fbpx Skip to main content

Através de uma plataforma online, as pessoas registam-se e oferecem o seu sofá a viajantes, ou procuram o sofá de alguém para passar a noite. Não há custos associados ao “aluguer” do sofá. Desfrutar de uma experiência cultural típica e genuína no destino são os principais atrativos do couchsurfing.

O que é exatamente o Couchsurfing?

De forma resumida, o Couchsurfing, consiste na existência de uma comunidade online de pessoas que, de forma voluntária, abrem suas casas e cedem pernoitas gratuitas a visitantes, como uma alternativa ao alojamento turístico tradicional. O conceito de ‘sofá’, está associado a passar a noite num local que não oferece propriamente um quarto ou uma cama, sendo que na maioria das vezes é mesmo o sofá.

A plataforma couchsurfing.org surgiu em 2004 e funciona como uma espécie de rede social, que estabelece contacto entre viajantes – que procuram um lugar para ficar – e residentes – que têm disponibilidade para os receber. O registo é feito através da plataforma que, atualmente, conta com uma comunidade global de 14 milhões de pessoas em mais de 200 mil cidades.

Ao registar-se, o utilizador poderá escolher se quer ser apenas host (recebe as pessoas em sua casa), surfer (hospeda-se na casa de um host) ou ambos.

O que é que procura um couchsurfer?

Redução de custos

A principal vantagem do couchsurfing é ter acesso gratuito a estadia em qualquer parte do mundo. O couchsurfing pode ser uma boa solução para quem pretende economizar no alojamento, uma vez que o valor que seria gasto neste item poderá ser investido em atividades, compras e restauração no destino. É também uma boa forma de diminuir as despesas em viagens e permanecer mais tempo nos locais.

Intercâmbio cultural e experiências autênticas

O contacto com pessoas de diferentes culturas e tradições é sem dúvida uma experiência que permanece para sempre na memória e um estímulo para a viagem. Representa uma oportunidade para fazer novas amizades e, de conhecer, de forma mais próxima, os hábitos e costumes de determinada região/destino, assim como todos os pontos turísticos. Esta modalidade de alojamento permite a partilha de experiências verdadeiramente autênticas e viver hábitos culturais que de outra forma não seria possível.

Viajar a solo mas nunca sozinho

Este tipo de viagens, é muito adequado para quem viaja sozinho, mas quer sentir companhia. Gera-se uma proximidade entre host e visitante num espírito de partilha mútua de experiências e culturas, onde a diversidade, curiosidade e o respeito multicultural são a pedra de toque.

Regras do couchsurfing

Apesar desta forma de viajar ter muitos adeptos – pessoas que não colocam no fator alojamento uma importância relevante e que querem muito viver de perto a vivência dos locais – existe um número de aspetos que têm de ser considerados:

1. Falta de privacidade e conforto

Por se tratar de um alojamento em casa de outra pessoa que, na maioria das vezes, é mesmo um sofá na sala, a privacidade e o conforto serão diferentes da experiência, por exemplo, de um hotel. Considerando que é uma estada sem custo associado, é possível que o conforto e a privacidade possam variar, dependendo da oferta do host.

1. Regras

Todas regras de utilização do alojamento são fornecidas pelo host e é essencial que as mesmas sejam cumpridas. O respeito mútuo deve estar sempre presente. Existem inconvenientes para os quais o viajante precisa de estar prevenido e regras de etiqueta, mesmo que não declaradas, devem ser respeitadas por educação.

1. Segurança

A segurança é um aspeto bastante importante a ter em consideração. Ainda que o perfil do host esteja completo na plataforma e da disponibilização de inúmeras referências, avaliações e testemunhos sobre as experiências, a verdade é que estamos a falar de pessoas desconhecidas, o que representa sempre algum risco. É fundamental estar atento a todas as informações e pormenores para que a experiência seja o mais confortável possível.

Qual o espírito do couchsurfing host?

O couchsurfing host é um aventureiro, alguém que gosta de companhia de outras pessoas, de conviver, conversar e partilhar experiências, tendo muito interesse em conhecer pessoas novas e procurar novas aprendizagens. Ao receber em casa pessoas com perfil idêntico, o couchsurfing host tem a possibilidade de viver experiências multiculturais enriquecedoras, mesmo sem viajar.