Portugal é, por norma, um país muito apreciado por turistas estrangeiros nos meses de verão, devido às praias, ao bom tempo e à gastronomia. Contudo, fora da época alta, Portugal tem marcado presença em inúmeros rankings que o posicionam como destino de eleição para visitar ao longo de todo o ano. Neste artigo vamos identificar alguns exemplos mais recentes.
Com a chegada da nova estação, a DiscoverCars.com elegeu os 15 melhores destinos para escapadinhas de outono, analisando a proximidade ao aeroporto, o custo médio do voo, o custo médio da estadia de 1 semana num hotel, o custo médio do aluguer de um carro, o número de restaurantes acessíveis, entre outras variáveis. Neste ranking Portugal ficou em 2º lugar:
- Barcelona, Espanha
- Lisboa, Portugal
- Berlim, Alemanha
- Budapeste, Hungria
- Gdansk, Polónia
Também a StressFreeCarRental.com elegeu as 10 melhores cidades europeias para visitar numa viagem curta de Outono, sendo o fator de seleção o número de hashtags no Instagram. Portugal apareceu destacado com uma cidade do norte:
- Bath, Inglaterra
- Lyon, França
- Colónia, Alemanha
- Tessalónica, Grécia
- Bergen, Noruega
- Sevilha, Espanha
- Braga, Portugal
- Matera, Itália
- Dundee, Escócia
- Gliwice, Polónia
Recentemente Portugal também foi considerado destino de eleição para viajantes a solo. Na verdade, viajar sozinho é uma tendência em crescimento, principalmente entre mulheres, por ser encarada como uma experiência libertadora e de autodescoberta. A MoneyTransfer.com elaborou um ranking dos melhores países para as mulheres viajarem sozinhas, tendo como base de análise o custo médio de um bilhete de avião, o preço médio de um quarto de hotel, os índices de criminalidade e segurança do destino, o índice de igualdade de género, entre outras variáveis. Neste ranking, Portugal destacou-se em 3º lugar:
- Croácia
- Nova Zelândia
- Portugal
- Suécia
- Japão
Mas não ficamos por aqui, também temos pequenos tesouros escondidos. Na maioria das vezes, quando pensamos viajar, o que nos vem à cabeça são as grandes cidades, com muita movimentação, inúmeras atrações – no fundo, aquelas viagens incríveis, mas cansativas. No entanto, a Europa está repleta de pequenas cidades onde é possível aproveitar para conhecer novos locais e descansar. A Forbes elegeu as 11 pequenas cidades mais bonitas da Europa e, mais uma vez, uma é portuguesa:
- Cesky Krumlov, Chéquia
- Ericeira, Portugal
- Bolsena, Itália
- Salão no Tirol, Áustria
- Ronda, Espanha
Se ainda não conhece este maravilhoso recanto de Portugal à beira-mar, aproveite para ler o nosso artigo do blog sobre os 5 locais imperdíveis na Ericeira.
Atualmente, as redes sociais têm um papel determinante nas escolhas dos turistas. O IPDT, na sua página de Instagram, também tem vindo a elaborar alguns rankings sobre destinos e páginas de destinos. Um deles identifica os destinos europeus com mais seguidores no Instagram e Portugal está no Top5:
- Espanha – Spain – 931 mil
- Itália – Italiait – 898 mil
- Suíça – Myswitzerland – 847 mil
- Noruega – Visitnorway – 819 mil
- Portugal – Visitportugal – 792 mil
- Irlanda – Tourismireland – 740 mil
- Grécia – Visitgreecegr – 676 mil
- Áustria – Visitaustria – 521 mil
- Inglaterra – visitengland – 489 mil
- Croácia – Croatiafulloflife – 461 mil
Muito recentemente, nos World Travel Awards – considerados os Óscares do Turismo – Portugal foi, mais uma vez, eleito o melhor destino turístico da Europa, somando 22 distinções nas mais variadas áreas, tais como:
- Porto, o Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana
- Algarve, o Melhor Destino de Praia da Europa
- Lisboa, o Melhor Destino de Cidade da Europa
- Madeira, o Melhor Destino Insular da Europa
- Passadiços do Paiva, Arouca, a Melhor Atração de Turismo de Aventura
Em suma, Portugal é um destino para ser desfrutado o ano inteiro, oferecendo múltiplas opções para diferentes tipos de viagens, desde praias, cultura, gastronomia, natureza e muito mais. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por parte das autoridades portuguesas, os esforços para promover um turismo sustentável e o reconhecimento em guias de viagem e prémios internacionais, têm contribuído para reforçar e consolidar a posição de Portugal como destino turístico internacional de renome.