A Estratégia de Marketing Turístico e o respetivo Plano de Ação para a região do Porto e Norte de Portugal (PNP) foi dinamizado pelo IPDT – Turismo e Consultoria para o horizonte 2015-2020. No documento da Estratégia são apresentadas as linhas de orientação, ao nível das ações de marketing, para que a região se afirme cada vez mais no mercado como um destino diferenciado, de alto-valor acrescentado para os seus visitantes.
O documento apresenta uma visão estratégica que permita alcançar os 4 objetivos estratégicos do Plano de Marketing Turístico do PNP:
- Aumentar a atratividade do destino e elevar os seus níveis de notoriedade;
- Harmonizar e consolidar transversalmente a qualidade da oferta;
- Melhorar os indicadores do turismo e reduzir as assimetrias entre os subdestinos;
- Estimular um espírito colaborativo entre os stakeholders para a adoção de uma abordagem alinhada ao nível do desenvolvimento e promoção do destino;
ATIVIDADES
- Análise do comportamento dos operadores turísticos nacionais e internacionais;
- Identificação dos elementos diferenciadores do Porto e Norte de Portugal;
- Análise da competitividade do turismo do Porto e Norte de Portugal;
- Análise do posicionamento e notoriedade da marca turismo do Porto e Norte de Portugal;
- Análise da sazonalidade do turismo do Porto e Norte de Portugal;
- Perfil dos turistas do Porto e Norte de Portugal no aeroporto do Francisco Sá Carneiro, nos postos de turismo, locais visita e porto de Leixões;
- Análise dos canais de distribuição do Porto e Norte de Portugal;
- Identificação dos mercados prioritários, estratégicos e potenciais;
- Análise da cadeia de valor do turismo do Porto e Norte de Portugal.
Projeto
Estratégia de Marketing Turístico do Porto e Norte de Portugal
Cliente
Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R. | 2015