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PUBLICAÇÕES IPDT

REVISTA DE TENDÊNCIAS DO TURISMO

A Revista anual “Turismo Em” é um projeto pioneiro do IPDT iniciado em 2007. A 16ª edição conta com conteúdos exclusivos presentes em mais de 100 páginas que ilustram o contexto de resiliência e inovação que o setor do turismo atravessa na atualidade. Além de promover uma reflexão mais profunda sobre o atual contexto, esta apresenta um conjunto de temas e questões que são meticulosamente analisados e discutidos por vários especialistas nacionais e internacionais do setor, com impacto nos ecossistemas das empresas e destinos turísticos.

TEMAS EM DESTAQUE NA REVISTA TURISMO’21®
  • Perspetivas para segundo semestre de 2022.
  • O que mudou no ano 2022? O que procuram os turistas pós-pandemia? Como devem posicionar-se as empresas?
  • Como pode o turismo contribuir para o desenvolvimento territorial? Quais devem ser as prioridades dos municípios.
  • Como criar experiências memoráveis?
  • Quais as métricas a considerar para avaliar o desempenho turístico numa ótica mais integrada?
  • A sazonalidade no território português. Como colmatar?
  • Ferrovia, um produto turístico do passado e do presente que contribui para alcançar as metas ambientais de 2050.
  • Os relatos de Fernando Vaz nas 7 viagens mais marcantes.
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PUBLICAÇÕES IPDT

WORLDWIDE HOSPITALITY AND TOURISM THEMES (WHATT)

A convite do Emerald Publishing Group, o IPDT- Turismo e Consultoria assume – desde 2014 – a edição do número especial anual sobre tendência internacionais do turismo da revista científica WHATT, editada pelo Professor Richard Teare, como reconhecimento do trabalho de investigação desenvolvido pelo Instituto.

Esta publicação divulga a investigação e as reflexões da autoria de diversos especialistas e académicos da área, apresentando soluções práticas para os desafios do turismo.

AUTORES QUE PODE ENCONTRAR NA WHATT 2020
  • Luís Araújo – Turismo de Portugal
  • John Bowen – Universidade de Houston | Houston, EUA
  • Richard Butler – Universidade de Strathclyde | Glasgow, Escócia
  • Alfonso Vargas – Universidade de Huelva | Espanha
  • Peter Tarlow – Tourism and More | Texas, EUA
  • Caroline Couret – Creative Tourism Network | Barcelona, Espanha
  • Pedro Machado – Turismo do Centro de Portugal
  • Francisco Calheiros – Confederação do Turismo de Portugal 
  • Carla Pinto Cardoso – Universidade Católica Portuguesa
  • Paulo Rita – Universidade NOVA de Lisboa
CONSULTE A PÁGINA DA WHATT
PUBLICAÇÕES IPDT

E-BOOK | GUIA PARA A RETOMA DO TURISMO

O “Guia para a Retoma do Turismo” é um documento inteiramente dedicado à ação estratégica e colaborativa que deverá orientar a gestão dos destinos no curto e longo prazo, numa altura em que a reconstrução responsável, ecológica e equitativa do turismo em Portugal e no mundo assume uma importância cada vez mais relevante. 

O documento desenvolvido pelo IPDT combina a opinião dos técnicos e executivos dos municípios nacionais, com responsabilidades na gestão dos seus destinos, com uma análise aturada do IPDT® aos impactos e alterações do comportamento dos turistas por consequência da pandemia de COVID-19, tendo como base o Barómetro do Turismo IPDT® e vários estudos internacionais de referência. 

QUESTÕES A QUE E-BOOK RESPONDE
  • Quando vamos alcançar os resultados registados antes da pandemia?
  • Como será o turista de 2020 e 2021?
  • O que devem os negócios do turismo alterar na sua oferta?
  • Quais são as prioridades de intervenção a curto-prazo?
  • Quem são os turistas do futuro?
  • Como Portugal geriu a pandemia e qual o seu impacto para o Turismo?
Saiba mais sobre o E-book
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EBOOK | ESTRUTURAR E PROMOVER PRODUTOS TURÍSTICOS

O Ebook “Estruturar e Promover Produtos Turísticos” é um documento que reúne as principais tendências ao nível da estruturação de produtos turísticos, considerando o perfil do consumidor pós-pandemia e as questões que este mais valorizará, e as ferramentas que as empresas e os destinos turísticos devem trabalhar para conseguir promover a sua oferta de forma mais eficaz.

As conclusões do Ebook resultam de um processo de investigação do IPDT ao longo dos últimos meses, os outputs de vários estudos internacionais sobre o impacto da pandemia, e a opinião dos principais decisores do turismo em Portugal, membros do Barómetro do Turismo do IPDT.

3 ELEMENTOS QUE IRÁ ENCONTRAR NO EBOOK
  • Tendências em turismo
  • Tendências na estruturação de produtos turísticos
  • Elementos-chave para a promoção dos recursos turísticos
  • 15 orientações para a criação de experiências turísticas únicas e memoráveis
SAIBA MAIS SOBRE O EBOOK
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E-BOOK | 10 PRIORIDADES PARA O TURISMO NO MANDATO 2021/2025

O ebook “10 prioridades para o turismo no mandato 2021/2025” apresenta, na primeira parte, uma análise do IPDT® ao trabalho em prol do desenvolvimento turístico desenvolvido pelos municípios nacionais nos últimos 4 anos (2017-2021), caracterizando a  sua estrutura orgânica interna responsável pela gestão turística e identificando as suas principais apostas.

Na segunda parte do ebook, são apresentadas as 10 prioridades que os municípios portugueses devem considerar para potenciar o seu desenvolvimento turístico nos próximos 4 anos (2021-2025). Esta análise, identifica também quem – no executivo municipal – deve ser responsável pelo pelouro do turismo, e quais as áreas que melhor combinam com o turismo de forma a conseguir criar um organismo mais ágil e eficiente.

QUESTÕES A QUE E-BOOK RESPONDE
  • Presidente, Vice-Presidente ou Vereador, quem deve ser responsável pelo pelouro do turismo?
  • Quais as áreas que melhor combinam com o pelouro do turismo?
  • Que peso deve ter o turismo no orçamento municipal?
  • Quais devem ser as prioridades de intervenção no mandato 21/25?
  • O que devem alcançar os destinos em 2025?
Saiba mais sobre o E-book
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AGENDA TURÍSTICA 2022 | PRIORIDADES PARA O TURISMO

A Agenda Turística 2022 é o resultado de um desafio lançado pelo IPDT, aos participantes da Tourism Conference, que espelha a visão do turismo de 2022 na perspetiva dos operadores, empresários, associações, estabelecimentos de ensino, municípios portugueses.

Conta com mais de 200 contributos e 20 propostas/soluções de apoio à tomada de decisão por parte dos destinos e empresas do setor do turismo.

TOP 5 PRIORIDADES
  • Promover a sustentabilidade no turismo
  • Capacitar os Recursos Humanos das empresas
  • Reduzir a carga fiscal e assegurar a sustentabilidade financeira das empresas
  • Promover o destino a nível internacional
  • Acelerar a inovação e transição digital das empresas
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