A sustentabilidade é hoje uma das principais aliadas do turismo e o setor precisa de continuar a adaptar-se para corresponder a um elevado nível de satisfação dos turistas.
Garantir uma experiência memorável é um dos principais objetivos, a par da consciencialização sobre questões ligadas à sustentabilidade e práticas que a promovam.
Mas o que é o Turismo Sustentável?
Sobre o tema, a Organização Mundial de Turismo refere que nem o “ambiente natural nem o tecido sociocultural das comunidades de acolhimento devem ser prejudicados pela chegada de turistas. Pelo contrário, o ambiente natural e as comunidades locais devem beneficiar do turismo, económica e culturalmente. A sustentabilidade implica que os recursos e atrações do destino devam ser utilizados de forma que o seu uso por futuras gerações, não seja comprometido.”
Açores no Rumo da Sustentabilidade
Os Açores tornaram-se em 2019 no primeiro Arquipélago no mundo a alcançar a certificação internacional de destino sustentável, um processo assessorado pelo IPDT. O trabalho de auditoria foi feito pela EarthCheck, a entidade certificadora, avaliando um conjunto de parâmetros, como a conservação da energia, da água, a emissão de gases com efeito de estufa, a qualidade do ar, a poluição sonora e luminosa, a gestão dos ecossistemas, os transportes e a gestão cultural e social. Os Açores receberam a certificação de grau Silver (prata).
Cumbria: projeto carbono zero
Cumbria está a trabalhar com o objetivo comum de ser o primeiro condado do Reino Unido neutro em carbono, até 2037. O desafio ambicioso vai impactar muitos aspetos da vida em Cumbria. Uma parte desse trabalho consiste num programa de cinco anos de atividades comunitárias para ajudar as pessoas a reduzir a pegada de carbono, principalmente de alimentos, resíduos e produtos de consumo regular. A ambição de se tornar no primeiro condado neutro em carbono do Reino Unido, até 2037, passa por reduzir o impacto dos visitantes e adoção de um programa de alimentos de baixo carbono.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Certificação para o ecoturismo no Botswana
O Botswana é um dos países mais estáveis e seguros do continente africano e líder no turismo sustentável. Um quinto do território deste país, considerado parque de vida selvagem devido à diversidade e densidade da vida animal. No norte do país existe uma zona de ecoturismo que inclui o Parque Nacional de Chobe, a Reserva de Selinda, o Delta do Okavango e áreas de conservação comunitária onde se procura o equilíbrio sustentável entre a preservação da natureza e as receitas. Estes esforços são apoiados por um sistema nacional de certificação para o ecoturismo que incentiva o turismo, aplicação de boas práticas, como por exemplo, a utilização de carros e barcos elétricos silenciosos, livres de emissões de CO2, para a observação da vida animal.
O exemplo escandinavo
A Escandinávia é um exemplo a seguir, pelo compromisso e consciencialização em relação à sustentabilidade. 65% das empresas turísticas escandinavas já implementaram uma estratégia de sustentabilidade, segundo o inquérito da Euromonitor, realizado em julho de 2020. A Suécia é um país pioneiro no estudo e avaliação do ciclo de vida, que é fundamental para compreender todos os impactos dos comportamentos dos consumidores e dos padrões de consumo. O país está comprometido com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na preservação do gelo ártico e dos permafrost, de forma a auxiliar a interrupção da mudança climática, com o objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2045.
I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
A pioneira Costa Rica
A Costa Rica tem sido, desde os anos 70, líder internacional na conservação e nas práticas de sustentabilidade. O país foi bem-sucedido na reversão da desflorestação, e na utilização de energias renováveis para gerar mais de 90% da eletricidade do país. Atualmente estão a trabalhar no sentido de neutralizar as emissões de dióxido de carbono até 2050. Desde 1997, o Instituto de Turismo da Costa Rica tem premiado empresas do turismo que se destacam nas práticas ambientalmente responsáveis com o Certificado de Turismo Sustentável (CST). Este foi um dos primeiros programas do mundo nesse sentido e é reconhecido pela GSTC.
Melgaço + Sustentável
No seguimento da estratégia desenvolvida para o turismo de Melgaço, em 2017, o IPDT iniciou este ano de 2021, em conjunto com o Município, o processo de certificação internacional de Melgaço como destino sustentável, pelas normas da GSTC. Toda a comunidade local será envolvida neste processo, que é, na sua génese, inclusivo e democrático. Este objetivo de reforçar o posicionamento de Melgaço na área da sustentabilidade vai ao encontro das tendências de comportamento do consumidor em turismo. Este privilegia cada vez mais os destinos (e empresas) que implementem os 17 ODSs da Agenda 2030.
Como podemos ajudar?
Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.
O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism
Contactos diretos
T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt
* Chamada para a rede nacional
** Chamada para a rede móvel nacional

