Descrição

O IPDT desenvolveu, em 2023, a revisão do PEMTA (Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores) com o horizonte 2030. O documento contemplou diversas análises e orientações estratégicas, transversais aos vários setores que influenciam o turismo do destino, que permitam o desenvolvimento sustentável e a promoção dos seus ativos diferenciadores.   

Desde a conceção do PEMTA 2015 (projeto também desenvolvido pelo IPDT), os Açores tornaram-se, em 2019, no primeiro arquipélago do mundo certificado como destino turístico sustentável. Esta certificação representa um marco na afirmação internacional dos Açores no panorama turístico mundial e que terá, em 2024, uma nova meta: o nível de certificação Gold. 

O PEMTA 2030 defende que o caminho estratégico dos Açores continue a passar pelo foco na Natureza – Terra e Mar, como produto prioritário, trabalhando, agora, em complementaridade com a cultura, a gastronomia e vinhos, e a oferta de wellbeing, de forma a alcançar os objetivos e metas propostas. Para o Horizonte 2030, o PEMTA definiu um novo posicionamento para o destino que visa destacar a exclusividade da experiência turística e afirmar que visitar as 9 ilhas açorianas é alcançar um sentimento de realização.  

ATIVIDADES
  • Reuniões e inquéritos ao trade, stakeholders, entidades institucionais e decisores políticos do destino;
  • Diagnóstico do destino (análise da oferta e da procura);
  • Análise da performance digital dos canais do destino;
  • Diagnóstico do posicionamento digital;
  • Posicionamento e Visão Estratégica;
  • Estratégia de Captação de Públicos;
  • Estratégia de Comunicação;
  • Política de preço e distribuição;
  • Plano de Ação.
Cliente

Governo dos Açores | Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas