A Estratégia para o Turismo de Coruche, denominada “Diferenciar Coruche 2021-2026”, desenvolvida pelo IPDT – Turismo e Consultoria, foi destacada na edição de outubro da newsletter AM NEWS, da Organização Mundial do Turismo.
Pensada de raiz para dar resposta aos novos desafios pós-pandemia, mas também desenhada para posicionar Coruche como um destino diferenciado e sustentável, a nova estratégia para o Turismo propõe uma abordagem de planeamento diferente da que tradicionalmente é aplicada aos destinos, desde a estruturação de produto à metodologia de avaliação do desenvolvimento turístico, um trabalho que foi construído, desde o início, com um grupo alargado de agentes do território.
Eis as duas razões pelas quais a Estratégia para o Turismo de Coruche mereceu o destaque na newsletter da OMT.
Trabalhar o destino com base em ativos diferenciadores
Coruche não identificou quais são os seus produtos turísticos estratégicos e complementares (ex: natureza, cultura, património, sol e mal…). A primeira grande decisão do município foi centrar a sua atuação na potenciação de ativos (recursos) onde o destino, efetivamente, tem uma dinâmica diferenciada dos demais a nível nacional.
Assim, foram sinalizados 12 ativos estratégicos que devem ser trabalhados em conjunto, e em função das motivações e interesses dos turistas, para criar a experiência do visitante em Coruche:
- A maior área de Montado de Sobro em Portugal
- Uma paisagem marcada pela agricultura e pela presença da vida animal
- Um rio com História e contemporaneidade
- Pistas de pesca de referência internacional
- Uma das mais extensas redes de percursos de Gravel em Portugal
- Atividade privada de animação turística de alto valor acrescentado
- Percursos pedestres que combinam paisagem e cultura
- Uma herança tauromáquica de elevada riqueza
- Localidades vivas com história, património e tradições preservadas
- Gastronomia tradicional e vinhos com toque pessoal
- Eventos que marcam a agenda regional/nacional
- Infraestruturas de receção para autocaravanistas de qualidade e dimensão considerável
Residentes enquanto barómetro de validação do sucesso do destino
O destino pretende assentar a monitorização do seu desenvolvimento e sucesso tendo por base a perceção dos residentes e dos empresários. Assim, as grandes metas para 2026 não procuram alcançar, só, os tradicionais indicadores de resultado (nº. dormidas, nº. hóspedes, volume de proveitos…), mas sim conseguir que a comunidade local e os agentes económicos se sintam confortáveis e satisfeitos com os impactos sociais, económicos, culturais e ambientais, que o turismo gera em Coruche.
Das muitas razões associadas à tomada desta decisão, sobressai uma: a de que o sucesso do turismo não pode ser medido – apenas – pelos números e pelas estatísticas que conseguimos através da maior/menor procura turística, mas deve avaliar todo um conjunto de critérios imateriais que o destino trabalha para que a sua experiência seja diferenciada e sustentável. A qualidade de bem-receber, acima da quantidade. A cultura preservada, acima da perda da identidade. O envolvimento dos residentes no Turismo, em vez do seu distanciamento da experiência.
Assim, Coruche definiu 6 grandes metas a alcançar pelo Turismo. Em 2026, Coruche pretende que:
- 95% dos residentes e agentes turísticos considerem que a dinâmica turística melhorou substancialmente face a 2021
- 85% dos residentes e agentes turísticos considerem existir equilíbrio entre as suas necessidades e as dos turistas
- 90% dos residentes e agentes turísticos considerem que o turismo gera impactos socioculturais e ambientais altamente positivos para Coruche
- 95% dos residentes e agentes turísticos considerem que o turismo é determinante para dinamizar a economia, gerar emprego e diminuir a perda de população de Coruche
- 80% dos residentes e agentes turísticos considerem que os elementos culturais identitários são eficientemente trabalhados pelo destino
- 80% dos residentes e agentes turísticos sentem-se envolvidos e auscultados no processo de desenvolvimento turístico
Saiba mais sobre a Estratégia para o Turismo de Coruche aqui.
Em Junho de 2022, a OMT tinha já tinha destacado o processo de Certificação de Melgaço como Destino Turístico Sustentável, pela EarthCheck: um projeto que contou com a assessoria técnica do IPDT.