was successfully added to your cart.

Carrinho

Euromonitor International divulgou recentemente o Índice de Turismo Sustentável, com o objetivo de estimular os destinos e empresas de viagens a adotarem modelos de turismo mais sustentáveis.  

Foram analisados 99 países, em sete categorias fundamentais em que assenta o turismo sustentávelsustentabilidade ambiental, social e económica, risco/país, procura por turismo sustentável, os transportes e alojamento. 

Os 20 países no topo do ranking do Índice de Turismo Sustentável ​​são Europeus. A Suécia encontra-se no primeiro lugar, seguida pela Finlândia e pela Áustria. No Top 5 encontramos ainda a Estónia e a Noruega. Portugal encontra-se na 20ª posição. Fora dos 20 primeiros estão países como a Nova Zelândia, a Bolívia e o Canadá, apesar de apresentarem um significativo progresso nos setores de transporte e alojamento sustentáveis. 

A sustentabilidade não é um conceito novo no setor das viagens e turismocontudo atualmente apenas 55% dos players implementaram alguma forma de estratégia de sustentabilidade. 

A União Europeia (UE) está focada no fomento da sustentabilidade, através do Pacto Ecológico Europeu, lançado em 2019. A região pretende ser neutra em carbono até 2050 e cumprir as metas do Acordo de Paris até 2030.  

A Escandinávia é um exemplo a seguir, devido ao seu compromisso e consciencialização em relação à sustentabilidade. 65% das empresas turísticas escandinavas já implementaram uma estratégia de sustentabilidade, segundo o inquérito da Euromonitorrealizado em julho de 2020. 

A Suécia é a terra natal do movimento flygskam (voo envergonhado). É um país pioneiro no estudo e avaliação do ciclo de vida, que é fundamental para compreender todos os impactos dos comportamentos dos consumidores e dos padrões de consumo. O país está altamente comprometido com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na preservação do gelo ártico e dos permafrost, de forma a auxiliar a interrupção da mudança climática, com o objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2045. 

Conheça o serviço que o IPDT – Turismo e Consultoria oferece na área da Sustentabilidade em Turismo.

>