Skip to main content
Uma Publicação IPDT, deste 2007

Revista de Tendências Turismo’25

Uma publicação independente promovida pelo IPDT, que acompanha e interpreta as grandes transformações do setor desde 2007.

Já disponível em versão impressa ou digital.

 Edição #18 —  2025

O turismo como agente de transformação positiva.

A 18ª edição da Revista de Tendências ‘Turismo 2025’ analisa os principais acontecimentos do ano de 2024 e apresenta as perspetivas e estratégias para o turismo em 2025. Ao longo desta edição:

  • O crescimento do mercado norte-americano em Portugal. Como é que este fenómeno está a moldar o panorama turístico nacional?
  • 500 anos de Camões – “Por mares nunca antes navegados”. A ligação umbilical de Portugal com o oceano. Como é que o turismo pode preservar e potenciar os mares?
  • 3 destinos turísticos que estão a capitalizar o sucesso desportivo dos seus atletas para se posicionarem como referências globais.

Estas e outras tendências globais compõem uma edição essencial com mais de 100 páginas de conhecimento, análise e inspiração.

Artigos desta edição

O que vai poder ler na Turismo’25? Descubra.

Barómetro do Turismo — Edição Especial

A edição especial “Turismo’25” apresenta a análise dos principais indicadores de desempenho e tendências emergentes para o setor em Portugal, com base na perceção de um painel qualificado de especialistas. Uma leitura orientadora para apoiar a definição de estratégias e antecipar os desafios de 2025.

Que tendências vão marcar 2025?

Uma leitura detalhada sobre os comportamentos emergentes dos viajantes e os fatores que vão influenciar as decisões de viagem, com destaque para a personalização da experiência, a procura por autenticidade e o crescimento das práticas sustentáveis.

Mercado Norte-Americano em Portugal

Explore como o mercado norte-americano se tornou um dos principais motores do turismo em Portugal, impulsionando o crescimento económico e diversificando a oferta turística nacional.

500 Anos de Camões: a relação entre o mar e o turismo.

Uma reflexão sobre como a herança cultural de Camões continua a inspirar o turismo, refletindo sobre a necessidade urgente de proteger este recurso vital através de práticas sustentáveis e políticas de conservação eficazes.

O sucesso dos atletas, como ferramenta de promoção

Como a Argentina (Messi), Eslovénia (Pogačar), Brasil (Rebeca Andrade) e Portugal (Cristiano Ronaldo) estão a potenciar o sucesso desportivo na sua promoção turística

Wrexham: da estagnação às luzes da ribalta

Descubra como a visibilidade gerada por Ryan Reynolds e Rob McElhenney transformaram Wrexham num destino turístico global, unindo paixão desportiva, cultura local e desenvolvimento económico.

Gestão integrada de destinos: Berlim, Frankfurt e Malta

Explore como cidades como Berlim, Frankfurt e Malta têm implementado estratégias eficazes de gestão integrada, combinando mobilidade, sustentabilidade e inovação para otimizar a experiência dos visitantes e beneficiar as comunidades locais.

Gerir o turismo em áreas naturais: Eslováquia e Estónia

Descubra como a Eslováquia e a Estónia têm implementado estratégias eficazes para gerir e potenciar o turismo em áreas naturais protegidas.

Acessibilidade no Turismo: Chester e Valónia

Descubra como a visibilidade gerada por Ryan Reynolds e Rob McElhenney transformaram Wrexham num destino turístico global, unindo paixão desportiva, cultura local e desenvolvimento económico.

80 anos da libertação de Auschwitz

Uma reflexão sobre o papel crucial do turismo na preservação da memória histórica de Auschwitz, promovendo a educação, o respeito e o compromisso com a paz global.

Sustentabilidade: porquê certificar?

Descubra como as certificações internacionais, com destaque para a perspetiva da EarthCheck, desempenham um papel essencial na promoção de práticas sustentáveis.

Albufeira: o poder da comunicação positiva

Saiba como Albufeira tem enfrentado os desafios turísticos através de uma estratégia de comunicação positiva, promovendo uma imagem autêntica e resiliente do destino para manter a confiança de visitantes e stakeholders.

A edição 2025 da Revista de Tendências inclui o Guia IPDT: Gestão Eficiente de Destinos

O guia surge com o propósito de oferecer aos gestores de destinos turísticos uma ferramenta simples e útil que contemple  orientações para a sua atividade, auxilie o pensamento estratégico, ao mesmo tempo, e instrua sobre os elementos basilares que compõe um destino turístico de sucesso.  Neste sentido, este:

  • Baseia-se em 8 pressupostos fundamentais

  • Inclui uma checklist que facilita a concretização de ações estratégicas

Comprar a Turismo’25

Revista de Tendências Turismo'25

Revista Digital – 9€

Disponibilização imediata + Oferta do Guia IPDT “Gestão Eficiente de Destinos”

Revista de Tendências Turismo'25

Revista Impressa – 16€ 

Portes incluídos para Portugal Continental e Ilhas + Oferta do Guia IPDT “Gestão Eficiente de Destinos”

Revista de Tendências Turismo'25

Impressa + Digital – 20€

Portes incluídos para Portugal + Oferta do Guia IPDT “Gestão Eficiente de Destinos” + Oferta da versão digital da Revista + Oferta da versão digital do Guia IPDT

Desde 2007 a marcar as tendências do Turismo em Portugal.

A Revista de Tendências “Turismo em…” é um dos projetos de referência do IPDT e, desde 2007, marca a agenda do turismo nacional, debatendo os temas da atualidade e projetando o futuro do turismo, considerando as principais tendências do mercado, os projetos inovadores dos destinos e das empresas, bem como as principais evoluções do comportamento dos turistas perante a viagem.

Ao longo dos últimos 17 anos, a Revista tem desafiado as Organizações, as DMO’s, as empresas e os principais especialistas em turismo a apresentar a sua opinião sobre os temas da atualidade e a sua visão para o futuro do setor.

Revista de Tendências Turismo'25
Logo IPDT Turismo 2024
Política de privacidade

Este website utiliza cookies de diferentes formas. Saiba mais aqui
Ao continuar a navegar no website está a consentir a sua utilização.