Viseu é uma cidade encantadora que se localiza na Região Centro de Portugal. É um município que tem captado cada vez mais o interesse dos visitantes pela história milenar, pela cultura fascinante e pelas paisagens naturais relaxantes.
Neste artigo sobre Viseu conheça os locais que não pode perder e que lhe vão proporcionar uma experiência autêntica e maravilhosa pela cidade.
Sabia que: Viseu é conhecida pela Cidade Jardim? Essa designação conta já com um século de existência!
Conheça a Porta do Soar
A Porta do Soar é um tesouro cultural da cidade de Viseu que faz parte de uma das sete muralhas, que em tempos protegia a cidade dos inimigos.
Localizada no centro histórico de Viseu, a Porta do Soar é um testemunho arquitetónico de origem medieval que o convida a conhecer a história e cultura da cidade, oferecendo uma visão fascinante do passado que de forma harmoniosa coexiste com o presente.

Explore o Jardim das Mães
Surpreendente e reconfortante. Assim é o Jardim das Mães, onde um charmoso caminho de calçada portuguesa e um elegante jardim com tonalidades fabulosas, oferecem um ambiente único e encantador.
Dica: No dia da Mãe, convide a sua mãe a conhecer este jardim que é uma verdadeira homenagem a todas elas.

Percorra a Praça Dom Duarte
Localizada no centro histórico da cidade de Viseu, a praça Dom Duarte é um ponto de interesse que merece estar na sua bucket-list.
A praça dom Duarte é considerada uma das mais antigas e importantes praças da cidade, integrando edifícios datados do século XVIII e XIX, e a icónica estátua que homenageia El-rei D. Duarte, o eloquente, nascido em Viseu em 1931.
Aproveite para:
- Saborear uma boa refeição no restaurante D. Duarte
- Repouse e coloque a conversa em dia numa das várias esplanadas
- Conheça Igreja da Misericórdia
- Aproveite para comprar um souvenir

Viaje no Funicular de Viseu
Prático, gratuito e não poluente. O Funicular de Viseu é uma ótima forma de se deslocar pela cidade de forma sustentável. O veículo faz a ligação entre o Campo Viriato e a Sé da cidade em menos de 3 minutos, através da Rua Ponte de Pau.

Caminhe pelo Parque do Fontelo
O Parque do Fontelo é um jardim luxuriante de 10 hectares, que o convida a vivenciar momentos genuínos e harmoniosos com a natureza. Neste local, é possível visualizar uma palete diversificada de cores e experienciar fragâncias olfativas vindas dos vários elementos paisagísticos que povoam o local.
O Parque do Fontelo integra:
- Uma pequena cascata
- Vestígios de um traço de aqueduto
- 5 campos de futebol
- Piscinas municipais
- Estádio municipal
- Polidesportivo
- Parque Infantil
Sabia que: o Parque de Fontelo soma quase 10 séculos de história e que, em 1993, recebeu o Prémio Quercus pela boa preservação ambiental?

Investigue a Cava e estátua de Viriato
A Cava de Viriato é uma planta octagonal de 38 hectares. Esta estrutura serviu como um sistema militar defensivo, um acampamento e até mesmo uma cidade, protegida por muros de terra e por um fosso de água, para os vários povos que estiveram de passagem pela Península Ibérica.
Atualmente, a Cava de Viriato é um espaço charmoso e repleto de paisagens naturais bucólicas que o convidam a fazer um passeio até à estatua do herói e líder lusitano Viriato e a assistir a um panorâmico pôr-do-sol, num dos pontos mais altos desta construção.
Sabia que: a Cava de Viriato é considerado o maior monumento nacional desde 1910?

Participe na Feira de São Mateus
A Feira de São Mateus é considerada uma marca de Viseu que conta já com um registo de 631 anos!
A feira de São Mateus tem vindo a atrair um número elevado de turistas para a cidade de Viseu. É uma festa popular que dá palco aos artistas culturais mais conceituados do país, possuí atividades para todos os gostos e idades e reúne as melhores barraquinhas artesanais e gastronómicas, proporcionando uma experiência incrível.
Consulte o programa da Feira de São Mateus aqui.

Delicie-se com a gastronomia de Viseu
Para além dos jardins, das praças e das feiras, Viseu é um destino turístico que o convida a saborear o melhor da gastronomia da Região.
Se é um grande adepto de queijos, carnes e doces, é caso para dizer que está no sítio certo, onde não irão faltar opções de escolha, como por exemplo:
- Cabrito assado com arroz de carqueja;
- Vitela de Lafões;
- Arroz de Míscaros (uma espécie de cogumelos que cresce nos pinhais em Sátão);
- Rancho à Moda de Viseu – segundo conta a lenda, este prato foi criado durante as guerras entre os absolutistas e os liberais;
- Pasteis de Vouzela;
- Caçoilinhos do Vouga;
- Pasteis de feijão;
- Doce “Viriato” – um bolo típico de Viseu, em forma de V.
Dica: conheça a Confeitaria Amaral. Este espaço foi responsável pela criação e pelo registo da marca “Pastel de Viriato” em 1995. Não se preocupe com as horas para saborear este doce, a confeitaria está aberta desde as 6h30 até à meia-noite!

Visite as caves do Vinho Dão
Os campos de vinhas da Região Demarcada do Dão estão plantados a mais de 400 metros de altitude. É nesse ponto alto entre as montanhas, protegidas pelos ventos vindos das serras, que são produzidos alguns dos vinhos mais complexos e apreciados em todo o território nacional.
Se tiver interesse em conhecer os diferentes vinhos produzidos nesta região, convidámo-lo a explorar os 42 pontos de interesse da Rota do Vinho Dão, que estão divididos em cinco roteiros.
Por outro lado, se preferir fazer uma prova num local capaz de lhe proporcionar uma experiência enriquecedora e dinâmica, recomendamos que se dirija a:

Se tiver interesse em prolongar a sua visita por Viseu, tem à sua disposição diversas opções de alojamento, que combinam a história, a cultura e a hospitalidade da cidade, como por exemplo: