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No universo em que vivemos hoje, as plataformas digitais assumem um papel de grande relevância no nosso quotidiano, seja para pesquisa de informações, inspiração ou até reviews de produtos e serviços.

Quando pensamos em viagens há toda uma logística relacionada com a pesquisa de voos, alojamento, restaurantes, meios de transporte, atividades e experiências no destino, que requerem pesquisa e reserva por parte dos turistas. E se algumas delas devem ser acauteladas com maior antecedência, como acontece com os voos e o alojamento, há outras que, graças ao fácil e rápido acesso às redes sociais, podem ser respondidas quase de imediato, sendo que muitos turistas acabam por ser influenciados e tomar decisões sobre locais e atividades, quando já se encontram no destino.

Tomemos como exemplo o TikTok, uma rede social mais recente orientada para a partilha de conteúdo audiovisual, e que se está a tornar um verdadeiro fenómeno no que toca ao poder de influência sobre turistas e potenciais viajantes.

Suponha que está a planear a sua viagem a Londres, entre no TikTok e pesquise:

  • Locais imperdíveis em Londres
  • Londres dicas
  • London must go places
  • Restaurants in London
  • 3 days in London
  • London Christmas

Outro exemplo, já viajou para Barcelona, mas está a pensar regressar e conhecer os locais mais secretos e menos turísticos, por que não pesquisar:

  • Locais secretos em Barcelona
  • Barcelona restaurantes
  • Exposiciones Barcelona
  • Barcelona hidden places
  • Hidden Bars in Barcelona

Se nunca fez este exercício ficará surpreendido com a quantidade de sugestões que lhe vão ser apresentadas, muitas delas com grande qualidade e precisão, contendo opiniões, sugestões e dicas que poderão fazer parte do seu roteiro de férias.

Nota: se pesquisar em inglês ou na língua materna do destino, a chance de existir um número maior de vídeos é elevada!

As redes sociais são dinâmicas e cada uma destina-se a um tipo de conteúdo diferente, o que permite que o mesmo utilizador publique informações distintas, em vários formatos, em função da plataforma.

Mas não fica por aqui!

Imagine agora que se apaixonou por um qualquer destino no TikTok. Experimente depois ir ao Instagram aprofundar a sua pesquisa, percorrendo as páginas dos restaurantes favoritos que lhe foram sugeridos no TikTok, analisando o ambiente dos espaços, os menus, etc. Verá que a complementaridade de pesquisa entre estas duas redes sociais pode ser bastante positiva para o planeamento da sua viagem.

O algoritmo do Tiktok baseia-se nos gostos e interesses do utilizador e está em constante evolução, logo se pesquisar sobre um destino, esse o algoritmo desenvolve-se para mostrar cada vez mais conteúdo de viagens relacionado com esse destino em específico. Esta super estimulação acaba despertar no turista interesse no destino, levando-o a iniciar pesquisas mais concretas sobre voos, alojamento e as melhores datas para o visitar. Daí à reserva, é só um pequeno passo.

Relativamente a Portugal, atualmente, os destinos mais procurados através de hashtags, tendo como base o Tiktok, são:

  • #Porto – 4,3MM visualizações
  • #Lisboa – 2,4MM visualizações
  • #Madeira – 2.1MM visualizações
  • #Algarve – 595,8M visualizações
  • #Azores – 203,5M visualizações

Este novo método de planear viagens é interessante para o turismo e está a revolucionar o comportamento do consumidor. Atentos a esta tendência, muitos destinos estão a considerar o Tiktok como plataforma de promoção, como já acontece com Malta, Espanha, Londres, Escócia, entre outros.

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