fbpx Skip to main content

Depois de neste artigo termos feito uma viagem ao longo da Estrada Nacional 6, vamos agora rumar ao norte para conhecer a Estrada Nacional 13. Acompanhe-nos!

Considerada uma rota rodoviária importante, que atravessa o Norte de Portugal até Espanha, a Estrada Nacional 13 guarda diversas surpresas e encantos ao longo do seu percurso. Com uma extensão de 117 km, liga a cidade de Matosinhos a Valença, sendo grande parte do percurso feito na companhia do oceano Atlântico.

Descubra neste artigo os melhores locais para conhecer, descansar e saborear durante esta incrível roadtrip.

Mosteiro de Leça do Balio

Uma boa forma de iniciar esta roadtrip é fazendo uma paragem no Mosteiro de Leça do Balio. O Mosteiro foi fundado no século X e preserva um legado histórico nacional reconhecível. Foi a primeira sede da Ordem religiosa-militar dos cavaleiros “Hospitalários” (a atual ordem de Malta), em Portugal. Foi também aqui que se realizou o casamento do Rei D. Fernando com D. Leonor de Teles, que muitos afirmam ter sido o primeiro enlace de amor de um rei português.

Sabia que:  No século XII o Mosteiro foi um importante marco de apoio aos peregrinos que rumavam a Santigo Compostela e a Braga?

Praia da Azurara

Enquanto abre a janela e sente a aragem da maresia, faça uma paragem na praia da Azurara. Verá que não se vai arrepender! A praia da Azurara é o local ideal para quem procura praticar atividades náuticas, como é o caso do surf, kitesurf, stand-up paddle, ou simplesmente relaxar enquanto observa a paisagem panorâmica, deitado na toalha a receber reconfortantes banhos de sol.

Nota: Se optar por caminhar um pouco, aproveite os passadiços e, enquanto o faz, encante-se com a vista privilegiada sobre a praia da Azurara.

Estacione o carro e conheça a marginal da Póvoa de Varzim

Chegou à Póvoa de Varzim, uma cidade que o convida a relaxar. Aproveite para estacionar o carro no parque de estacionamento à face da Estrada Nacional 13 – em frente à Escola Secundária Rocha Peixoto – e a partir daí desça até à Avenida dos Banhos, onde irá sentir as vibrações da comunidade poveira. Ao chegar, irá ser cumprimentado pela longa extensão de praia que aí reside. Aproveite para caminhar pelo conhecido “Passeio Alegre” e explore algumas opções para o almoço, como, por exemplo, o restaurante Farol, a cafetaria e snack-bar Guarda-Sol – que já tem 100 anos de existência – ou o restaurante Firmino, onde pode provar maravilhosos pratos tipicamente poveiros.

Dica:  No final da Avenida dos Banhos poderá observar o mural feito em azulejo que recria os tempos de outrora da cidade. Se continuar, um pouco mais à frente poderá experimentar a rabanada poveira na confeitaria Dajuri – considerada uma das melhores do país.

Santuário de Nossa senhora da Guia (uma vista esplêndida sobre Esposende)

Soberbo e poderoso – como uma cereja no topo de um bolo – são os adjetivos que ajudam a descrever o Santuário de Nossa Senhora da Guia.

O Santuário de Nossa Senhora da Guia situa-se na freguesia Belinho e a sua posição geográfica oferece uma vista hipnotizante para o oceano Atlântico, independentemente do horário em que for.

Aproveite para conhecer o acolhedor interior do santuário, onde é possível observar imagens representativas da padroeira Nossa Senhora da Guia e da Nossa Senhora dos Emigrantes.

Forte da Areosa

Localizado na freguesia de Areosa, na cidade de Viana do Castelo, o Forte da Areosa concede uma vista espetacular para as águas do oceano Atlântico.

Este emblemático edifício, conhecido também como Fortim da Areosa, Forte da Vinha ou Castelo Velho, foi mandado construir, nos inícios do século XVII, com o objetivo de defender dos ataques invasores das tropas espanholas, durante o período da restauração da independência portuguesa.

Curiosidade: Sabia que o Forte de Areosa também desempenhou um papel crucial na defesa do território português durante as invasões napoleónicas e teve uma função estratégica militar nas lutas entre os liberalistas e absolutistas do século XIX?

Caminha: um bom local para se estar

Quando chegar a Caminha não deixe de visitar a bela praia do Camarido, onde o cheiro incomparável da maresia contrasta com o ar fresco dos pinheiros.

Se explorar o interior da vila vai encontrar o Miradouro da Fraga, onde poderá desfrutar do mais fascinante e incrível por-do-sol, com vista para orla costeira transfronteiriça. Aqui vai conseguir visualizar grande parte da vila de Caminha, a ilha do Forte da Ínsua e o Monte de Santa Tecla, situado em Espanha.

Durante a sua estadia em Caminha aproveite para se deslocar até ao Mercado Municipal e saborear alguns dos pratos da gastronómicos da vila. O restaurante “Há peixe na praça” é um dos locais ideais para saborear as várias opções de peixes e mariscos frescos.

Na hora de descansar e recuperar energia, tem diversas opções ao seu dispor, como por exemplo o Hotel Porta do Sol Conference Center & SPA, que está equipado com os melhores serviços para usufruir de uma estadia relaxada.

Praia da Mota: observe a Ilha dos amores

Localizada na freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, fica a praia fluvial da Mota. Ao chegar à praia será brindado com uma vista incrível para as águas do rio Minho, onde pode tomar um banho de sol ou dar um mergulho refrescante.

Sabia que: na praia da Mota pode observar a chamada “Ilha dos Amores”? É uma Ilha que se localiza na margem do rio Minho e está rodeada por vegetação.

Valença: última etapa da Roadtrip pela Estrada Nacional 13

Valença é uma cidade raiana do distrito de Viana de Castelo, ladeada pelos municípios de Monção, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira e uma porta de entrada para o país vizinho – Espanha.

A cidade tem 2000 anos de história, e uma grande riqueza patrimonial, desde os monumentos até à arquitetura das casas protegidas pelas muralhas da Fortaleza de São Lourenço.

Sabia que: a Fortaleza de Valença – Fortaleza de São Lourenço – é uma das principais fortificações militares da Europa e candidata a Património da UNESCO?

O acesso à fortaleza pode ser realizado pela entrada de uma das portas: Portas do Sol, (onde está o Posto de Turismo de Valença), Porta da Coroada (entrada sul) ou Portas da Gaviarra (entrada norte usada pelos peregrinos dos Caminhos de Santiago).

Ao percorrer as ruas estreitas dos burgos poderá avistar as casas brasonadas, solares minhotos e alguns palacetes que testemunham a presença das famílias nobres em tempos de outrora, entre elas a Casa do Marechal Champalimaud de Nussane e a Casa do Eirado.

Uma vez que se encontra dentro do berço da cidade, fica feito o convite para provar a gastronomia típica nos restaurantes locais. Saborear um arroz de lampreia, um cabrito ao forno, o pão de especiarias e pericos, a estaladiça broa de milho e o reconfortante caldo verde são algumas das opções que o destino oferece.

Restaurantes que poderá considerar:

Também poderá considerar descansar num alojamento dentro da fortaleza. Aqui poderá encontrar algumas opções para usufruir de uma boa noite de sono, como por exemplo o alojamento local Domus Avocat, a pousada de Valença e a residencial Pôr do Sol.

Para encerrar a sua jornada, sugerimos que conheça o Miradouro Baluarte do Socorro, onde os tons verdes da vegetação se aliam ao azul das águas fluviais do rio Minho.

E o melhor? O Miradouro Baluarte do Socorro oferece uma vista majestosa para a cidade espanhola de Tui, numa despedida em grande da sua viagem pela Estrada Nacional 13.

Dica: o acesso para o Miradouro Baluarte do Socorro é feito por um pequeno trilho e pode estacionar o carro aí perto.

  • […] sobre outros locais associados aos caminhos de Santiago de Compostela, convidámo-lo a conhecer o Mosteiro de Leça de Balio, que foi um importante marco de apoio aos […]

  • >