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Desde 2006

Barómetro do Turismo IPDT

Criado em 2006, o Barómetro do Turismo é uma iniciativa pioneira do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo – e constitui-se como o primeiro observatório regular de opinião sobre o turismo em Portugal.

Este projeto reúne um painel exclusivo composto pelos principais decisores, líderes e especialistas do setor, com o objetivo de identificar tendências, partilhar perceções e refletir sobre os desafios e oportunidades que se colocam ao turismo nacional.

Ao longo dos anos, o Barómetro tem-se afirmado como uma ferramenta estratégica de análise e apoio à decisão, promovendo o debate qualificado e contribuindo para a construção de um setor mais inovador, competitivo e sustentável.

Edição 74 – julho 2025

Conheça os resultados em primeira mão.

Nível de confiança

Em julho de 2025, o nível de confiança fixou-se nos 83,3 pontos, representando uma ligeira descida face a fevereiro, mas mantendo-se como o 7º valor mais elevado da série histórica, iniciada em 2010:

85.2
FEV25
83.3
JUL25

Expectativas positivas para a maioria dos indicadores

Os dados mostram uma perspetiva positiva para a maioria dos indicadores turísticos, com especial destaque para a procura externa, a atividade do turismo e o investimento privado e o emprego:

Procura Externa

48,3%

Atividade do turismo

46,6%

Investimento privado e Emprego

43,1%

Panorama – Verão 2025

Prevê-se um verão melhor que o de 2024, impulsionado pelo crescimento do mercado externo, com impacto positivo na receita e valorização da oferta turística nacional:

Aumento receitas

77%%

Aumento preço/noite nos alojamentos

78%

Mercados Emissores – Verão 2025

Reino Unido, Espanha, França, EUA e Alemanha lideram como principais emissores, destacando a relevância dos mercados próximos e a aposta estratégica em destinos de longa distância como os EUA:

Reino Unido

93%

Espanha

91%

EUA

80%

Faça o download da versão completa do Barómetro do Turismo IPDT e tenha acesso às análises, tendências e opiniões dos principais líderes do setor.

Mercado asiático em Portugal

Profissionais reconhecem progressos, mas veem potencial inexplorado. Defendem mais voos diretos, parcerias especializadas e comunicação adaptada à cultura asiática:

Sim, mas há margem significativa para melhorar

50%

Reforçar a conectividade aérea direta com os principais hubs asiáticos

79%

Estabelecer parcerias com operadores turísticos, OTAs e DMCs especializados nos mercados asiáticos

61%

40 Anos de Portugal na União Europeia

Quatro décadas após a adesão, destacam-se impactos estruturais no turismo, como a mobilidade Schengen, o euro e os fundos europeus, fundamentais para o crescimento e qualificação do setor:

Mobilidade facilitada dentro do espaço Schengen

89%

Acesso a fundos comunitários para requalificação urbana, património e infraestruturas turísticas

89%

Adoção do euro, que facilitou transações e aumentou a confiança dos turistas

88%
Download do E-book

Barómetro do Turismo IPDT

Aceda à versão completa com todos os resultados, tendências e insights exclusivos do setor. Preencha o formulário e receba gratuitamente o e-book diretamente no seu e-mail.

    O Barómetro em números

    19
    anos
    75
    edições
    174
    membros
    Membros do Barómetro do Turismo

    * Alexandre Abade (Oásis Atlântico Holding); * Alexandre de Almeida (Hotéis Alexandre de Almeida); * Alves de Sousa (Hotel Britania – Hotéis Heritage); * Ana Barbosa (TurAventur); * Ana Ferro (INSPIRE); * Ana Salazar (Universidade Fernando Pessoa); * Anabela Almeida (Consolidador.com); * Anabela Correia (Inatel Turismo); * André Barreto (Estalagem Quintinha São João); * André Gomes (Turismo do Algarve); * Andrew Zino (Nature Meetings); * António Belmar da Costa (AGEPOR -Associação dos Agentes de Navegação de Portugal); * António Ceia da Silva; * António Condé Pinto (APHORT); * António Diogo (Welcome Portugal -Viagens e Turismo); * António Fernandes (ACIF-CCIM); * António Lacerda (Agência Promoção Turística do Alentejo); * António Loureiro (Iberojet); * António Martinho; * António Mota; * António Trindade (Porto Bay); * António Vidal (APECATE); * Assis Correia (Associação Comercial e Industrial do Funchal); * Bruno Pereira (Câmara Municipal do Funchal); * Cândido Mendes (Federação Portuguesa de Turismo Rural); * Carina Monteiro; * Carla Cardoso (UCP Braga); *Carla Ponte (Câmara Municipal de Albufeira); *Carla Salsinha (Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa );* Carlos Costa; * Carlos Fernandes (ESTG-IPVC); * Carlos Martins; * Carlos Martins (OPIUM); * Carlos Paneiro; * Carlos Torres (ESHTE); * Carolina Morgado; * Catarina Cabrita; * Catarina Cunha (Câmara Municipal do Porto); Estudante; * Conceição Estudante; * Cristina Ávila (Associação de Turismo dos Açores); * Cristina Dias; * Cristina Gouveia; * Cristina Siza Vieira (Associação da Hotelaria de Portugal); * Desidério Silva; * Diogo Batista (Sousa Batista & Associados); * Domingos Silva; * Duarte Correia (World2Meet); * Eduardo Cabrita (MSC Cruzeiros); * Eduardo Jesus; * Eduardo Miranda (ALEP -Associação do Alojamento Local); * Eduardo Souto Moura (AICEP); * Fátima Vila Maior (FIL –Feira Internacional de Lisboa); * Fernando Fernandes (Quinta das Escomoeiras); * Fernando Neves (Hotel do Colégio); * Fernando Vieira; * Francisco de Calheiros (Associação de Turismo de Habitação); * Francisco Pita (ANA Aeroportos, S.A.); * Francisco Teixeira (Melair); * Frèdéric Frère (Embrace); * Frederico Costa (Pousadas de Portugal); * Gama Mor; * Gavin Eccles; * Gonçalo Salgado (Grupo SushiCafe/UrActive); * Hélder Martins; * Hélio Loureiro (Hotel Porto Palácio); * Henrique Moura; * Henrique Montelobo (Onyria Resorts); * Henrique Veiga (Aequitate); * Isabel Cardoso; * Isabel Morais (Sogrape Vinhos); * Isabel Pilar (Exquisite Portugal); * Jan E. Ringertz (Octant Hotels); * João Fernandes; * João Monteiro (Hotéis Rurais de Portugal); * Joaquim Ribeiro (J.A.S.E. –Empreendimentos Turísticos); * João Paulo Reis (Scalivete); * João Silva (Team Quatro); * João Welsh (TopAtlântico Madeira); * Joaquim Almeida (ARAC); * Joaquim Anes Pinto (Hotel Beach & Golf); * Joaquim Antunes (Instituto Politécnico de Viseu); * Jorge Abrantes; * Jorge Aguiar (Bensaúde);* Jorge Aníbal Catarino; * Jorge Gassin (Barceló Hotel Beds); * Jorge Humberto (Turismo Região de Lisboa); * Jorge Jesus; * Jorge Marrão (Deloitte); * Jorge Rebelo de Almeida (Grupo Vila Galé); * Jorge Rodrigues (Templar – Rotas e Destinos Turísticos); * Jorge Umbelino (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril); * José Arimateia (Visabeira Turismo); * J. Carlos Pinto Coelho (Onyria Resorts); * José Elias (Revista Turisver); *José Manuel Santos (Turismo do Alentejo e do Ribatejo, ER); * José Roquette (Grupo Pestana); * Júlio Meirinhos; * Júlio Mendes (Universidade do Algarve); * Lourenço Marçal (Grupo Continental); * Luciano Gouveia (Palheiro Estate); * Luigi Valle; * Luís Correia da Silva; * Luís Luz; * Luís Marques (AETUR); * Luís Monteiro D ́Aguiar (Eurofun); * Luís Veiga (Natura-IMB Hotels); * Mafalda Magalhães (Museu Futebol Clube do Porto); * Manuel Dias (MDTUR); * Manuel Marques (Douro Azul, S.A.); * Manuela Sarmento (Universidade Lusíada); * Maria José Silva (RAVT); * Mário Ascenção (HAAGA-HELIA -University of Applied Sciences); * Margarida Belém (Câmara Municipal de Arouca); * Mário Ferreira (Douro Azul, S.A.); * Mário Ferreira (Nau Hotels); * Marta Bensaúde Pires; * Marta Guerreiro (Novo Banco dos Açores); * Marta Sá Lemos (APDL); * Miguel Cymbron (VIP Hotels); * Miguel Júdice (Quinta das Lágrimas); * Miguel Moital (Universidade de Bournemouth); *Miguel Perestrello (MOVIJOVEM); * Miguel Simões de Almeida; * Miguel Sousinha; * Miguel Velez; * Mónica Fernandes (Lisboatur); * Nazir Din (SANA Hotels Portugal); * Noel Dias; * Nuno Azevedo; * Nuno Fazenda (Professor Universitário); * Nuno Pimenta; * Nuno Santos (Solférias); * Orlando Carrasco (International Consultants Iberia); * Paulo Águas (Universidade do Algarve); * Paulo Geisler (Lufthansa); * Paulo Lei (Ferpinta); * Paulo Leite; * Paulo Mendes; * Paulo Parreira (SmartSightseeing); * Paulo Rita (NOVA Information Management School); * Paulo S. Cunha (Casa da Música); * Pedro Aires Abreu; * Pedro Ferreira (APAVT); * Pedro Gordon (GEA Portugal); * Pedro Lopes (Grupo Pestana); * Pedro Machado; * Pedro Pereira (Hotel Miraparque); * Pedro Silva; * Raul Geraldes (PelicanoTravel); * Reinaldo Teixeira (Garvetur); * Ricardo Valente (Câmara Municipal do Porto); * Rita Soares (Martins Soares); * Roberto Antunes (NEST -Centro de Inovação do Turismo); * Roberto Gomes; * Rocha de Matos (Associação Industrial Portuguesa); * Rodolfo Faustino; * Rodrigo Machaz (Memmo Baleeira Hotel); * Rosário Torres Costa (Turismo de Portugal, IP); * Rui Ochôa (Event Point); * Salvador Alves Dias (Associação de Jornalistas Portugueses de Turismo); * Sancho Silva (Cestur); * Sandra Carvão (UN Tourism); * Sandra Figueiredo (Porto Cruz); * Sónia Almeida (ADERE); * Susana Ribeiro; * Susana Luz; * Teresa Vieira (Sociedade de Turismo da Feira); * Tiago Raiano (New Tour Azores, SA); * Valente de Oliveira; * Vasco Malaquias de Lemos; * Virgínia Trigo (ISCTE); * Vítor Fraga (SDEA); * Vítor Neto (Ex-Secretário de Estado do Turismo); * Vítor Silva

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