Descrição

No âmbito do projeto rebranding da marca Peniche – Capital da Onda a análise dinamizada pelo IPDT assumiu duas abordagens: um estudo de mercado para identificação do posicionamento atual de Peniche e desenvolvimento de um Plano de Marketing para o destino.
Com o estudo de mercado pretendeu-se identificar, através da própria metodologia de trabalho do IPDT, o posicionamento da atual marca Peniche – Capital da Onda.

Finalizado este trabalho e em concordância com as conclusões e orientações estabelecidas no estudo de mercado, o IPDT elaborou o Plano de Marketing para o destino. O documento defende um rebranding da atual marca turística de Peniche, para uma nova versão que permita potenciar os seus recursos turísticos ímpares a nível mundial, sobretudo do Surf. A nova marca proposta pelo IPDT visa valorizar, também, elementos como a Ilha da Berlenga – Reserva Natural – e a cultura imaterial ligada à atividade piscatória de Peniche bastante marcante das tradições e da gastronomia do destino.

O IPDT propõe, assim, uma nova marca turística para Peniche, contemplativa dos elementos ímpares do destino, e que possa transmitir, aos segmentos e públicos-alvo do destino, uma mensagem de posicionamento turístico que pretenda diferenciar Peniche no mercado turístico e alavancar a sua notoriedade internacional.

ATIVIDADES
  • Análise do território e as suas dinâmicas, geográficas, demográficas, económicas, sociais e culturais;
  • Caracterização da oferta turística existente;
  • Compreender a opinião/perceção da procura e oferta turística sobre o destino e a marca atual;
  • Medir o posicionamento digital e notoriedade da marca turística de Peniche;
  • Compreensão e identificação os brand claims mais associados ao destino;
  • Análise da competitividade;
  • Identificação dos mercados prioritários, estratégicos e potenciais;
  • Estratégia de Produto Turístico;
  • Estratégia de Distribuição e Preço;
  • Estratégia de Promoção e Comunicação;
  • Criação do logotipo marca turística de Peniche;
  • Plano de Ação para ativação da marca turística;
  • Criação da imagem gráfica da marca turística de Peniche;
Projeto

Rebranding da Capital da Onda Peniche – Estudo de Mercado e Plano de Marketing

Cliente

Município de Peniche | 2020