Descrição

Em 2017, o IPDT desenvolveu a Estratégia para o Turismo de Melgaço assente na valorização dos recursos turísticos naturais e culturais. O Turismo de Natureza foi definido como o produto âncora para o desenvolvimento do território, sendo também crucial para a diferenciação do destino no mercado internacional a criação de uma experiência integrada, suportada também nos produtos de gastronomia e vinhos, história e cultura e saúde e bem-estar, potenciando os atributos únicos: Rafting todo o Ano, Alvarinho, Peneda-Gerês, Termas de Melgaço e Castro Laboreiro, entre outros.

O documento sugere, também, um compromisso entre o desenvolvimento turístico do destino e a sustentabilidade, projetando medidas para que os benefícios gerados pela atividade possam beneficiar a comunidade local. A estratégia determinou que o processo de comunicação do destino focasse a atuação nos canais digitais, promovendo o posicionamento turístico de Melgaço como: O destino de natureza mais radical de Portugal.

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ATIVIDADES
  • Análise da oferta turística atual;
  • Identificação de recursos turísticos naturais e histórico-culturais;
  • Análise da evolução da procura turística;
  • Análise da sazonalidade;
  • Análise da evolução da procura dos mercados turísticos;
  • Análise do perfil do turista de Melgaço;
  • Identificação dos mercados prioritários, em desenvolvimento e em diversificação;
  • Análise de perspetivas futuras de desenvolvimento do turismo de Melgaço;
  • Estudo de competitividade de Melgaço em matéria de turismo de natureza;
  • Validação com o trade e operadores turísticos do posicionamento estratégico de Melgaço;
Projeto

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Melgaço

Cliente

Município de Melgaço | 2017