fbpx Skip to main content

A Estratégia para o Turismo de Coruche, denominada “Diferenciar Coruche 2021-2026”, desenvolvida pelo IPDT – Turismo e Consultoria, foi destacada na edição de outubro da newsletter AM NEWS, da Organização Mundial do Turismo.

Pensada de raiz para dar resposta aos novos desafios pós-pandemia, mas também desenhada para posicionar Coruche como um destino diferenciado e sustentável, a nova estratégia para o Turismo propõe uma abordagem de planeamento diferente da que tradicionalmente é aplicada aos destinos, desde a estruturação de produto à metodologia de avaliação do desenvolvimento turístico, um trabalho que foi construído, desde o início, com um grupo alargado de agentes do território.

Eis as duas razões pelas quais a Estratégia para o Turismo de Coruche mereceu o destaque na newsletter da OMT.

Trabalhar o destino com base em ativos diferenciadores

Coruche não identificou quais são os seus produtos turísticos estratégicos e complementares (ex: natureza, cultura, património, sol e mal…). A primeira grande decisão do município foi centrar a sua atuação na potenciação de ativos (recursos) onde o destino, efetivamente, tem uma dinâmica diferenciada dos demais a nível nacional.

Assim, foram sinalizados 12 ativos estratégicos que devem ser trabalhados em conjunto, e em função das motivações e interesses dos turistas, para criar a experiência do visitante em Coruche:

  1. A maior área de Montado de Sobro em Portugal
  2. Uma paisagem marcada pela agricultura e pela presença da vida animal
  3. Um rio com História e contemporaneidade
  4. Pistas de pesca de referência internacional
  5. Uma das mais extensas redes de percursos de Gravel em Portugal
  6. Atividade privada de animação turística de alto valor acrescentado
  7. Percursos pedestres que combinam paisagem e cultura
  8. Uma herança tauromáquica de elevada riqueza
  9. Localidades vivas com história, património e tradições preservadas
  10. Gastronomia tradicional e vinhos com toque pessoal
  11. Eventos que marcam a agenda regional/nacional
  12. Infraestruturas de receção para autocaravanistas de qualidade e dimensão considerável

Residentes enquanto barómetro de validação do sucesso do destino

O destino pretende assentar a monitorização do seu desenvolvimento e sucesso tendo por base a perceção dos residentes e dos empresários. Assim, as grandes metas para 2026 não procuram alcançar, só, os tradicionais indicadores de resultado (nº. dormidas, nº. hóspedes, volume de proveitos…), mas sim conseguir que a comunidade local e os agentes económicos se sintam confortáveis e satisfeitos com os impactos sociais, económicos, culturais e ambientais, que o turismo gera em Coruche.

Das muitas razões associadas à tomada desta decisão, sobressai uma: a de que o sucesso do turismo não pode ser medido – apenas – pelos números e pelas estatísticas que conseguimos através da maior/menor procura turística, mas deve avaliar todo um conjunto de critérios imateriais que o destino trabalha para que a sua experiência seja diferenciada e sustentável. A qualidade de bem-receber, acima da quantidade. A cultura preservada, acima da perda da identidade. O envolvimento dos residentes no Turismo, em vez do seu distanciamento da experiência.

Assim, Coruche definiu 6 grandes metas a alcançar pelo Turismo. Em 2026, Coruche pretende que:

  • 95% dos residentes e agentes turísticos considerem que a dinâmica turística melhorou substancialmente face a 2021
  • 85% dos residentes e agentes turísticos considerem existir equilíbrio entre as suas necessidades e as dos turistas
  • 90% dos residentes e agentes turísticos considerem que o turismo gera impactos socioculturais e ambientais altamente positivos para Coruche
  • 95% dos residentes e agentes turísticos considerem que o turismo é determinante para dinamizar a economia, gerar emprego e diminuir a perda de população de Coruche
  • 80% dos residentes e agentes turísticos considerem que os elementos culturais identitários são eficientemente trabalhados pelo destino
  • 80% dos residentes e agentes turísticos sentem-se envolvidos e auscultados no processo de desenvolvimento turístico

Saiba mais sobre a Estratégia para o Turismo de Coruche aqui.

Em Junho de 2022, a OMT tinha já tinha destacado o processo de Certificação de Melgaço como Destino Turístico Sustentável, pela EarthCheck: um projeto que contou com a assessoria técnica do IPDT.

>