* Alexandre Abade (Oásis Atlântico Holding); * Alexandre de Almeida (Hotéis Alexandre de Almeida); * Alves de Sousa (Hotel Britania – Hotéis Heritage); * Ana Barbosa (TurAventur); * Ana Ferro (INSPIRE); * Ana Salazar (Universidade Fernando Pessoa); * Anabela Almeida (Consolidador.com); * Anabela Correia (Inatel Turismo); * André Barreto (Estalagem Quintinha São João); * André Gomes (Turismo do Algarve); * Andrew Zino (Nature Meetings); * António Belmar da Costa (AGEPOR -Associação dos Agentes de Navegação de Portugal); * António Ceia da Silva; * António Condé Pinto (APHORT); * António Diogo (Welcome Portugal -Viagens e Turismo); * António Fernandes (ACIF-CCIM); * António Lacerda (Agência Promoção Turística do Alentejo); * António Loureiro (Iberojet); * António Martinho; * António Mota; * António Trindade (Porto Bay); * António Vidal (APECATE); * Assis Correia (Associação Comercial e Industrial do Funchal); * Bruno Pereira (Câmara Municipal do Funchal); * Cândido Mendes (Federação Portuguesa de Turismo Rural); * Carina Monteiro; * Carla Cardoso (UCP Braga); *Carla Ponte (Câmara Municipal de Albufeira); *Carla Salsinha (Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa );* Carlos Costa; * Carlos Fernandes (ESTG-IPVC); * Carlos Martins; * Carlos Martins (OPIUM); * Carlos Paneiro; * Carlos Torres (ESHTE); * Carolina Morgado; * Catarina Cabrita; * Catarina Cunha (Câmara Municipal do Porto); Estudante; * Conceição Estudante; * Cristina Ávila (Associação de Turismo dos Açores); * Cristina Dias; * Cristina Gouveia; * Cristina Siza Vieira (Associação da Hotelaria de Portugal); * Desidério Silva; * Diogo Batista (Sousa Batista & Associados); * Domingos Silva; * Duarte Correia (World2Meet); * Eduardo Cabrita (MSC Cruzeiros); * Eduardo Jesus; * Eduardo Miranda (ALEP -Associação do Alojamento Local); * Eduardo Souto Moura (AICEP); * Fátima Vila Maior (FIL –Feira Internacional de Lisboa); * Fernando Fernandes (Quinta das Escomoeiras); * Fernando Neves (Hotel do Colégio); * Fernando Vieira; * Francisco de Calheiros (Associação de Turismo de Habitação); * Francisco Pita (ANA Aeroportos, S.A.); * Francisco Teixeira (Melair); * Frèdéric Frère (Travelstore); * Frederico Costa (Pousadas de Portugal); * Gama Mor; * Gavin Eccles; * Gonçalo Salgado (Grupo SushiCafe/UrActive); * Hélder Martins; * Hélio Loureiro (Hotel Porto Palácio); * Henrique Moura; * Henrique Montelobo (Onyria Resorts); * Henrique Veiga (Aequitate); * Isabel Cardoso; * Isabel Morais (Sogrape Vinhos); * Isabel Pilar (Exquisite Portugal); * Jan E. Ringertz (Highgate Portugal); * João Fernandes; * João Monteiro (Hotéis Rurais de Portugal); * Joaquim Ribeiro (J.A.S.E. –Empreendimentos Turísticos); * João Paulo Reis (Scalivete); * João Silva (Team Quatro); * João Welsh (TopAtlântico Madeira); * Joaquim Almeida (ARAC); * Joaquim Anes Pinto (Hotel Beach & Golf); * Joaquim Antunes (Instituto Politécnico de Viseu); * Jorge Abrantes; * Jorge Aguiar (Bensaúde);* Jorge Aníbal Catarino; * Jorge Gassin (Barceló Hotel Beds); * Jorge Humberto (Turismo Região de Lisboa); * Jorge Jesus; * Jorge Marrão (Deloitte); * Jorge Rebelo de Almeida (Grupo Vila Galé); * Jorge Rodrigues (Templar – Rotas e Destinos Turísticos); * Jorge Umbelino (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril); * José Arimateia (Visabeira Turismo); * J. Carlos Pinto Coelho (Onyria Resorts); * José Elias (Revista Turisver); *José Manuel Santos (Turismo do Alentejo e do Ribatejo, ER); * José Roquette (Grupo Pestana); * Júlio Meirinhos; * Júlio Mendes (Universidade do Algarve); * Lourenço Marçal (Grupo Continental); * Luciano Gouveia (Palheiro Estate); * Luigi Valle; * Luís Correia da Silva; * Luís Luz; * Luís Marques (AETUR); * Luís Monteiro D ́Aguiar (Eurofun); * Luís Veiga (Natura-IMB Hotels); * Mafalda Magalhães (Museu Futebol Clube do Porto); * Manuel Dias (MDTUR); * Manuel Marques (Douro Azul, S.A.); * Manuela Sarmento (Universidade Lusíada); * Maria José Silva (RAVT); * Mário Ascenção (HAAGA-HELIA -University of Applied Sciences); * Margarida Belém (Câmara Municipal de Arouca); * Mário Ferreira (Douro Azul, S.A.); * Mário Ferreira (Nau Hotels); * Marta Bensaúde Pires; * Marta Guerreiro (Novo Banco dos Açores); * Marta Sá Lemos (APDL); * Miguel Cymbron (VIP Hotels); * Miguel Júdice (Quinta das Lágrimas); * Miguel Moital (Universidade de Bournemouth); *Miguel Perestrello (MOVIJOVEM); * Miguel Simões de Almeida; * Miguel Sousinha; * Miguel Velez; * Mónica Fernandes (Lisboatur); * Nazir Din (SANA Hotels Portugal); * Noel Dias; * Nuno Azevedo; * Nuno Fazenda (Professor Universitário); * Nuno Pimenta; * Nuno Santos (Solférias); * Orlando Carrasco (International Consultants Iberia); * Paulo Águas (Universidade do Algarve); * Paulo Geisler (Lufthansa); * Paulo Lei (Ferpinta); * Paulo Leite; * Paulo Mendes; * Paulo Parreira (SmartSightseeing); * Paulo Rita (NOVA Information Management School); * Paulo S. Cunha (Casa da Música); * Pedro Aires Abreu; * Pedro Ferreira (APAVT); * Pedro Gordon (GEA Portugal); * Pedro Lopes (Grupo Pestana); * Pedro Machado; * Pedro Pereira (Hotel Miraparque); * Pedro Silva; * Raul Geraldes (PelicanoTravel); * Reinaldo Teixeira (Garvetur); * Ricardo Valente (Câmara Municipal do Porto); * Rita Soares (Martins Soares); * Roberto Antunes (NEST -Centro de Inovação do Turismo); * Roberto Gomes; * Rocha de Matos (Associação Industrial Portuguesa); * Rodolfo Faustino; * Rodrigo Machaz (Memmo Baleeira Hotel); * Rosário Torres Costa (Turismo de Portugal, IP); * Rui Ochôa (Event Point); * Salvador Alves Dias (Associação de Jornalistas Portugueses de Turismo); * Sancho Silva (Cestur); * Sandra Carvão (UN Tourism); * Sandra Figueiredo (Porto Cruz); * Sónia Almeida (ADERE); * Susana Ribeiro; * Susana Luz; * Teresa Vieira (Sociedade de Turismo da Feira); * Tiago Raiano (New Tour Azores, SA); * Valente de Oliveira; * Vasco Malaquias de Lemos; * Virgínia Trigo (ISCTE); * Vítor Fraga (SDEA); * Vítor Neto (Ex-Secretário de Estado do Turismo); * Vítor Silva
BARÓMETRO TURISMO IPDT
Barómetro do Turismo IPDT - O primeiro barómetro do turismo em Portugal.
Um projeto do IPDT lançado em 2006 que reúne os principais decisores do setor em Portugal para discutir as grandes temáticas do turismo.
Edição 72 — dezembro 2024 + Edição especial
Conheça os resultados em primeira mão.
Nível de confiança
Em outubro de 2024, o nível de confiança no setor turístico atingiu 82,9 pontos, um dos mais altos da série histórica, apesar de uma ligeira descida em relação à edição anterior (abril’24). O resultado evidencia a resiliência do setor face aos desafios.
Panorama: Natal e Fim de Ano
Durante o Natal de 2024, o mercado externo deverá apresentar um desempenho superior ao de 2023, destacando-se pelo forte potencial de crescimento em todos os indicadores analisados, enquanto o mercado interno deverá manter-se estável face a 2023.
Previsões para o ano de 2025
As previsões para 2025 apontam para um crescimento sustentado nos principais indicadores, mas destacam adicionalmente desafios que exigem respostas estratégicas. Painel prevê até 33 milhões de hóspedes e €6,5 mil milhões em proveitos.
Reações overtourism
O combate à desinformação é visto como a principal prioridade para desmitificar o “overtourism”. A urgência de ações estratégicas é reconhecida, com destaque para a sensibilização das comunidades locais e a descentralização da carga turística para as regiões interiores.