Torres Vedras apresentou, em Maio de 2023, o novo Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico para o destino (PEDMT 2028), que foi desenvolvido pelo IPDT – Turismo. O projeto contou com a participação direta dos agentes económicos locais.
Posicionamento, produtos de aposta e modelo de desenvolvimento
O PEDMT 2028 pretende posicionar Torres Vedras como o melhor destino para ‘desanuviar’ e desfrutar dos bons momentos da vida, potenciado a sua imagem de ruralidade urbana, a menos de 1 hora de Lisboa.
Priorizaram-se cinco produtos âncora, com diferentes níveis de maturidade e de potencial crescimento. Para trabalhar estes produtos, propôs-se a criação de sete clusters destinados a estruturar a oferta em áreas específicas, que serão constituídos por um gestor do município e pelos agentes económicos que operam nestas áreas.
Estratégia de captação de públicos
O PEDMT 2028 definiu 4 níveis de mercados de aposta, sendo que o maior esforço será direcionado para os níveis 1 e 2 (mercados estratégicos), onde o destino reforçará a sua aposta, por serem mercados com maior apetência para viajar para Torres Vedras (acessibilidades, interesses, histórico de viagens…). Aqui incluem-se Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, França, Portugal e Espanha. Os mercados dos níveis 3 e 4 são considerados complementares e de aposta moderada ou pontual.
Com base nas motivações e comportamentos de viagem dos mercados, foram identificados 9 segmentos de visitantes que o destino irá procurar captar (ex. Young Wine Lovers, Newly Arrived, History Enthusiast), numa ótica de comunicação direcionada e alicerçada numa dinâmica diferenciada nos canais digitais.
Para qualificar e comunicar o destino, foram priorizadas 43 ações, em 4 áreas de intervenção, que permitirão a Torres Vedras diferenciar-se e consolidar o seu posicionamento junto dos públicos estratégicos, garantindo que todo o território beneficie do turismo.