fbpx Skip to main content

Trabalhar enquanto viajo? Sim, é possível! Os viajantes procuram, cada vez mais, soluções budget friendlye novas experiências. O trabalho voluntário pode ser a solução e esta tendência de viagem está, novamente, a dar que falar.

O conceito de work exchange consiste numa “troca-por-troca”. Os viajantes voluntariam-se para trabalhar durante as férias em troca de alojamento ou refeições, o grande objetivo é aproximar os viajantes à cultura e comunidade local.  

Este conceito está intimamente interligado com o slow tourism, uma vez que ambos se baseiam em aproveitar ao máximo o tempo num destino, em conhecer e absorver a cultura local, em explorar locais off the beaten track e longe da confusão, em provar a gastronomia típica e, no fundo, em viver como um local.

Uma comunidade online de work exchange:

O Workaway é uma plataforma que proporciona a ligação entre comunidades locais com as pessoas que querem viajar. Os viajantes têm a oportunidade de contribuir com o seu conhecimento e ajudar em tarefas de um projeto que esteja a ser desenvolvido no momento da viagem.

Muitos viajantes que planeiam as suas grandes viagens com a comunidade online da Workaway, afirmam que sem esta entreajuda não seria possível viajarem durante tanto tempo com um budget mais reduzido, nem ter uma experiência tão próxima da comunidade local do destino.

 Uma das grandes vantagens desta plataforma é que facilita o contacto com os anfitriões, permitindo que os viajantes esclareçam diretamente as dúvidas e percebam quais virão a ser as suas funções e como funciona a comunidade.

Onde posso usufruir desta experiência?

As pesquisas podem ser feitas quer por local de viagem, quer pela tipologia de trabalho que o viajante pretende fazer. A página conta com cerca de 170 países inscritos entre Europa, Médio Oriente, América do Norte, Centro e do Sul, África e Ásia.

Portugal é um dos países que pode encontrar no Workaway, com propostas de trabalhos a realizar na Costa de Prata, Vila Longa, Abrantes, Aljezur, Serra da Arrábida, Serra da Estrela, entre outros locais. Os trabalhos disponíveis vão desde o restauro ou construção de alguma divisão de uma casa, à criação de zonas de cultivo, à prestação de cuidados a animais e manutenção da casa enquanto os donos estão de férias, entre outros projetos.

Quais os privilégios de viajar assim?

Esta modalidade de viagem permite poupar dinheiro e viajar durante mais tempo. Além disso, a saída da zona de conforto promove o crescimento tanto a nível pessoal como profissional, bem como a aprendizagem de novas habilidades. Através da forte ligação com a comunidade, criam-se amizades e experiências tão enriquecedoras que são estimadas pelos viajantes para o resto das suas vidas.

>