Skip to main content

O turismo enquanto produto de desejo

O turismo é, atualmente, um setor de enorme relevância e que move milhares de pessoas, com impactos significativos a nível económico e social. Graças ao turismo quantias avultadas são transacionadas diariamente.

Enquanto alguns destinos solidificam a sua popularidade, outros começam a suscitar interesse, e outros perdem destaque. Com o poder do digital há destinos que se tornam visíveis e apetecíveis num curto espaço de tempo. Esta crescente competitividade tem feito com que a forma como o produto turístico é comunicado seja alvo de grande interesse e reflexão.

Uma das mais importantes singularidades do turismo tem a ver com o facto de a aquisição do produto turístico ocorrer antes do contacto direto com o mesmo. Os potenciais turistas passam horas a pesquisar sobre a próxima viagem e, entre vídeos e fotografias, procuram imagens que os façam sonhar. Isto faz com que o período de sedução e comunicação do produto sejam fundamentais. A imagem do destino é caraterística determinante no processo de decisão e, quanto mais apelativa for, mais o potencial visitante se deixa cativar.

O poder da imagem

A globalização da informação e, particularmente, o acesso às redes sociais fazem com que facilmente tenhamos acesso a imagens apetecíveis. Em muitos casos, mesmo quando não as procuramos, elas chegam até nós. Estas imagens transmitem experiências inesquecíveis e viagens perfeitas e mostram o melhor dos destinos. Mas também podemos ser confrontados com outras que tiram todo o encanto gerado em torno de um determinado local. A quantidade de informação disponível é imensa, mas nem toda tem a capacidade de nos fazer sonhar e ansiar pela próxima viagem.

Ainda que certos produtos turísticos tenham conceitos fortes, bem delineados e construídos, como conseguem chegar ao futuro visitante? Como conseguem distinguir-se uns dos outros e destacar os seus pontos fortes, convencendo à aquisição?

Reúnem-se aqui conceitos abrangentes, nomeadamente a necessidade de encarar os destinos turísticos como marcas a serem geridas numa perspectiva estratégica, a importância do branding como ferramenta decisiva na distinção de um destino face a outro, e a própria mitificação do espaço turístico, mas atentemos apenas no poder da imagem neste processo de comunicação.

Vejamos alguns dados

Quando pensamos em viajantes e redes sociais, é surpreendente descobrir que quase 85% dos millennials se inspiram em posts de outros utilizadores para planearem as suas viagens, segundo dados da plataforma Hotelmize. De acordo com a mesma fonte, 34% dos turistas reservam um hotel porque o conheceram através de partilhas de outros utilizadores.

O hashtag #viagens é utilizado mais de 1 milhão de vezes por semana
Estes números revelam que o conteúdo gerado pelos utilizadores é de enorme relevância. Mas como podemos controlá-lo? Controlar este conteúdo é impossível, mas é possível controlar, pelo menos, uma parte através do marketing de influencers. O marketing através de influencers garante que os destinos conseguem atingir visibilidade junto dos públicos-alvo, de forma controlada, estruturada, com qualidade e com garantia de resultados.

É fundamental a aposta dos destinos em promoção, em branding e em imagem para que tenham uma presença forte no meio deste turbilhão de informação e para que consigam estar alinhados com as expectativas dos potenciais turistas.

Quantas vezes, face à urgência do nosso dia a dia, cada vez mais apressado, somos seduzidos imediatamente por determinada imagem apelativa em detrimento de outra mal enquadrada ou menos vibrante? Quantas vezes optamos por uma narrativa que atrai a atenção e constrói a fantasia, pondo de lado opções que se aproximam de uma realidade crua e desinteressante? Quantas vezes escolhemos o livro pela capa?

Mesmo sabendo que certas imagens turísticas mascaram o mais desagradável e constroem seletivamente a realidade, convertendo-a num produto mais sugestivo, não deixamos de prever as experiências que desejamos viver, com base em emoções e expetativas positivas.

O poder da (boa) imagem entranha-se no imediato.

Quando essa imagem sedutora que potenciou a decisão coincide com a experiência vivida no momento da viagem, o destino ganha um turista. Mas decisivo é o olhar que se deixou cativar e que efetivou o fenómeno turístico. Turistas geram turistas e as redes sociais são o catalisador.

>