Identificação do perfil do visitante, perceção dos pontos positivos e negativos e identificação dos meios de comunicação mais utilizados pelos participantes, são aspetos que mostram a importância da avaliação de eventos. Neste artigo conheça 3 vantagens desta avaliação.

Os eventos trazem vários benefícios às empresas e/ou aos destinos que os organizam. Quando bem planeados os eventos podem ser de grande importância para uma cidade, região ou país, contribuindo para a atração de turistas e visitantes, estimulando a economia e melhorando a vida social e cultural da região onde decorrem. Neste artigo enumeramos 3 vantagens da avaliação de eventos:

1) Traçar o perfil do visitante

Determinar o perfil do visitante é um ponto muito importante no âmbito da avaliação, uma vez que permite conhecer o perfil do público do evento. Entre os dados obtidos estão a nacionalidade do visitante e a região de proveniência. A oportunidade de conhecer o visitante permite um planeamento mais segmentado em termos de ações de marketing, bem como na oferta de atividades mais adequadas ao perfil do participante.

2) Identificar pontos positivos e negativos

Seja na forma de questionário, formulário ou até uma conversa informal, recolher informações e opiniões sobre a experiência que os participantes tiveram durante o evento é fundamental para avaliar os pontos positivos e negativos da iniciativa. Com base nessa avaliação é possível melhorar em edições futuras. É crucial valorizar e encarar o feedback dos participantes de forma construtiva, de modo a ajustar os serviços e a experiência noutras iniciativas.

3) Identificar meios de comunicação utilizados pelos visitantes

A elaboração de um bom plano de comunicação, utilizando os vários meios de comunicação disponíveis é fundamental para promover e divulgar o evento. Por mais que a iniciativa tenha um tema interessante é importante que as pessoas se sintam envolvidas pelo conteúdo. É também importante que o programa do evento seja divulgado com antecedência. As redes sociais são uma excelente fonte de divulgação e promoção dos serviços mas é igualmente fundamental perceber quais são as redes que o novo público mais utiliza.

Ajudar a melhorar as edições futuras através da análise dos aspetos menos positivos da edição anterior, segmentação das campanhas comunicacionais, conhecer a perceção dos residentes face à importância do evento e compreender o impacto mediático e económico do evento, são algumas das conclusões que se podem esperar do estudo de avaliação de um evento.

Esta é uma das áreas de atuação do IPDT – Turismo e Consultoria. A metodologia utilizada propõe a recolha de informação relevante e adequada às necessidades do cliente, resultando num documento de valor. Este verão o IPDT – Turismo e Consultoria está a avaliar mais de 15 eventos. Contacte-nos para mais informações sobre este tema.

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