É atualmente um dos mercados mais promissores para Portugal: os turistas norte-americanos foram os campeões do crescimento do turismo em Portugal em 2019.

Newark, Boston, Nova Iorque, Miami e Filadélfia são, de acordo com o Turismo de Portugal, as principais fontes de turistas. Nesta perspetiva, identificamos 5 características deste mercado:

1. Área Metropolitana de Lisboa lidera visitas

No indicador das dormidas, a Área Metropolitana de Lisboa é o principal destino nacional dos turistas americanos (54 por cento), seguido do Norte (15 por cento) e Algarve (11 por cento). Os EUA são o segundo mercado no conjunto da procura externa para os Açores, e o sexto para o Norte, Área Metropolitana de Lisboa e Alentejo.

2. Preferem ficar hospedados em hotéis

Os números são claros. A percentagem de turistas americanos que opta pela hotelaria tradicional é bastante significativa (72 por cento). Muitos elegem também o Alojamento Local (AL) que surge em segundo lugar no ranking da preferência de hospedagem (15 por cento).

3. Meses de verão são os mais atrativos

O sol e as temperaturas altas parecem ser um fator atrativo para os norte-americanos que viajam mais para Portugal entre julho e setembro.

4. Viajam pela cultura

Os turistas norte-americanos não vêm para ficar em resorts. Prova disso é a crescente preferência destes turistas pelo Alojamento Local (AL) e pelas Pousadas, duas modalidades que lhes permitem conhecer património, história e tradições.

5. Gastam, em média, 560 euros por compra

Segundo o INE, gastam, em média, cerca de 560 euros por cada compra. O valor é praticamente o ordenado mínimo da população portuguesa, e constitui um aumento de 11% relativamente a 2017 e 2018.

As receitas de turismo do mercado dos EUA representaram mais de 229 milhões de euros. Como resposta, Portugal duplicou o investimento em promoção turística nos Estados Unidos nos últimos dois anos.

>