Descrição

O Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Amarante visa guiar o desenvolvimento do turismo para o período 2018-2022. Território onde a natureza e a arte se aliam, criando uma simbiose única a nível nacional, o documento procurou dar prioridade à estruturação turística do destino, potenciando os recursos turísticos existentes, assim como as flagships a si associadas.

O IPDT apresentou, assim, o modelo de desenvolvimento turístico para Amarante, contemplando núcleos internos de dinamização territorial, cada um dedicado a um produto específico, promovendo assim, a criação de uma experiência turística mais alargada. Este modelo prevê, também, um conceito de harmonização da oferta, com vista ao aumento da estada média do destino, assim como dos proveitos gerados pela atividade turística.

Para este objetivo, o posicionamento estratégico visa afirmar Amarante como “O destino a não perder no Norte de Portugal, Terra de Amadeo de Souza Cardoso e de São Gonçalo, situada entre o Porto e o Douro, Cidade Criativa da UNESCO, onde a cultura se funde com a natureza, onde se vive intensamente a música, as artes plásticas, os monumentos históricos, a serra e o rio.

ATIVIDADES
  • Análise da oferta turística atual;
  • Identificação de recursos turísticos naturais e histórico-culturais;
  • Análise da evolução da procura turística;
  • Análise da sazonalidade;
  • Análise da evolução da procura dos mercados turísticos;
  • Análise do perfil do turista de Amarante;
  • Identificação dos mercados prioritários, em desenvolvimento e em diversificação;
  • Análise de perspetivas futuras de desenvolvimento do turismo de Amarante;
  • Identificação dos desafios e oportunidades;
  • Estudo do reconhecimento internacional dos artistas de Amarante.
Projeto

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Amarante

Cliente

Município de Amarante | 2018