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Serviços IPDT

Gestão de Processos de Certificação de Sustentabilidade

pela Norma da EarthCheck

Certificação de Sustentabilidade: da intenção à ação

Um processo de certificação de sustentabilidade de uma empresa ou destino turístico deve ser encarado como um investimento estratégico, que a médio e longo prazo permitirá encontrar um equilíbrio entre os padrões da oferta e os requisitos da procura. Além de garantir o uso responsável dos recursos disponíveis, este compromisso reflete-se na valorização da marca, no aumento da confiança por parte dos consumidores e na oferta de uma experiência com elevados níveis de qualidade e segurança para o cliente final.

Porquê apostar numa Certificação de Sustentabilidade?

A adoção de práticas sustentáveis no turismo deixou de ser uma opção — é hoje uma exigência crescente por parte dos viajantes e uma oportunidade clara de diferenciação no mercado. O benefícios de uma certificação de sustentabilidade são duradouros e a longo prazo.

  • Escolha dos turistas
    Os viajantes preferem empresas e destinos com práticas responsáveis.
  • Preservação dos recursos
    Os recursos naturais e culturais são protegidos para as próximas gerações.
  • Rentabilidade e notoriedade
    A sustentabilidade fortalece a imagem e os resultados do negócio.
  • Todos beneficiam
    Garante vantagens para residentes, turistas e investidores.

Uma estratégia transversal e eficaz

A certificação de sustentabilidade é uma das ferramentas mais eficientes do ponto de vista do desenvolvimento dos negócios e destinos turísticos, na medida em que pressupõe o planeamento e a partilha de uma visão integrada do desenvolvimento turístico, assente numa metodologia de trabalho transversal às 4 áreas da Sustentabilidade:

Sustentabilidade Ambiental
Preservação dos recursos naturais e adoção de medidas que reduzam os impactos ambientais, minimizando a pegada ecológica.

Sustentabilidade Económica
Estímulo à produtividade e à eficiência dos negócios locais, gerando valor real para as empresas e para a comunidade.

Sustentabilidade Social
Inclusão ativa das comunidades locais e stakeholders, assegurando que todos beneficiam do turismo.

Sustentabilidade Cultural
Preservação dos valores e tradições, valorizando o saber das pessoas e dando voz ativa aos elementos culturais.

A certificação de sustentabilidade é uma das ferramentas mais eficientes do ponto de vista do desenvolvimento dos negócios e destinos turísticos, na medida em que pressupõe o planeamento e a partilha de uma visão integrada do desenvolvimento turístico.

Quais os objetivos de uma Certificação de Sustentabilidade?

01. Crescimento Sustentado

Valorizar o Crescimento com Responsabilidade

Ao definir objetivos e ações específicas para a sua concretização, os negócios e destinos estão a traçar um caminho de progresso e sucesso que, a longo prazo, irá reduzir custos operacionais e simplificar etapas, incrementar inovação, criar ligações duradouras com parceiros e clientes e, sobretudo, assegurar o futuro dos ecossistemas e recursos que albergam oferta. Trata-se de crescer em valor e número, mas, também, fazer crescer quem participa no processo de forma direta ou indireta.

02. Competitividade

Um Diferencial Baseado na Transparência e Rigor

A exigência do mercado por opções sustentáveis encontra-se em crescendo, traduzindo-se numa oportunidade de negócio para aqueles que se dissociam do fenómeno de greenwashing. A certificação por normas exigentes é o garante da existência de um compromisso sólido com a sustentabilidade, conferindo maior credibilidade e reconhecimento perante os clientes, parceiros e stakeholders.

03. Criação de valor

Contribuir para Comunidades Mais Justas e Inclusivas

Promover um turismo mais equitativo, inclusivo e responsável implica uma preocupação acrescida sobre as questões sociais e culturais, nomeadamente através da criação de emprego, novas oportunidades de educação e acessos a serviços de saúde, visando reduzir os níveis de pobreza e fome. Destacando-se, ainda, a necessidade de trabalhar o respeito e preservação das tradições e costumes, através da sensibilização, de modo a valorizar o património existente.

03. Oferta Responsável

Responsabilidade em Toda a Cadeia de Valor

Proporcionar um serviço responsável não se traduz, apenas, na promoção de práticas ambientais, mas, também, de princípios éticos. Isso inclui respeitar os direitos humanos, garantir condições de trabalho justas e seguras, e criar oportunidade de crescimento nas carreiras. No fundo, garantir uma cadeia de valor sustentável, na qual todas as fases, processos e envolvidos beneficiam de qualidade e excelência.

Áreas de desempenho Chave

Principais Áreas de Avaliação para a Certificação de Sustentabilidade

A certificação de sustentabilidade implica a recolha de dados sobre indicadores quantitativos e critérios qualitativos organizados nas seguintes áreas de desempenho.

Eficiência Energética e Gestão de Energia

Gases com Efeito de Estufa

Qualidade do Ar, Ruído e Poluição Luminosa

Gestão de Recursos Hídricos

Saneamento e Gestão de Águas Residuais

Gestão e Conservação de Ecossistemas e Biodiversidade

Ordenamento e Planeamento do Território

Transportes

Gestão de Resíduos Sólidos

Gestão de Substâncias Químicas Perigosas

Gestão Social e Cultural

Gestão Económica

Transforme o seu destino num exemplo de futuro.

ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO:

Como é que o IPDT assessora os processos de certificação sustentável?

1

Análise situacional e constituição de DMO (unidade de gestão)

A construção de uma visão abrangente sobre o contexto interno e externo de uma organização é conseguida através da identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas. Esta etapa irá orientar a definição dos objetivos, do planeamento e a alocação dos recursos, promovendo decisões informadas e adaptadas à realidade em questão.

2

Mitigação de Riscos e Metodologia de Melhoria Contínua

Esta fase envolve a identificação e mitigação proativa de riscos existentes, ao mesmo tempo em que se procuram, com regularidade, novas oportunidades de melhoria e aprimoramento, contribuindo para o aumento da resiliência, eficiência e adaptabilidade de uma organização.

3

Monitorização e Reporte

A aplicação de mecanismos de monitorização e reporte apresenta-se crucial para alicerçar a tomada de decisão, uma vez que permitem acompanhar o desempenho, identificar tendências, avaliar impactos, detetar problemas e oportunidades, devendo esta ser devidamente comunicadas com todas as partes interessadas.

OS OUTPUTS

Quais os outputs do trabalho desenvolvido?

01.

Política de Sustentabilidade

Documento orientador das intenções do destino no que diz respeito à sustentabilidade, apresentando o propósito e os compromissos associados, bem como as principais metas a atingir.

02.

Avaliação de Riscos

Documento que identifica o atual e potencial nível de risco de situações, planeadas, acidentais ou de emergência, naturais ou antrópicas, relacionadas com o âmbito de atuação do destino.

03.

Plano de Ação

Conjunto de compromissos e ações que o destino, em parceria com empresas e agentes locais, se propõe a implementar num determinado período.

04.

Dossiers de Benchmarking

Conjunto alargado de documentos e evidências que atestam o trabalho desenvolvido pelo destino em prol da Sustentabilidade e avaliam a sua performance qualitativa e quantitativa.

05.

Relatório de Sustentabilidade

Ferramenta de monitorização e comunicação do trabalho desenvolvido pelo destino em prol da sustentabilidade e do cumprimento dos objetivos propostos no seu Plano de Ação.

06.

Website e Vídeo

Criação de suportes de comunicação, como website e vídeo institucional, para valorizar e divulgar o processo de certificação e os resultados alcançados

A certificação pela norma da EarthCheck

O IPDT é parceiro da EarthCheck, líder mundial em benchmarking científico e certificação na indústria do turismo e das viagens. Desde 2018 que colaboramos com esta entidade de referência e, desde 2024, orgulhamo-nos de ser seu embaixador oficial em Portugal.

Earthcheck
Metodologia EarthCheck

A certificação de suatentabilidade EarthCheck assenta numa metodologia rigorosa de melhoria contínua. Para além de demonstrar anualmente a conformidade com os critérios definidos, os destinos e empresas devem evidenciar progressos significativos de desempenho. As auditorias de terceira parte exigidas pela entidade certificadora garantem um processo transparente, imparcial e credível.

O processo

Este processo permite alcançar, ao longo do tempo, quatro patamares de certificação: Prata, Ouro, Platina e Master. Cada patamar é mantido durante quatro anos, com certificação renovada anualmente. Ao quinto ano, se cumpridos os requisitos, é alcançado o nível seguinte.

O IPDT apoia municípios e empresas turísticas a planear, estruturar e fazer crescer projetos com impacto.

Preencha o formulário e inicie uma colaboração estratégica connosco. A nossa experiência em consultoria turística traduz-se em soluções ajustadas à realidade local, com foco no desenvolvimento sustentável, na valorização do território e no crescimento económico. Juntos, podemos transformar o potencial da sua região em resultados concretos.

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