Até meados de abril serão cerca de 800 os profissionais de turismo abrangidos pelos programas de qualificação turística promovidos pelo IPDT, em todo o território nacional.

O programa “Açores Recebe Bem” arrancou a 9 de Janeiro, na ilha Terceira, tendo sessões agendadas para todas as ilhas do arquipélago. O programa visa a capacitação no atendimento para profissionais do setor do turismo dos Açores e conta com cerca de 600 inscritos nos workshops. A iniciativa prolonga-se até meados de Abril, centrada na cultura de serviço e bem receber nos Açores.

No âmbito do projeto ALA+T – Qualificar para o Turismo, depois das Master Classes temáticas, os participantes encontram-se a preparar projetos de desenvolvimento turístico, tendo já decorrido 5 sessões de trabalho presenciais (Lamego, Coimbra, Lisboa, Portalegre e Faro) onde os 19 grupos de projeto puderam analisar as suas propostas sob a orientação estratégica do IPDT.

A primeira edição do programa ALA+T conta com a participação de cerca de 200 técnicos e quadros superiores de municípios, comunidades intermunicipais e entidades regionais de turismo. Aproximadamente 1/3 dos municípios portugueses encontram-se representados nesta primeira edição.

No mês de fevereiro os projetos serão apresentados numa sessão pública e os melhores projetos poderão ser alvo de apoio pelo Turismo de Portugal, que apoia o programa. Perante o sucesso da iniciativa, está prevista uma segunda edição, que poderá arrancar já no segundo trimestre de 2019.

As diversas temáticas destes projetos propõem novas visões de produto e cooperações geográficas que poderão alavancar o turismo nacional para um novo patamar de desenvolvimento turístico, alimentando o ambiente positivo que já certificou Portugal, por duas vezes, como melhor destino turístico do mundo.

>