Skip to main content

A nossa missão

Ajudamos as empresas e os destinos turísticos a crescer e a tornarem-se mais competitivos e sustentáveis.

Projetos IPDT®Clientes IPDT®

Equipa

António Jorge Costa

CEO | Estratégia e Desenvolvimento Turístico

É licenciado em Gestão e Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Planeamento Estratégico em Turismo e Hotelaria pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Fundador e CEO do IPDT, é Global Trends Editor do Worldwide Hospitality and Tourism Themes Journal (WHATT), membro do Conselho Consultivo do Aeroporto do Porto e do Painel de Peritos do Barómetro da Organização Mundial de Turismo.

Desenvolveu projetos em Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal continental e ilhas (Açores e Madeira) e Reino Unido nas áreas da estratégia e desenvolvimento de destinos turísticos. Foi ainda consultor da OMT, do PNUD e da UNCTAD, membro do Conselho Estratégico da Associação da Hotelaria de Portugal, do Conselho Setorial de Educação e Formação Profissional do Turismo (SET) e do Comité de Avaliação Externa da Fundação das Universidades Portuguesas (Ministério da Educação).

De 2017 a 2019, a convite do Grupo Banco Mundial, assumiu funções de Especialista em Desenvolvimento Estratégico do Turismo, com a responsabilidade pela produção do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de São Tomé e Príncipe. Em 2020, a convite do Governo liderou o projeto de constituição da Escola de Hotelaria e Turismo deste país.

Com mais de uma centena de publicações internacionais nas áreas da gestão e do turismo, foi recipiente das bolsas: Multi-Year Ambassadorial Scholarship da International Rotary Foundation, e da Suzuki Foundation Scholarship.

João Gomes

Diretor Executivo | Desenvolvimento Sustentável e Market Research

É licenciado e doutorado em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atualmente lidera as áreas de Desenvolvimento Sustentável e Market Research do IPDT. É Professor de Química Ambiental, Estatística, Métodos Quantitativos e Pesquisa de Mercados e editor do número especial anual da revista WHATT (World Hospitality and Tourism Themes).

É especialista em processos de certificação sustentável de destinos e organizações turísticas, tendo sido responsável pela assessoria do IPDT, à Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, no âmbito do processo de certificação do Arquipélago, como destino turístico sustentável pela norma da Earthcheck. O mesmo sucedeu com Melgaço e, mais recentemente, com o Arquipélago da Madeira.

Com uma vasta experiência e conhecimento de mercado, é também especialista em estudos de mercado, gestão de programas de formação e projetos de investimento para organizações turísticas, tendo coordenado várias ações de formação, destacando-se as desenvolvidas no âmbito da atribuição do selo Clean&Safe Açores.

O João é ainda responsável pelos estudos de mercado do IPDT, nomeadamente os conducentes à elaboração do Diagnóstico e Análise Situacional dos Planos Estratégicos e de Marketing.

Mónica Montenegro

Diretora Executiva | Marketing e Desenvolvimento

É Licenciada em Marketing, Pós-graduada em European Tourism Management e MBA e Mestre em Gestão. Foi consultora de grupos multinacionais a operar nos setores farmacêutico, eletrónico, petroquímico e turístico, onde coordenou e desenvolveu projetos nas áreas de serviço ao cliente e comportamentos de consumo, planeamento estratégico e marketing.

Foi docente e investigadora nas Universidades de Bournemouth e Surrey, no Reino Unido, tendo desenvolvido ações de educação contínua e action learning a nível de formação graduada e pós-graduada.

Atualmente é diretora executiva do IPDT para a área de Marketing e Desenvolvimento; é Diretora de Marketing do Anuário ‘O Turismo em’; e editora do número especial anual da revista WHATT (World Hospitality and Tourism Teams).

Detém uma vasta experiência no setor do turismo, adquirida através da coordenação e execução de projetos de consultoria para clientes nacionais e internacionais, dos setores público e privado, centrando a sua intervenção no desenvolvimento de destinos e empresas turísticas – criação de produto, captação de mercados, atração de investimento e estratégias de branding.

A Mónica tem assumido a liderança de vários planos de desenvolvimento e marketing turístico de destinos nacionais e estrangeiros, levados a cabo pelo IPDT, constituindo case studies de referência pela academia nacional da área do turismo e reconhecidos e destacados pela Organização Mundial de Turismo.

Daniela Rodrigues

Comunicação e Estratégia Editorial

É licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. Começou o seu percurso profissional na RTP e especializou-se em Produção Gráfica Digital. Atualmente coordena o departamento de Comunicação do IPDT.

De entre as principais atividades que desenvolve, destaca-se o seu trabalho editorial ao nível do planeamento e produção de conteúdos para diversos meios, o desenvolvimento de Planos de Comunicação, de Experiências Turísticas e Estruturação de Produtos e o apoio no desenvolvimento de Planos de Marketing, Planos Estratégicos, Manuais, Estudos e Publicações, entre outros.

Ao nível da comunicação digital, é especialista em Search Engine Marketing e Search Engine Optimization, bem como na gestão da comunicação digital, através de copywriting, gestão de campanhas, Social Media Ads e Google Ads.

Possui ainda uma elevada experiência ao nível do desenvolvimento de suportes de comunicação multimédia para o setor do turismo, entre os quais a produção de vídeo e apresentações interativas.

Desde 2006 que participa ativamente na organização de eventos, com destaque para a Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo e para a IPDT Tourism Conference.

A Daniela é Diretora de Comunicação do Anuário de Tendências “Turismo Em...”, e colabora na edição da revista WHATT (Worldwide Hospitality and Tourism Themes), e do Barómetro do Turismo do IPDT. Participou também no desenvolvimento do projeto "Educar pelo Turismo".

Daniel Costa

Desenvolvimento Turístico e Estratégia Digital

É licenciado em Turismo pelo ISAG e Mestre em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro. Entre 2015 e 2017 foi consultor de vários projetos na área da acessibilidade e mobilidade para todos, de turismo acessível, de ordenamento do território e de mobilidade urbana sustentável.

O Daniel colabora com o IPDT desde 2018, nas áreas de Desenvolvimento Turístico e Estratégia Digital, desenvolvendo projetos de planeamento estratégico, marketing e comunicação digital para destinos turísticos. Na área da comunicação digital, destaca-se pelo seu trabalho ao nível da gestão de websites, criação e gestão de campanhas para as redes sociais, e-mail marketing, Search Engine Marketing e Search Engine Optimizition.

Foi o coordenador técnico das duas edições do projeto “ALA+T – Qualificar para o Turismo”, realizado em parceria com o Turismo de Portugal, que contou com a participação de 230 decisores do turismo, em representação de 108 municípios nacionais.

Integrou a equipa de especialistas responsável pela Certificação Internacional dos Açores como o primeiro arquipélago do mundo certificado como destino turístico sustentável pela GSTC; e participou na coordenação e execução dos projetos de elaboração das Estratégias para o Turismo de Vila Nova de Gaia, Coruche e da Região Autónoma dos Açores.

Dinamizou os processos de análise e monitorização do perfil do turista da Região de Aveiro, e do impacto mediático de eventos internacionais (Festa dos Tabuleiros de Tomar 2019; Ria de Aveiro Weekend 2019, entre outros). Integrou, também, a equipa responsável pela emissão do Selo “Clean & Safe Azores”, na vertente formativa para mais de 1500 agentes económicos da região.

Ana Pimentel

Design de Comunicação

É licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e especializada em Design Gráfico e Projetos Editoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A Ana tem uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos editoriais, de branding e de museografia no setor do turismo, onde se destacam: a imagem dos 500 anos da Cidade de Tavira e respetivo projeto museográfico, a imagem gráfica do Museu Municipal de Alcoutim, a exposição permanente da Dieta Mediterrânica, a exposição temporária dos 100 anos de Quarteira, as ilustrações dos Guias de Tavira, e branding turístico de Vila Nova de Gaia, Melgaço + Sustentável, Grande Rota 50 Peneda-Gerês, Madeira Tão Sustentável, entre outros.

Atualmente é a responsável criativa de todos os projetos editoriais do IPDT. A Ana participa ativamente na produção e criação de peças criativas para as redes sociais, otimização das campanhas promocionais, em formatos diversos e adaptados, e gestão dos portfólios. É também especialista em webdesign, ilustração, multimédia e edição de vídeo.

Dos trabalhos desenvolvidos recentemente, destacam-se os projetos de Branding da marca turística de Vila Nova de Gaia, a campanha de promoção da marca “Reserva da Biosfera Gerês-Xurés”, o website Discover Melgaço, Madeira Tão Sustentável e o Anuário de Tendências “Turismo Em”.

Marcília Almeida

Web Development

Colabora com o IPDT desde Março de 2003, tendo-se especializado na área de Web Development.

A Marcília tem experiência na criação de interfaces usando HTML, CSS e Javascript, integração de dados de back-end, WordPress, Woocomerce, bem como criação e gestão de social media ADS e Google ADS, e-mail marketing, Search Engine Marketing e Search Engine Optimization. Foi a responsável pelo desenvolvimento de diversos websites e portais de turismo, tais como o Sustainable Azores ou Discover Melgaço.

É responsável pela gestão do Barómetro do Turismo, um projeto lançado em 2007, que apresenta a perspetiva da evolução do setor do turismo nacional através da auscultação a mais de 160 decisores do turismo em Portugal.

Coordenou e participou na recolha e análise mensal de dados referentes ao estudo do Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal, entre 2015 e 2017. Tem colaborado em vários estudos de mercado ao nível da recolha e análise de dados: perfis de turistas, notoriedade de destinos e avaliação e monitorização de eventos para diversos clientes dos setores público e privado, tais como, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro; Município de Vagos; Turismo do Centro de Portugal; Futebol Clube do Porto; entre outros.

Daniela Alves

Gestão Administrativa e Financeira

É licenciada em Gestão de Empresas e colabora com o IPDT desde Março de 2005, ao nível da gestão administrativa e financeira da empresa, acumulando as funções na área de Market Research.

A sua experiência no setor do turismo centra-se nos estudos de mercado, que lhe concedem um profundo conhecimento das dinâmicas do setor a nível nacional e internacional. Tem participado na realização de vários estudos do IPDT, nomeadamente, o estudo do Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal.

Além deste, tem participado em vários trabalhos de recolha e análise de dados de estudos associados a projetos de desenvolvimento turístico dos setores público e privado, onde se destacam: perfis de turistas, notoriedade de destinos, avaliação e monotorização de eventos e impacto mediático de ações de comunicação online e offline. Tem estado envolvida em projetos para clientes como a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro; a Turismo Centro de Portugal; o Museu do Futebol Clube do Porto; a Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, entre outros.

Joana Teixeira

Planeamento Territorial e Sustentabilidade

É licenciada em Geografia e Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Atualmente é consultora do IPDT nas áreas de Planeamento Territorial e Sustentabilidade.

A Joana colabora ativamente no desenvolvimento de estudos de mercado e projetos relacionados com Planeamento Turístico, Mapeamento, Análise e Ordenamento do Território, Investigação, Estudos, Estatísticas, Análise Espacial, Certificações de Sustentabilidade e Redes internacionais de MICE e Leisure.

Desde 2021, integra a equipa de especialistas do IPDT responsável pela Certificação Internacional dos Açores, Melgaço e Madeira como destinos turísticos sustentáveis, sendo esta uma das suas áreas de intervenção.

Joana Duque

Marketing Digital

É licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM Porto) e tem uma pós-graduação em Marketing Digital pela EDIT Porto. Atualmente colabora com o IPDT na área do Marketing Digital.

Na área da comunicação digital destaca-se pelo seu trabalho ao nível da gestão de websites, criação e gestão de redes sociais, criação e gestão de social media ADS e Google ADS, e-mail marketing, Search Engine Marketing e Search Engine Optimization.
Das suas atividades fazem parte o desenvolvimento de conteúdos para diversos suportes e materiais promocionais.

A Joana também colabora ativamente no desenvolvimento de experiências turísticas, bem como na estruturação e promoção de produtos turísticos, prestando apoio ao longo das diversas fases dos projetos. Em simultâneo, integra a área de eventos do IPDT, estando envolvida na organização e promoção da IPDT Tourism Conference.

Os nossos princípios

Atuação integrada

Encaramos o turismo como um fenómeno económico e social complexo, devendo ser reconhecido e valorizado.

Desenvolvimento sustentável

Os nossos projetos implicam compromissos de sustentabilidade

Valorização das pessoas

Somos defensores dos modelos de desenvolvimento turístico que beneficiem as pessoas e os territórios.

Foco nos resultados

A nossa razão de existir reside nos resultados e no sucesso dos nossos clientes.

As nossas conquistas e reconhecimentos

2020

Integração na rede de membros do Global Sustainable Tourism Council

2018

ALA+T - Primeiro Programa Nacional de Qualificação da Administração Local Autárquica

2015

Oficialmente editores da Emerald Publishing para "Global Trends Editor" anual da WHATT

2014

Integração no Conselho Consultivo do Aeroporto do Porto

2011

Atribuição da medalha de Mérito Turístico pelo Governo de Portugal

2009

Integração na rede de membros afiliados da Organização Mundial do Turismo

2008

Academia Aberta do Turismo - Caso de Excelência a nível mundial atribuído pela OMT

2004

Lançamento do 1º MBA em Turismo em Portugal

A nossa experiência

ANOS DE EXPERIÊNCIA
20
PROJETOS DESENVOLVIDOS
500
RECONHECIMENTO PELO GOVERNO PORTUGUÊS
Medalha
de Mérito Turístico

Conheça alguns Projetos do IPDT®

Assessoria ao processo de criação da marca para o Turismo de Cabo Verde

Direção Geral do Turismo de Cabo Verde

Branding e comunicação: Grande Rota 50 Peneda-Gerês 

ADERE – Peneda Gerês

Branding: Vila Nova de Gaia, the Home of Port Wine 

Município de Vila Nova de Gaia

Branding e comunicação: Pólo de Desenvolvimento Turístico da Bacia do Okavango - Angola

Pólo de Desenvolvimento Turístico da Bacia do Okavango

Melgaço – Rota da Sustentabilidade

Camara Municipal de Melgaço

Famalicão – O Seu Lugar

Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Estratégia para o Turismo de Coruche – Diferenciar Coruche

Município de Coruche

Estratégia para o Turismo de Sever do Vouga

Município de Sever do Vouga

Perfil do Turista do PNP

ERT Porto e Norte de Portugal

Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores

Direção Regional de Turismo dos Açores

Estratégia de Marketing Turístico do Porto e Norte de Portugal

Turismo do Porto e Norte de Portugal

Lugares Património Mundial do Centro de Portugal

Turismo do Centro de Portugal

Impacto Mediático e Perfil do Visitante de Eventos da CIRA

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Estratégia de Marketing para o Turismo da Madeira

SRETC da Madeira

Perfil do Turista que visita os Açores

Direção Regional de Turismo dos Açores

Plano de Marketing para o Turismo de Cabo Verde

Direção Geral do Turismo de Cabo Verde

Estratégia de Desenvolvimento e Promoção Turística de Vila Nova de Gaia

Município de Vila Nova de Gaia

Plano de Comunicação da Reserva Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurês

ADERE - Peneda-Gerês

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Melgaço

Município de Melgaço

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Amarante

Município de Amarante

Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vale de Cambra

Município de Vale de Cambra

Campanha Todos Fazemos Parte

SREAT Açores

Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Santa Maria da Feira

Município de Santa Maria da Feira

Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vila do Conde

Município de Vila do Conde

Campanha: Take the Ocean Home

Município de Vila Nova de Gaia

Rebranding e plano de marketing: Peniche – Capital da Onda

Município de Peniche

Branding: Visit Vila do Conde  

Município de Vila do Conde

Branding: Parque de La Salette – CM Oliveira de Azeméis

Parque de La Salette

Boas Práticas e Orientações para a Certificação do Património da CIRA

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Ria de Aveiro – Estudo dos Públicos Turísticos e Perceção do território

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Programa de Hospitalidade Turística da Região de Aveiro

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Perfil do visitante do Museu FC Porto e Estádio do Dragão

Museu do Futebol Clube do Porto by BMG

Estudo de Notoriedade do Museu FC Porto

Museu do Futebol Clube do Porto by BMG

Estudo de implementação da Taxa Turística na RAM

Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira

Estudos a Mercados Emissores – Quinta da Pousadela

Quinta da Pousadela

As nossas parcerias e afiliações

No IPDT reconhecemos a importância do intercâmbio e do estabelecimento de parcerias e protocolos com organismos nacionais e internacionais que partilham dos mesmos valores e propósitos e que mantêm a saudável vontade de crescer. Através destas parcerias estabelecemos ligações com empresas e organizações em todos os continentes, com especial presença na América do Norte e do Sul, Ásia-Pacífico e África.

Clientes IPDT®

>