Nos dias de confinamento que se avizinham convidamo-lo a dar uma volta ao mundo através da magia do audiovisual. Inspire-se para viajar em dias melhores com as nossas sugestões de documentários e séries documentais disponíveis na Netflix:

OUR PLANET (2019)
★ 9.3/10
1 temporada, 8 episódios

Com imagens inéditas, o ambicioso documentário apresenta a beleza natural do nosso planeta e mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas as criaturas vivas. A série aborda questões de conservação ambiental, mostra os animais nos seus habitats e apresenta os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente.

TALES BY LIGHT (2016)
★ 8.3/10
2  temporadas, 6 + 6 episódios

Fotógrafos e realizadores viajam pelo mundo para captar imagens inesquecíveis e inéditas de pessoas, lugares, animais e culturas. Quénia, Brasil, Bahamas, Índia, Namíbia, Papua-Nova Guiné, Himalaias, Uganda, Antártida, Etiópia são alguns dos locais apresentados nesta série documental.

CUBA AND THE CAMERAMAN (2017)
★ 8.3/10
1h53

O cineasta norte-americano Jon Alpert capta a alma da nação cubana e a evolução da vida de 3 famílias humildes ao longo de mais de 4 décadas. Do otimismo cauteloso nos anos 70, à queda da União Soviética nos anos 90, o documentário termina no ano da morte de Fidel Castro em 2016. Ao longo das suas visitas a Cuba, Alpert encontra-se por diversas vezes com Fidel Castro em momentos intimistas e de descontração da vida do líder cubano. É um retrato imparcial, informativo, realista e comovente do país.

THE KINDNESS DIARIES (2019)
★ 8.2/10
1 temporada, 13 episódios

O apresentador Leon Logothetis viaja pelo mundo na sua mota vintage e conta com a bondade de estranhos para alimentação, abrigo e combustível. Uma experiência social baseada na generosidade e altruísmo de pessoas dos diferentes cantos do mundo.

STREETFOOD ASIA (2019)
★ 8.0/10
1  temporada, 9 episódios

Passando pela Tailândia, Japão, Índia, Indonésia, Taiwan, Coreia do Sul, Vietname, Singapura e Filipinas, a série documental convida a uma viagem cultural pela descoberta da comida de rua e das histórias comoventes de todos aqueles que criam os deliciosos pratos.

STREET FOOD AMERICA LATINA (2020)
★ 7.9/10
1 temporada, 6 episódios

Viaje por seis países da América Latina e explore a cultura gastronómica do México, Brasil, Buenos Aires, Argentina, Peru, Colômbia e Bolívia. À semelhança da Street Food Asia, esta é uma série documental que nos conta as histórias de vida dos diferentes chefs retratados, das suas receitas, raízes e tradições.

A HISTÓRIA DE DEUS – COM MORGAN FREEMAN (2016)
★ 7.9/10
6 episódios

A História de Deus é a exploração épica de Morgan Freeman e uma reflexão íntima sobre Deus. Cada episódio centra-se numa grande questão sobre o divino: desde o mistério da Criação, ao verdadeiro poder dos milagres até à promessa da ressurreição. Freeman mergulha nas experiências religiosas e rituais de todo o mundo, do Muro das Lamentações em Jerusalém à Árvore Bodhi na Índia até às megaigrejas dos Estados Unidos.

A MAGIA DOS ANDES (2019)
★ 7.8/10
1 temporada, 6 episódios

Da Argentina à Colômbia, passando pelo Chile, Bolívia, Peru e Equador, este documentário acompanha cinco personagens que compartilham uma profunda conexão com as incríveis montanhas da América do Sul. A série convida-nos a descobrir, de uma forma muito íntima, a relação de cada povo e das diferentes gerações com a montanha.  

TRAVELS WITH MY FATHER (2017)
★ 7.7/10
4 temporadas, 6+5+2+2 episódios

O comediante Jack Whitehall embarca numa viagem de uma vida com o seu pai numa tentativa de criarem laços e memórias juntos. O documentário retrata diversas aventuras bem como algumas situações engraçadas e embaraçosas que lhes vão acontecendo. Ao longo das temporadas podemos acompanhá-los pelo Sudoeste Asiático, Europa, Costa Oeste dos EUA e Austrália.

PARA O INFERNO (2016)
★ 7.2/10
1h44

Os vulcões dão forma à Terra e, para alguns que vivem nas suas sombras, dão também forma a crenças em deuses e demónios. Explore, através deste documentário, os vulcões ativos na Indonésia, Islândia, Coreia do Norte e Etiópia e os relatos das pessoas que vivem perto deles. 

GUATEMALA, O CORAÇÃO DO MUNDO MAIA (2019)
★ 6.7/10
1h06

Explore a riqueza cultural e geológica da Guatemala, de Sierra de las Minas a Esquipulas, conheça as gentes e as tradições e descubras as cidades maias perdidas, bem como as paisagens naturais arrebatadoras da Guatemala, a selva, os vulcões e as ilhas.

PACIFICUM – RETURN TO THE OCEAN (2017)
★ 6.6/10
1h14

Com filmagens arrebatadoras e quase etéreas, repletas de planos aéreos, terrestres e subaquáticos da majestosa costa do Peru, este documentário apresenta a história do oceano pacífico e o impacto da expansão humana na região, narrada por um grupo de cientistas, paleontólogos e biólogos.

NUIT DE LA GLISSE: ATRAÇÃO PELO PERIGO (2018)
★ 6.5/10
1h55

Um documentário ideal para os fãs de desportos radicais. O documentário acompanha atletas corajosos atraídos pela adrenalina que se aventuram por locais remotos pelo mundo fora, da Nazaré, ao Havai, à Polinésia Francesa, sempre à procura de se superarem em condições extremas.

EXPEDITION HAPPINESS (2017)
★ 5.7/10
1h36

Um casal, Felix e Mogli e o seu cão, Rudi, viajam do Alasca até ao México num autocarro escolar convertido em autocaravana. Ele é cineasta e ela música e decidem deixar uma vida confortável e estável em Berlim para partirem numa aventura sobre rodas à procura da felicidade nas coisas mais simples da vida.

A nossa última sugestão a não perder é sobre Portugal. O trailler está disponível online no vimeo e é possível ver o documentário na íntegra por 3,97€.

MOVEMENT – A JOURNEY INTO CREATIVE LIVES (2018)

Este documentário retrata a diversidade e caraterísticas únicas de Portugal. No decorrer desta viagem, as histórias sobre motivação, sucesso, frustrações, felicidade, medos e sonhos evidenciam vidas, cuja paixão, determinação e coragem nos conduzem por uma aventura cheia de adrenalina, beleza e inspiração.

  • Avatar Junior diz:

    Um muito bom também é o Down TO Earth na Netflix. 😊

  • >