No Pride Month – em português “Mês do Orgulho LGBTQIA+” – apresentamos alguns dados que demonstram a importância da promoção de um turismo sustentável, mais inclusivo e mais seguro com impacto positivo para turistas, negócios e comunidade local.
Anualmente em junho, ao redor do mundo, a comunidade LGBTQIA+ é homenageada e celebrada. Mas mais do que uma celebração, o Pride Month é uma data que pretende consciencializar para a diversidade ao promover a inclusão e a defesa dos direitos de todos os indivíduos, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero.
De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turista LGBTQIA+ representa cerca de 10% dos turistas mundiais. Um estudo levado a cabo pelo Centre for the Promotion of Imports from developing countries (CBI), sobre o potencial do mercado de turismo LGBTQIA+, destaca que este segmento é promissor e diversificado, com um valor de mercado na Europa estimado em €64 mil milhões e crescimento anual de 1.4%. Estes números refletem a importância crescente do turismo LGBTQIA+ no panorama global e a sua contribuição significativa para a economia do turismo.
Com o avanço da aceitação social e do caminho que tem vindo a ser traçado rumo à igualdade, as pessoas LGBTQIA+ sentem-se cada vez mais confortáveis em expressar a sua identidade fora de círculos sociais restritos e isso é aparente também durante as viagens.
Case Study:
O caso de Taiwan.
Após a legalização do casamento entre casais do mesmo sexo em Taiwan, em 2017, o país viu um florescimento do turismo LGBTQIA+, tornando-se um destino chave na Ásia para a comunidade. De acordo com uma notícia do The Guardian, a medida atraiu atenção global e reforçou a reputação de Taiwan como uma sociedade inclusiva. O aumento da visibilidade e a promoção de eventos, como a Pride March de Taipei, contribuíram para um aumento no turismo, com empresários locais otimistas quanto ao crescimento contínuo. Este avanço é um exemplo positivo para outros países e demonstra o impacto benéfico da inclusão nos setores económico e social.
Ainda segundo dados do CBI, turistas LGBTQIA+ tendem a viajar mais frequentemente do que os não LGBTQIA+ e possuem rendimentos acima da média. Um dos motivos que pode ser apontado é o maior número de casais DINK (dual income, no kids) face a casais hétero, ou seja, dois rendimentos e sem filhos, o que possivelmente proporcionará maior disponibilidade financeira para viajar. Além disso, eventos e festivais pride atraem diversos turistas para destinos ao redor do mundo.
Por outro lado, a indústria de turismo tem vindo a desbravar caminho para que pessoas LGBTQIA+ e respetivas famílias possam viajar com mais segurança e confiança, fomentando um clima livre de preconceito. Isto tem sido crucial para o crescimento do setor e reflete uma mudança positiva na sociedade, que se torna cada vez mais recetiva aos membros da comunidade LGBTQIA+ e às suas preocupações de viagem.
Quais as principais preocupações de viagem de pessoas LGBTQIA+?
As preocupações de viagem da comunidade LGBTQIA+ são multifacetadas, à imagem da própria comunidade, mas podem ser destacadas as seguintes:
- procura por destinos seguros e inclusivos
- conhecimento prévio das leis e tradições locais
- instalações acolhedoras e discrição
- capacidade de conexão com as comunidades locais
- segurança
- seguros de viagem com cuidados de saúde adaptados
- eventos LGBTQIA+
Estas preocupações cruzam-se, em determinados pontos, com as preocupações de qualquer outro segmento. Estas preocupações deveriam ser inerentes a qualquer destino turístico, mas na comunidade LGBTQIA+ ganham outra relevância pois refletem o desejo de experiências de viagem autênticas e significativas num ambiente seguro que celebra a diversidade e promove a inclusão.
Atender às necessidades específicas dos turistas LGBTQIA+ não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também uma estratégia de negócio que pode levar a um crescimento sustentável e inclusivo do setor turístico do destino e que é destacado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (objetivo #10).
Portugal e o Turismo LGBTQIA+
De acordo com a Tourism Review News, Portugal posiciona-se no Top 10 dos países mais seguros para turistas LGBTQIA+.
O Turismo de Portugal tem adotado uma postura vanguardista e inclusiva em relação à comunidade LGBTQIA+. A estratégia do Turismo de Portugal para 2027 inclui a promoção do “turismo para todos”, com uma abordagem inclusiva que acolhe o segmento LGBTQIA+. Este compromisso é evidenciado pela campanha “Proudly Portugal“, desenvolvida com o apoio do Turismo de Portugal, que visa apresentar o país como um destino líder para viajantes LGBTQIA+.
O turismo LGBTQIA+ não é apenas sobre a promoção de determinados destinos ou de determinadas atividades, é essencialmente sobre a promoção de um turismo mais positivo e da criação de um ambiente seguro e acolhedor para todos, tanto turistas como comunidade local, independentemente do seu género ou orientação sexual.