A Estratégia de Marketing para o Turismo da Madeira 2017-2021 reúne as principais linhas orientadoras e metas para o futuro em relação ao crescimento sustentável do setor do turismo.
A visão defendida assenta num paradigma que assume a qualificação e consolidação da oferta, o reforço da notoriedade e atratividade do destino e a melhoria dos seus indicadores de desempenho.
Uma das medidas que o documento defendeu foi a pertinência da construção de um documento transversal que vise a requalificação do setor turístico da RAM, contemplando a criação de diretrizes para o planeamento e ordenamento turístico da região, tendo este documento sido desenvolvido pelo IPDT.
ATIVIDADES
- Análise do comportamento dos operadores turísticos;
- Análise da oferta turística atual;
- Identificação dos atributos da RAM;
- Análise da competitividade do turismo da RAM;
- Análise do posicionamento e notoriedade da marca turismo da RAM;
- Perfil dos turistas da RAM;
- Análise da evolução da procura dos mercados turísticos;
- Identificação dos mercados prioritários, estratégicos e potenciais;
- Análise da cadeia de valor do turismo da RAM;
- Análise da transformação nos hábitos de consumo turísticos;
- Análise a destinos concorrentes;
- Definição de um plano de ação a 4 anos;
- Definição da equipa de implementação do plano.
Projeto
Estratégia de Marketing para o Turismo da Madeira 2017-2021
Cliente
Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira | 2016