PUBLICAÇÕES IPDT

REVISTA DE TENDÊNCIAS DO TURISMO

A Revista anual “Turismo Em” é um projeto pioneiro do IPDT iniciado em 2007. As 15 edições contam com conteúdos exclusivos presentes em mais de 100 artigos da autoria de especialistas nacionais e internacionais do setor, que facilitam a inovação no ecossistema das empresas e destinos turísticos.

TEMAS EM DESTAQUE NA REVISTA TURISMO’21®
  • Quais as expectativas e as prioridades para o setor do turismo?
  • O que há de novo em 2021?
  • Quais as dicas de sustentabilidade para destinos e viajantes?
  • Viajar e trabalhar: quais os contornos do Bleisure?
  • De que forma podemos contribuir para um turismo mais inclusivo?
  • Quais as perspetivas para o futuro do turismo?
  • Turismo e COVID-19: Como reagimos e como será o futuro?
Conhecer o projetoAdquirir a última edição impressaAdquirir a última edição digital
PUBLICAÇÕES IPDT

WORLDWIDE HOSPITALITY AND TOURISM THEMES (WHATT)

A convite do Emerald Publishing Group, o IPDT- Turismo e Consultoria assume – desde 2014 – a edição do número especial anual sobre tendência internacionais do turismo da revista científica WHATT, editada pelo Professor Richard Teare, como reconhecimento do trabalho de investigação desenvolvido pelo Instituto.

Esta publicação divulga a investigação e as reflexões da autoria de diversos especialistas e académicos da área, apresentando soluções práticas para os desafios do turismo.

AUTORES QUE PODE ENCONTRAR NA WHATT 2020
  • Luís Araújo – Turismo de Portugal
  • John Bowen – Universidade de Houston | Houston, EUA
  • Richard Butler – Universidade de Strathclyde | Glasgow, Escócia
  • Alfonso Vargas – Universidade de Huelva | Espanha
  • Peter Tarlow – Tourism and More | Texas, EUA
  • Caroline Couret – Creative Tourism Network | Barcelona, Espanha
  • Pedro Machado – Turismo do Centro de Portugal
  • Francisco Calheiros – Confederação do Turismo de Portugal 
  • Carla Pinto Cardoso – Universidade Católica Portuguesa
  • Paulo Rita – Universidade NOVA de Lisboa
CONSULTE A PÁGINA DA WHATT
PUBLICAÇÕES IPDT

E-BOOK | GUIA PARA A RETOMA DO TURISMO

O “Guia para a Retoma do Turismo” é um documento inteiramente dedicado à ação estratégica e colaborativa que deverá orientar a gestão dos destinos no curto e longo prazo, numa altura em que a reconstrução responsável, ecológica e equitativa do turismo em Portugal e no mundo assume uma importância cada vez mais relevante. 

O documento desenvolvido pelo IPDT combina a opinião dos técnicos e executivos dos municípios nacionais, com responsabilidades na gestão dos seus destinos, com uma análise aturada do IPDT® aos impactos e alterações do comportamento dos turistas por consequência da pandemia de COVID-19, tendo como base o Barómetro do Turismo IPDT® e vários estudos internacionais de referência. 

QUESTÕES A QUE E-BOOK RESPONDE
  • Quando vamos alcançar os resultados registados antes da pandemia?
  • Como será o turista de 2020 e 2021?
  • O que devem os negócios do turismo alterar na sua oferta?
  • Quais são as prioridades de intervenção a curto-prazo?
  • Quem são os turistas do futuro?
  • Como Portugal geriu a pandemia e qual o seu impacto para o Turismo?
Saiba mais sobre o E-book
PUBLICAÇÕES IPDT

EBOOK | ESTRUTURAR E PROMOVER PRODUTOS TURÍSTICOS

O Ebook “Estruturar e Promover Produtos Turísticos” é um documento que reúne as principais tendências ao nível da estruturação de produtos turísticos, considerando o perfil do consumidor pós-pandemia e as questões que este mais valorizará, e as ferramentas que as empresas e os destinos turísticos devem trabalhar para conseguir promover a sua oferta de forma mais eficaz.

As conclusões do Ebook resultam de um processo de investigação do IPDT ao longo dos últimos meses, os outputs de vários estudos internacionais sobre o impacto da pandemia, e a opinião dos principais decisores do turismo em Portugal, membros do Barómetro do Turismo do IPDT.

3 ELEMENTOS QUE IRÁ ENCONTRAR NO EBOOK
  • Tendências em turismo
  • Tendências na estruturação de produtos turísticos
  • Elementos-chave para a promoção dos recursos turísticos
  • 15 orientações para a criação de experiências turísticas únicas e memoráveis
SAIBA MAIS SOBRE O EBOOK