O Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo (PEMT) de Santa Maria da Feira teve como objetivo central contribuir para uma alocação mais eficiente e eficaz do desenvolvimento turístico, da comunicação e da divulgação do Município e um desenvolvimento sustentável do turismo, para que toda a oferta do território passasse a ser reconhecida de forma ainda mais ampla junto dos mercados atuais e potenciais.
O documento pretendeu explorar o potencial e a notoriedade do território, sobretudo no domínio dos eventos culturais – onde se destaca a Viagem Medieval – e criar uma abordagem macro para a experiência turística do destino, que aliasse a vertente Cultural, a Saúde e Bem-estar, o MICE e a Gastronomia e Vinhos. A estratégia de produto elencou, ainda, o Turismo Industrial como uma das áreas emergentes e que devem ser potenciadas por município.
O posicionamento estratégico definido para Santa Maria da Feira pretende que o destino seja reconhecido como “O Palco de eventos mais prestigiado de Portugal”, assente nas dinâmicas do binómio cultura/negócios.
ATIVIDADES
- Diagnóstico da oferta turística atual;
- Inventário de recursos turísticos;
- Análise da evolução da procura turística;
- Análise da sazonalidade;
- Sondagem a gestores hoteleiros do concelho;
- Estudo à notoriedade e competitividade dos eventos de SMF junto dos mercados internacionais;
- Análise do perfil do turista de Santa Maria da Feira e concelhos vizinhos;
- Identificação dos mercados prioritários, em desenvolvimento e para diversificação;
- Análise de perspetivas futuras de desenvolvimento do turismo de Santa Maria da Feira;
- Identificação do modelo de desenvolvimento turístico integrado para o destino.
Projeto
Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Santa Maria da Feira
Cliente
Município de Santa Maria da Feira | 2017