Em 2011, o Governo dos Açores convidou o IPDT para a definição das linhas estratégicas para o desenvolvimento turístico do destino, alinhado com as grandes tendências internacionais. Em 2015, perante a Liberalização do espaço aéreo dos Açores, o IPDT desenvolve o novo Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores 2015-2020, contemplando análises e orientações estratégicas que permitam ao destino crescer em número de turistas, mantendo a sua identidade e autenticidade.
O documento defendeu um caminho estratégico para o destino, assente num compromisso real entre crescimento turístico e a sustentabilidade do destino. O Plano de Ação sugeriu que os Açores seguissem esta linha de atuação e iniciassem um processo de Certificação Internacional. Assim, em 2018, os Açores iniciam o processo de Certificação como Destino Turístico Sustentável, junto da EarthCheck – entidade acreditada pelo GSTC. Após o cumprimento dos critérios de sustentabilidade e da auditoria internacional, em dezembro 2019, os Açores tornam-se o primeiro Arquipélago do Mundo com esta Certificação.
O Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores 2015-2020 foi o documento que orientou as decisões do Governo no período de maior crescimento turístico da região.
ATIVIDADES
- Estratégia de marketing e comunicação;
- Definição do posicionamento estratégico;
- Estudos de acompanhamento do comportamento dos operadores turísticos relativamente à dinâmica na divulgação e venda do destino;
- Análise dos atributos de venda do Arquipélago dos Açores nos mercados internacionais;
- Estudos de competitividade do destino;
- Estudos do perfil do turista dos Açores;
- Encontros e Conferências Internacionais subordinadas ao desenvolvimento turístico;
- Monitorização do desenvolvimento do turismo nos Açores – perspetiva dos stakeholders, trade e residentes.
Projeto
Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores
Cliente
Direção Regional de Turismo dos Açores | 2015