Descrição

O IPDT foi responsável pelo desenvolvimento do Plano de Marketing do Turismo de Cabo Verde em 2010. Em 2015 foi, novamente, convidado pelo Governo para dinamizar a revisão e atualização do documento.

O plano de Marketing para o Turismo de Cabo Verde:

  • Foi o primeiro documento a instruir a promoção do país enquanto destino turístico;
  • Constituiu um marco na história do turismo de Cabo Verde, visto ter sido o primeiro documento que apresentou uma logomarca para representar o Turismo de Cabo Verde no mundo;
  • Dedicou-se, essencialmente, às matérias de organização e estruturação da oferta turística atual;
  • Definiu a estratégia de segmentação e posicionamento, refletindo o primeiro exercício do país acerca destes temas em prol do desenvolvimento do Turismo
  • Durante a sua vigência, Cabo Verde verificou as suas maiores taxas de crescimento, ao nível das dormidas, dos hóspedes e das receitas turísticas.

Este projeto contemplou uma visão de planeamento integrada, contemplando estudos iniciais de diagnóstico do turismo, a definição da estratégia do destino, a criação da marca turística do país, a dinamização de ações de promoção e divulgação online e offline, bem como os processos de monitorização dos dados e dos resultados do turismo.

ATIVIDADES
  • Análise estatística em fontes nacionais e internacionais estratégicas;
  • Entrevistas a operadores turísticos locais e internacionais;
  • Estudo sobre o comportamento dos operadores turísticos relativamente à venda de Cabo Verde;
  • Estudo à satisfação turística dos visitantes de Cabo Verde;
  • Estudo do perfil do turista atual do destino e do turista potencial e estratégico para o destino;
  • Análise da notoriedade do destino nos principais mercados emissores;
  • Concurso nacional para a criação do logótipo da Marca Turística;
  • Campanhas de promoção turística junto dos operadores turísticos;
  • Monitorização dos indicadores de resultado para o turismo do destino;
Projeto

Plano de Marketing para o Turismo de Cabo Verde

Cliente

Direção Geral do Turismo de Cabo Verde | 2015