Skip to main content

São muitas as razões que motivam uma viagem, desde uma fotografia, um vídeo, uma história partilhada entre amigos, o desejo de mudar de ares, ou até, um parágrafo. Quantas vezes um livro despertou a súbita vontade de estar ali naquela rua, naquela janela, naquele café, onde tudo aconteceu?

Durante séculos, os livros foram a única forma de atravessar fronteiras e explorar horizontes desconhecidos. Hoje, essa ponte entre a leitura e a descoberta permanece viva, com a diferença de que, agora, viajar é uma realidade ao alcance de todos.

O conceito de Turismo Literário poderá não soar estranho aos leitores mais atentos. Embora não seja uma tendência propriamente recente, este tem vindo a ganhar expressão e maturidade ao longo dos últimos anos, em conjunto com a tendência de Slow Travel.

De uma forma resumida, o turismo literário compreende todas as viagens motivadas ou inspiradas por obras literárias, pela vida pessoal de autores, ou pelos cenários descritos nas suas obras. Engloba visitas a casas-museu, percursos temáticos, festivais literários, retiros de escrita e hotéis dedicados à leitura. Mas estende-se também a cafés, bares e restaurantes que recriam atmosferas e experiências gastronómicas inspiradas em clássicos e personagens literárias.

Recentemente, o Relatório Travel Trends 2026, divulgado pela Skyscanner, aponta o turismo literário como uma das megatendências de viagem para 2026. O estudo revela que:

  • cerca de 50% dos viajantes já reservaram, ou ponderaram reservar, uma viagem inspirada em obras literárias;
  • nas plataformas de alojamento, o uso do filtro “biblioteca” nas reservas de hotel aumentou 70% a nível global;
  • 7 em cada 10 viajantes consideram o tempo dedicado à leitura como uma parte essencial da experiência de viagem.

A relevância económica desta tendência evidencia-se no estudo da Future Market Insights, que estima que o setor do turismo literário movimentou cerca de 2,4 mil milhões de dólares no último ano. Sendo que, as suas projeções apontam para um crescimento expressivo no futuro, podendo atingir 3,3 mil milhões de dólares até 2034. (BBC).

A par destes resultados, observa-se também uma mudança cultural significativa, o consumo de literatura e o interesse pelo universo dos livros estão em clara ascensão, sobretudo entre as novas gerações. Multiplicam-se os clubes de leitura, bares temáticos e leituras públicas, que encontram hoje um público mais entusiasta e fiel.

Nas redes sociais, o #BookTok e o #Bookstagram transferiram um novo fôlego à leitura, convertendo-a numa prática partilhada e inspiradora. Em 2025 o #BookTok ultrapassou as 370 mil milhões de visualizações, com mais de 52 milhões de publicações associadas. Títulos antigos voltaram a figurar nas listas de best-sellers, a leitura deixou de ser um ato solitário para se tornar um fenómeno de partilha, capaz de gerar comunidades. (Forbes)

Na atualidade, o turismo literário manifesta-se de formas cada vez mais criativas e diversificadas, permitindo que os leitores e viajantes se conectem com histórias, autores e cenários que marcaram a literatura mundial:

Roteiros literários

  • Dublin Literary Pub Crawl (Irlanda) – Desde 1988, este roteiro combina teatro de rua e história literária, enquanto percorre os pubs da cidade de Dublin e dá vida às obras dos escritores Joyce, Behan, Wilde. As sessões começam às 19h30, com ponto de encontro no The Duke Pub.
  • Shakespeare Birthplace Trust (Reino Unido) – Localizado em Stratford-upon-Avon, oferece visitas guiadas a cinco casas históricas ligadas à vida do dramaturgo, além de experiências imersivas (peças de teatro, leituras encenadas, etc) que recriam o quotidiano da época. Este projeto organiza também workshops, leituras dramáticas, programas educativos e eventos culturais ao longo do ano.

Alojamento temático

  • Library Hotel (Estados Unidos da América) – Situado em Nova Iorque, o Library Hotel possui um acervo de mais de 6.000 livros organizados segundo a Classificação Decimal de Dewey. Cada andar do hotel homenageia uma das 10 categorias desta classificação, com quartos decorados com livros e obras de arte temáticas.

(A Classificação Decimal de Dewey é um sistema que organiza os livros por tema e número para facilitar a sua organização e localização. Este divide os livros em 10 categorias principais, como Literatura, Ciências, História, Artes, Filosofia, Religião, entre outras).

Cafés, bares e clubes literários

  • Shakespeare and Company Café (França) – Um pouco de Inglaterra em Paris, um espaço que combina livraria, café e programação cultural. Desde a sua inauguração, em 1951, tem sido um ponto de encontro para escritores e leitores anglófonos.
  • El Ateneo Grand Splendid (Buenos Aires) – Uma antiga sala de espetáculos transformada numa livraria-catedral, frequentemente citada como uma das mais belas do mundo. É também a maior livraria da América do Sul.

Festivais

  • Festival Hay (Reino Unido) – Realizado anualmente no País de Gales, é uma celebração internacional de literatura, artes e cultura que reúne escritores, pensadores e artistas para debater ideias e inspirar o público. Originalmente sediado em Hay-on-Wye, o festival expandiu-se para outros países como Colômbia, México, Peru, etc.
  • Festival Internacional do Livro de Edimburgo (Reino Unido) – Considerado um dos mais importantes eventos literários do mundo, realizado anualmente na capital da Escócia, geralmente em agosto. Ao longo das suas edições, o festival recebe milhões de visitantes para leituras, debates, workshops e apresentações, reunindo nomes consagrados da literatura e também talentos emergentes.
  • Festival Bloomsday (Irlanda) – Comemora o 16 de junho de 1904, dia imortalizado no Ulisses de James Joyce. As comemorações incluem leituras, performances, encenações, passeios guiados, exposições, palestras e atividades culturais para todas as idades, transformando a cidade numa verdadeira homenagem viva à obra do autor.

E quando o tema literário é o “Romance”, é impossível não mencionar o nome de Jane Austen.

Entre os vários pontos de interesse, listado nos roteiros literários disponíveis sobre esta autora, destacam-se a Casa-Museu, em Chawton, o Jane Austen Centre, em Bath, e o número 8 da College Street, em Winchester, última residência da romancista inglesa.

A cidade de Bath, em particular, tornou-se num destino privilegiado para os fãs da escritora, dado o seu vasto leque de experiências para explorar a sua vida e obra, seja a pé, de bicicleta ou de autocarro.

As experiências literárias na cidade ultrapassam uma visita convencional. Em alguns espaços, é possível mergulhar na época da Regência britânica (1795–1837), participar em salões de chá temáticos, experimentar trajes históricos e assistir a apresentações teatrais inspiradas nas obras de Jane Austen.

Todos os anos, a cidade celebra o Festival Jane Austen, considerado o primeiro festival literário do mundo dedicado exclusivamente à autora. Com uma duração aproximada de 10 dias, o evento oferece aos visitantes uma programação que inclui caminhadas guiadas, bailes de fantasia, apresentações teatrais, palestras e atividades culturais inspiradas nos romances intemporais de Austen.

Em setembro de 2025, o festival comemorou o 250º aniversário da escritora. (Travel Weekly).

________________________________________________________________________________________

Em Portugal,

a tradição literária é rica e diversa, marcada por escritores, pensadores e dramaturgos cujas obras continuam a inspirar leitores e a servir de base para roteiros e experiências literárias

Um exemplo notável desta realidade é o projeto “Camillo – Rotas do Escritor”, uma iniciativa que procura dar a conhecer os lugares, paisagens e património (material e imaterial) que marcaram a vida e a obra do autor.

Camilo Castelo Branco é uma das figuras mais influentes do romantismo português, autor de uma vasta obra que inclui romances, contos, teatro e ensaios. A sua escrita, marcada pela profundidade psicológica, ironia e realismo social, deixou um legado literário impressionante, com um repertório que ultrapassa as 30 mil palavras.

A rede inclui atualmente os municípios de Vila Nova de Famalicão, Braga, Porto e Ribeira de Pena, com a recente adesão de Fafe e Vila Real. Um dos destaques deste roteiro é a Casa-Museu de Camilo, considerada um dos maiores símbolos da memória e presença do escritor no concelho de Vila Nova de Famalicão. Este espaço assumiu um papel central na vida e obra de Camilo, assim como a própria região e as experiências que nela vivenciou. Inaugurada em 1922, é a mais antiga casa-museu de um escritor em Portugal.

Saiba mais em: www.rotascamillo.pt

Como podemos ajudar?

Se procura de soluções inovadoras no setor do Turismo, desde desenvolver e promover o seu destino ou negócio privado, o IPDT oferece serviços especializados em Gestão de Processos de Sustentabilidade, Consultoria Estratégica, Marketing e Comunicação, Estudos e Monitorização e Classificação de Património. Estamos prontos para o ajudar a alcançar sucesso.

O IPDT é membro Afiliado da UN Tourism

Contactos diretos

T. +351 226 097 060*
M. +351 916 646 397**
E. ipdt@ipdt.pt

IPDT - TOURISM INTELLIGENCE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.