Capacitação e valorização dos recursos humanos, a qualificação e diversificação da oferta turística e a eficiência ambiental e adaptação climática dos negócios turísticos lideram a agenda para o futuro do turismo nacional.
O IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo apresenta a Agenda Turística 2025, um documento estratégico que define as principais prioridades para o desenvolvimento do setor ao longo do ano. Com base na análise das tendências globais e no contributo de 176 profissionais e académicos, esta edição reforça a necessidade de medidas concretas para garantir um turismo mais qualificado, diversificado e sustentável.
A capacitação e valorização dos recursos humanos, a qualificação e diversificação da oferta turística e a eficiência ambiental e adaptação climática dos negócios turísticos emergem como os três eixos prioritários para 2025. Estes temas refletem os desafios estruturais e estratégicos que moldarão o futuro do setor, contribuindo para uma maior resiliência e competitividade do turismo nacional.
Prioridade 1: Capacitação e Valorização dos Recursos Humanos
A escassez de mão de obra qualificada e a necessidade de melhorar a atratividade das carreiras turísticas continuam a ser desafios centrais para o setor. Em 2025, esta prioridade reafirma-se no topo da agenda (em 2024, foi identificada com a Prioridade 2) demonstrando a urgência de investir na formação, retenção e valorização dos profissionais do turismo. A Agenda Turística 2025 destaca a urgência de reforçar programas de formação, criar incentivos à fixação de profissionais e elevar a atratividade das carreiras turísticas.
Prioridade 2: Qualificação e Diversificação da Oferta Turística
Depois de em 2024 ter ocupado o 3º lugar da Agenda Turística, em 2025 este tema ascende ao 2º lugar, destacando a necessidade de desenvolver produtos turísticos especializados, como o turismo literário, de natureza, gastronómico e de bem-estar, ajustados às novas tendências de mercado. Paralelamente, a aposta numa estruturação integrada de eventos e produtos reforça a identidade do destino e potencia a captação de segmentos diferenciados.
Prioridade 3: Eficiência Ambiental e Adaptação Climática
A transição para modelos de turismo mais sustentáveis é um fator determinante para a competitividade do destino. A Agenda Turística 2025 reforça a necessidade de acelerar o compromisso ambiental do setor, promovendo a certificação de empresas e a adoção de práticas eficientes na utilização de recursos. Além disso, a adaptação climática dos negócios turísticos é essencial para responder a novas exigências e garantir a resiliência do setor a médio e longo prazo.
“A Agenda Turística 2025 é um documento desenvolvido para orientar decisores e agentes do setor, promovendo um debate informado sobre os desafios e oportunidades do turismo em Portugal. A competitividade do destino dependerá da capacidade de qualificar os seus profissionais, diversificar e inovar na oferta turística e integrar princípios sustentáveis que garantam um crescimento equilibrado e responsável”, afirma António Jorge Costa, presidente do IPDT.
Produzida anualmente desde 2022, a edição de 2025 da Agenda Turística resulta do contributo de 176 profissionais e académicos, que participaram num inquérito realizado entre 9 e 29 de janeiro de 2025.
Descarregue a Agenda Turística 2025 no website do IPDT.