma gastronomia que deixa qualquer um com água na boca!

Arquipélago das Berlengas

Localizado a 15 km da costa oeste da cidade Peniche, o arquipélago das Berlengas é um autêntico paraíso que repousa nas águas salgadas do território português.

Composto por 3 ilhéus (Berlenga Grande, Estelas e Farilhões – Forcados) o arquipélago das Berlengas abriga pequenas praias de areia dourada que se fundem com os vários tons de azul do oceano Atlântico.

No arquipélago é possível vivenciar atividades únicas, em plena harmonia com a natureza, que têm atraído cada vez mais visitantes. O birdwatching, o mergulho e os trilhos são apenas alguns exemplos das atividades que poderá realizar num território com um ecossistema de grande relevância classificado como Reserva Marinha.

Dica: A capacidade da Berlenga Grande é de 550 pessoas. Para agendar a sua visita deverá efetuar um registo prévio na plataforma Berlengaspass.

Praia dos Supertubos

A praia de Medão, também conhecida por Praia dos Supertubos, é bastante requisitada e procurada mundialmente pelos surfistas, tornando-se um autêntico paraíso para os amantes desta modalidade.

A praia dos Supertubos oferece as melhores condições para os que procuram praticar desportos náuticos ao longo de todo o ano. O surf e o bodyboard são as atividades de eleição mas esta praia é também um ótimo local para desfrutar relaxadamente de banhos de sol após alguns mergulhos refrescantes com um cenário envolvente como pano de fundo.

Sabia que: a praia dos Supertubos possuí o melhor pipeline – tubo – da Europa?

Fortaleza de Peniche​

A Fortaleza de Peniche é um testemunho marcante do passado e um lugar de reflexão sobre a história política de Portugal.

A Fortaleza de Peniche foi construída no século XVI, tendo no seu início servido como um sistema defensivo marítimo que se estendia desde a Nazaré até ao município de Mafra. Durante o regime ditatorial do Estado Novo foi transformada em estabelecimento prisional onde foram mantidos opositores ao regime salazarista. Foi a 3 de janeiro de 1960 que aqui ocorreu a mais célebre fuga de presos políticos da história de Portugal.

Atualmente funciona como o Museu Nacional Resistência e Liberdade, um museu que investiga, preserva e revela um olhar sobre a história política durante o período do Estado Novo com base em testemunhos reais dos que lutaram pela democracia.

Dica: aproveite para disfrutar das melhores paisagens panorâmicas da costa de Peniche.

O pitoresco Bairro Visconde​

Considerado um marco colorido de Peniche, o Bairro Visconde é um verdadeiro postal da cidade que merece ser visitado.

Visitar o bairro Visconde é entrar no coração de Peniche. Logo à chegada será recebido pela alegre e sonora atmosfera da comunidade piscatória. As casas pitorescas construídas sobre as falésias, que oferecem uma vista fabulosa para o oceano Atlântico, desenham um cenário encantador.

Dica: aproveite para explorar as áreas comunitárias, como os tanques de lavar roupa, os bancos de madeira e os vários miradouros, para além de vivenciar o dia-a-dia da comunidade permitir-lhe-á observar o mar de diferentes perspetivas.

Gastronomia penichense

A gastronomia de Peniche é uma verdadeira experiência sensorial que reflete a riqueza e a frescura do mar que banha a costa portuguesa. Com uma relação estreita com o mar, Peniche oferece na sua gastronomia uma variedade de peixes e de frutos do mar que são os ingredientes base de saborosos pratos típicos, como a Caldeirada de Peniche, a Sopa de Peixe, a Lagosta Suada e o apetitoso Arroz de Marisco.

Para terminar esta experiência com um toque doce e sofisticado não deixe de provar a doçaria regional penichense. Delicie-se com:

  • Os “Penichenses” ou “Amigos de Peniche” – um pastel feito à base de ovo e amêndoas;
  • As Renda Doce de Peniche – uma bolacha que inspirada nas rendas de bilros;
  • Os “Esses” de Peniche – uma bolacha doce com sabor a amêndoa em forma de “S”;
  • Os Ossinhos de Peniche – um doce de massa folhada polvilhado com açúcar.

Farol do Cabo Carvoeiro

O farol do Cabo Carvoeiro fica localizado no extremo da península de Peniche e é considerado um marco português de grande valor patrimonial. É um dos mais antigos faróis da costa portuguesa.

Com uma torre que chega aos 26,80 metros de altura, a 56,80 metros acima do mar, o farol do Cabo Carvoeiro entrou em funcionamento em 1790 e foi reedificado em 1886.

Dica: aproveite para conhecer o miradouro “Varanda de Pilatos” que está inserido entre as rochas calcárias e que oferece uma vista deslumbrante para o oceano e para o arquipélago da Berlengas.

Se gostou da cultura e sua história de Peniche, convidámo-lo a uma breve leitura do artigo “Estrada Nacional 247, uma roadtrip pelo Litoral Centro”, onde lhe damos a conhecer algumas das melhores experiências nas proximidades desta encantadora cidade.

>