Não é novidade que a comunicação é uma parte fundamental da nossa vida. Comunicar é um processo contínuo e essencial para mantermos relação e proximidade com quem nos rodeia. Por isso, neste novo artigo do blog IPDT #WeTalkAbout, falamos sobre a importância deste tema.

A relevância da comunicação positiva

A comunicação positiva é definida como um processo que se baseia na empatia e no respeito mútuo entre todos. Vários estudos confirmam que os conteúdos positivos são motivadores e reforçam a imunidade emocional. Numa vertente psicológica, há quem defenda que uma mensagem positiva ajuda a fortalecer a saúde mental, gera sentimentos de empatia e esperança, melhora as relações interpessoais e previne a ansiedade e o mau humor.

A comunicação positiva é caracterizada pela transmissão de mensagens objetivas, numa perspetiva equilibrada da realidade, assente numa comunicação construtiva e no conteúdo focado em soluções (mais do que nos problemas).

E, tendo em conta o momento atual de incerteza, é fundamental apostar numa estratégia que se baseie na constante atualização dos canais digitais e num estilo de comunicação positivo. Neste tópico, o turismo não é exceção. Considera-se fundamental adotar um estilo de comunicação positivo que transpareça uma visão otimista sobre o futuro do setor e das viagens. As ações de comunicação devem promover os destinos, com destaque para os novos pontos atrativos para os turistas com a oferta de experiências estruturadas e integradas.

Ao fazermos uma análise geral, verificámos que as mensagens mais animadoras obtiveram um maior alcance e retorno positivo junto dos públicos, que se mostraram mais predispostos a partilhar esses conteúdos com a sua rede de contactos.

O Caso IPDT – 3 ações de comunicação positiva que obtiveram bons resultados

O algoritmo do Facebook tem vindo a privilegiar – cada vez mais – as publicações patrocinadas e diminuído o alcance das orgânicas (os conteúdos que não são pagos). Os dados recentes indicam que, em média, uma publicação orgânica alcança apenas 6% dos seguidores de uma página.

Desde sempre, o IPDT – Turismo e Consultoria tem privilegiado um estilo de comunicação positiva, conferindo especial enfoque nas boas práticas e informações que permitem aos agentes turísticos planear e perspetivar a retoma das atividades e o futuro do setor.

Deste modo, partilhamos abaixo algumas campanhas orgânicas publicadas pelo IPDT – Turismo e Consultoria no Facebook. As publicações conseguiram resultados animadores, demonstrando que, adotando este estilo de comunicação, as publicações orgânicas podem conseguir um bom alcance, criando mais interações com os públicos digitais.

 

NOTA: Para efeito de análise foram considerados os seguintes números da página de Facebook do IPDT- Turismo e Consultoria: 7490 seguidores da página. 

 CASO 1: Portugal mantem índice de perceção de segurança acima dos 90%

Data da Publicação: 22 abril de 2020

Conteúdo: De acordo com os dados publicados pela Mabrian, os índices de confiança dos turistas relativamente a Portugal nunca baixaram do patamar dos 90%, com os valores a manterem-se estáveis ao longo dos dois meses analisados. Itália e Espanha são os dois destinos mais afetados, no entanto verifica-se uma recuperação desde a primeira semana do mês de abril.

Números:

7780 alcances – 17 vezes acima da média

686 interações (comentários, partilhas e gostos)

CASO 2: Intenções de viagem dos europeus em 2020 continua em alta

Data da Publicação: 27 abril de 2020

Conteúdo: De acordo com uma sondagem da LuggageHero, mais de 75% dos inquiridos europeus afirmam a intenção de continuar a viajar em 2020. Das questões avaliadas, destacamos os 77% dos participantes europeus que ainda planeiam viajar entre junho e dezembro de 2020, desde que os seus países de residência e respetivos destinos não se encontrem em quarentena.

Números:

5990 alcances – 13 vezes acima da média

418 interações (comentários, partilhas e gostos)

CASO 3: Distinção e prémios de Portugal em 2020

Data da Publicação: 25 junho de 2020

Conteúdo: Em 2020, Portugal continua a estar na hall of fame no que diz respeito à conquista de prémios. Dizem que não há 2 sem 3, mas nós vamos além disso. Hoje, destacamos 4 distinções que Portugal já recebeu ao longo deste ano no setor do Turismo

Números:

5200 alcances – 11 vezes acima da média

308 interações (comentários, partilhas e gostos)

As publicações com mensagens positivas conseguem envolver os públicos, levando-as a interagir mais. No artigo “Segurança coloca Portugal na pole position para a retoma do turismo”, em média, uma em cada duas pessoas que viram a publicação, interagiram com ela (colocaram comentários e gostos e partilharam).

CASO 4: Segurança coloca Portugal na pole position para a retoma do turismo

Data da Publicação: 22 maio de 2020

Conteúdo: A segurança é, desde há muitos anos, uma das forças mais evidentes no que diz respeito à comunicação de Portugal junto do mercado internacional.

Números:

1430 alcances – 3 vezes acima da média

665 interações (comentários, partilhas e gostos)

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