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Viagens à medida? Nos últimos anos, o setor do turismo tem passado por uma transformação significativa. Um mercado que era dominado por pacotes turísticos padronizados, está a dar lugar a uma nova realidade.

 

 

“One size does not fit all!”

 

Como vem sendo prática, o IPDT – Turismo, com a colaboração dos membros do painel do Barómetro do Turismo IPDT, identificou tendências de viagem que poderão moldar o setor em 2025. De acordo com dados recolhidos, atualmente, os turistas procuram mais do que apenas visitar um destino – querem viver experiências que se conectem com os seus interesses, valores e estilo de vida.  Capazes de oferecer uma experiência única, as “viagens à medida”, são cada vez mais populares entre os viajantes.

Esta mudança não aconteceu de forma repentina, tem sido fruto de uma mudança de comportamentos de pesquisa, da democratização do acesso à informação e do nível de experiência dos turistas. O acesso à informação e o impacto das redes sociais alteraram profundamente a maneira como os viajantes planeiam as suas viagens. O mercado tradicional de pacotes turísticos viu-se impactado por estas alterações comportamentais quando as ofertas standard deixaram de ser atrativas para os consumidores.

Atualmente os turistas já não se contentam com as atrações turísticas mais conhecidas, como andar no London Eye ou subir à Torre Eiffel. Procuram essencialmente experiências que os façam sentir-se verdadeiramente conectados com o destino, algo autêntico e com significado.

Para acompanhar essa mudança, muitas agências e operadores turísticos começaram a repensar a forma como oferecem os seus serviços, focando-se em criar pacotes totalmente personalizados, de acordo com as necessidades e desejos dos seus clientes. A personalização do itinerário tornou-se uma prioridade, e o reconhecimento dessa evolução tem sido evidente, como foi o caso do Prémio Nacional de Turismo 2024, que distinguiu um projeto de viagens gastronómicas à medida, um exemplo de como a personalização pode criar experiências inesquecíveis.

Como Funciona uma Viagem à medida? The sky is the limit.

As viagens personalizadas podem assumir diferentes formas, sempre ajustadas ao gosto e interesses de cada viajante. Para quem é fã de boa comida, existem experiências gastronómicas únicas, como jantares com chefs locais, visitas a mercados tradicionais e workshops de cozinha. Para os amantes da natureza, há trilhos exclusivos, passeios em reservas naturais e vivências de ecoturismo. Já para os que apreciam a cultura, é possível explorar patrimónios menos conhecidos, com visitas privadas a museus ou interações com as comunidades locais. E para quem procura relaxamento, existem retiros de ioga ou programas de spa feitos à medida.

Outra opção que tem vindo a ganhar espaço no mercado das viagens é a aposta das agências na figura do “líder de viagem”, um profissional que acompanha os turistas on site, proporcionando não só a organização do itinerário mas também roteiros “off the beaten track” com um sentido extra de segurança, e ainda a partilha aprofundada de conhecimento sobre pontos de interesse. Estes guias especializados, que podem ter áreas de expertise como história, gastronomia ou ecoturismo, tornam as viagens ainda mais ricas, seguras e personalizadas.

O que torna as viagens à medida tão especiais é a liberdade. Os turistas podem criar o seu próprio itinerário, sem as limitações dos pacotes turísticos tradicionais.

Enquanto os turistas independentes, que preferem organizar as suas viagens por conta própria, procuram liberdade e flexibilidade, as agências de turismo destacam-se porque conseguem oferecer uma rede de segurança e apoio constante. A oportunidade para as agências de turismo reside essencialmente neste ponto, na capacidade de assegurarem organização e segurança, gerirem expectativas e apresentarem soluções rápidas e eficazes para obstáculos de última hora.

A tecnologia tem um papel crucial nesta evolução.  Uma das soluções poderá passar pela aposta em plataformas digitais que permitam que os turistas escolham experiências específicas, ajustem os seus planos em tempo real e recebam sugestões baseadas nas suas preferências passadas. A inteligência artificial e a análise de dados podem ajudar as agências a antecipar as necessidades dos viajantes, criando recomendações personalizadas e precisas.

Podemos concluir que as viagens personalizadas oferecem vantagens muito atrativas, sendo a principal delas a exclusividade que as torna únicas e especiais. No entanto, existem também desafios: o custo destas viagens tende a ser mais elevado uma vez que envolvem um planeamento detalhado e antecipado; adicionalmente, a personalização exige tempo, recursos humanos especializados e depende de fatores externos, como condições sazonais e fornecedores locais.

O futuro do turismo está cada vez mais centrado no viajante como um individuo único, as empresas que souberem adaptar-se e acompanhar esta tendência estarão mais bem posicionadas para satisfazer as exigências dos turistas.

Conheça, na íntegra, as 10 tendências de viagem que vão marcar o ano de 2025. Um exercício que resulta da investigação e monitorização que o IPDT efetua junto do mercado e da opinião dos principais decisores do turismo nacional. Leia mais aqui

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