Skip to main content
Uma Publicação IPDT, desde 2007

Revista de Tendências Turismo’25

Uma publicação independente promovida pelo IPDT, que acompanha e interpreta as grandes transformações do setor desde 2007.

Já disponível em versão impressa ou digital.

 Edição #18 —  2025

O turismo como agente de transformação positiva.

A 18ª edição da Revista de Tendências ‘Turismo 2025’ analisa os principais acontecimentos do ano de 2024 e apresenta as perspetivas e estratégias para o turismo em 2025. Ao longo desta edição:

  • O crescimento do mercado norte-americano em Portugal. Como é que este fenómeno está a moldar o panorama turístico nacional?
  • 500 anos de Camões – “Por mares nunca antes navegados”. A ligação umbilical de Portugal com o oceano. Como é que o turismo pode preservar e potenciar os mares?
  • 3 destinos turísticos que estão a capitalizar o sucesso desportivo dos seus atletas para se posicionarem como referências globais.

Estas e outras tendências globais compõem uma edição essencial com mais de 100 páginas de conhecimento, análise e inspiração.

Artigos desta edição

O que vai poder ler na Turismo’25? Descubra.

Barómetro do Turismo — Edição Especial

A edição especial “Turismo’25” apresenta a análise dos principais indicadores de desempenho e tendências emergentes para o setor em Portugal, com base na perceção de um painel qualificado de especialistas. Uma leitura orientadora para apoiar a definição de estratégias e antecipar os desafios de 2025.

Que tendências vão marcar 2025?

Uma leitura detalhada sobre os comportamentos emergentes dos viajantes e os fatores que vão influenciar as decisões de viagem, com destaque para a personalização da experiência, a procura por autenticidade e o crescimento das práticas sustentáveis.

Mercado Norte-Americano em Portugal

Explore como o mercado norte-americano se tornou um dos principais motores do turismo em Portugal, impulsionando o crescimento económico e diversificando a oferta turística nacional.

500 Anos de Camões: a relação entre o mar e o turismo.

Uma reflexão sobre como a herança cultural de Camões continua a inspirar o turismo, refletindo sobre a necessidade urgente de proteger este recurso vital através de práticas sustentáveis e políticas de conservação eficazes.

O sucesso dos atletas, como ferramenta de promoção

Como a Argentina (Messi), Eslovénia (Pogačar), Brasil (Rebeca Andrade) e Portugal (Cristiano Ronaldo) estão a potenciar o sucesso desportivo na sua promoção turística

Wrexham: da estagnação às luzes da ribalta

Descubra como a visibilidade gerada por Ryan Reynolds e Rob McElhenney transformaram Wrexham num destino turístico global, unindo paixão desportiva, cultura local e desenvolvimento económico.

Gestão integrada de destinos: Berlim, Frankfurt e Malta

Explore como cidades como Berlim, Frankfurt e Malta têm implementado estratégias eficazes de gestão integrada, combinando mobilidade, sustentabilidade e inovação para otimizar a experiência dos visitantes e beneficiar as comunidades locais.

Gerir o turismo em áreas naturais: Eslováquia e Estónia

Descubra como a Eslováquia e a Estónia têm implementado estratégias eficazes para gerir e potenciar o turismo em áreas naturais protegidas.

Acessibilidade no Turismo: Chester e Valónia

Descubra como a visibilidade gerada por Ryan Reynolds e Rob McElhenney transformaram Wrexham num destino turístico global, unindo paixão desportiva, cultura local e desenvolvimento económico.

80 anos da libertação de Auschwitz

Uma reflexão sobre o papel crucial do turismo na preservação da memória histórica de Auschwitz, promovendo a educação, o respeito e o compromisso com a paz global.

Sustentabilidade: porquê certificar?

Descubra como as certificações internacionais, com destaque para a perspetiva da EarthCheck, desempenham um papel essencial na promoção de práticas sustentáveis.

Albufeira: o poder da comunicação positiva

Saiba como Albufeira tem enfrentado os desafios turísticos através de uma estratégia de comunicação positiva, promovendo uma imagem autêntica e resiliente do destino para manter a confiança de visitantes e stakeholders.

A edição 2025 da Revista de Tendências inclui o Guia IPDT: Gestão Eficiente de Destinos

O guia surge com o propósito de oferecer aos gestores de destinos turísticos uma ferramenta simples e útil que contemple  orientações para a sua atividade, auxilie o pensamento estratégico, ao mesmo tempo, e instrua sobre os elementos basilares que compõe um destino turístico de sucesso.  Neste sentido, este:

  • Baseia-se em 8 pressupostos fundamentais

  • Inclui uma checklist que facilita a concretização de ações estratégicas

Comprar a Turismo’25

Revista de Tendências Turismo'25

Revista Digital – 9€

Disponibilização imediata + Oferta do Guia IPDT “Gestão Eficiente de Destinos”

Revista de Tendências Turismo'25

Revista Impressa – 16€ 

Portes incluídos para Portugal Continental e Ilhas + Oferta do Guia IPDT “Gestão Eficiente de Destinos”

Revista de Tendências Turismo'25

Impressa + Digital – 20€

Portes incluídos para Portugal + Oferta do Guia IPDT “Gestão Eficiente de Destinos” + Oferta da versão digital da Revista + Oferta da versão digital do Guia IPDT

Desde 2007 a marcar as tendências do Turismo em Portugal.

A Revista de Tendências “Turismo em…” é um dos projetos de referência do IPDT e, desde 2007, marca a agenda do turismo nacional, debatendo os temas da atualidade e projetando o futuro do turismo, considerando as principais tendências do mercado, os projetos inovadores dos destinos e das empresas, bem como as principais evoluções do comportamento dos turistas perante a viagem.

Ao longo dos últimos 17 anos, a Revista tem desafiado as Organizações, as DMO’s, as empresas e os principais especialistas em turismo a apresentar a sua opinião sobre os temas da atualidade e a sua visão para o futuro do setor.

Revista de Tendências Turismo'25
Logo IPDT Turismo 2024
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.